LÍDER ALPHA OU BETA?

SBCoaching na Mídia

VOCÊ É UM LÍDER ALPHA OU BETA?
DESCUBRA COMO OS ESTILOS DE LIDERANÇAS INFLUENCIAM OS RESULTADOS DE UM TIME

Por Villela da Matta para Portal Abílio Diniz

Entre os animais que vivem em algum tipo de sociedade, o alpha é aquele que exerce a supremacia sobre os demais. Quando um macho e uma fêmea cumprem esse papel, eles são referidos como o par alpha. Esse status é geralmente conseguido por meio de uma destreza física superior, embora possa também ser determinado por esforços sociais e alianças. O alpha pode ter que lutar várias vezes com animais de seu próprio grupo para manter a posição ao longo de sua vida. Já um animal beta (palavra que corresponde à segunda letra do alfabeto grego) é aquele que fica em segundo lugar em relação ao alpha. Entre os seres humanos há uma ligeira semelhança do ponto de vista da liderança e da agressividade.

Segundo os últimos estudos realizados sobre profissionais alpha e beta, de Laurence Gesquiere, da Universidade de Princeton, nos EUA, os betas gostam de participar da ação sem precisar ficar em evidência e não têm medo de mostrar suas emoções, ou de dizer que não sabem ou não conseguem realizar uma tarefa sozinhos. Por essas características, os betas, com frequência cada vez maior, estão sendo mais cotados no mercado de trabalho, pois valorizam muito a equipe e sabem delegar tarefas. Também são preferidos por mulheres que buscam um companheiro mais sensível, pois não sentem sua masculinidade ameaçada por demonstrar características que antes eram tidas como unicamente femininas. “O homem beta utiliza a sua força na hora certa, está envolvido em participar com a mulher dos seus afazeres, não se importa com a divisão de tarefas e privilegia o convívio e tempo juntos”, explica o psiquiatra e psicoterapeuta Luiz Cuschnir, coordenador do Gender Group, da Universidade de São Paulo, que tem equipes estudando perfis alpha e beta. O inverso também é verdade: muitos homens preferem uma mulher beta a uma alpha dominadora.

Uma das formas de descobrir qual é o estilo de liderança predominante em um executivo é por meio de uma ferramenta de avaliação de perfil conhecida como Alpha Assessment, desenvolvida com base em estudos científicos sustentados pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Por meio dela, é possível identificar o estilo de liderança de acordo com as características do executivo, levando-se em conta seus pontos fortes e fracos.

Conheça um pouco mais sobre os dois estilos de influência:

Alphas

Os alphas assumem um papel dominante em situações sociais e aparentam possuir qualidades de liderança e confiança. Os líderes eficazes podem possuir algumas qualidades alpha, apesar de não serem alphas. Para ser um alpha, é necessário que você possua tanto os pontos fortes quanto os riscos alpha. Se somente aparecerem pontos fortes no perfil, ou a pessoa aprendeu as características alpha ou não tem consciência dos seus fatores de risco.

Características alpha
Pontos fortes Riscos
Orientado para resultados Altamente competitivo
Senso de urgência Impaciente
Assertividade Hostil/agressivo

Betas

Os betas não são hiperurgentes, agressivos ou competitivos. Eles podem ter sucesso no papel de liderança, mas têm uma abordagem diferente da dos alphas. De modo geral, não ultrapassam 50% na pontuação geral do Alpha Assessment. Quanto à relação entre alphas e betas, os alphas precisam dos betas para conseguirem sucesso. Ainda assim, tendem a valorizar outros alphas e a desvalorizar os betas.

Características beta
Pontos fortes Riscos
Discreto ao buscar resultados Passivo demais
Diplomático Não se posiciona
Prudente em relação aos riscos Paralisado pelo medo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

REVISTA EXAME: Brasil fica mais triste e Tal Ben-Shahar explica o porquê

Especialista em felicidade, Tal Ben-Shahar concede entrevista para a revista VEJA

“Seu LinkedIn e você”: Técia Caetano falou à Revista Nova Cosmopolitan

“Executivo de Valor” entrevista Villela da Matta sobre a contratação de executivos experientes

SBCOACHING lança programa de microfranquias

Trajetória de sucesso: de empreendedora a CEO da maior empresa de coaching do país

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.