Líder Coach – Caminhos e Desafios

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Os funcionários são incentivados a descobrir suas principais dificuldades e limitações, assim como a elaborar meios para superar os obstáculos e alcançar os objetivos.

Frequentemente, um líder se depara com problemas de desempenho dos funcionários da empresa a que pertencem. Esse tipo de situação deve ser resolvido rapidamente, evitando grandes complicações e, consequentemente, prejuízos. Uma das soluções é procurar auxílio no coaching. Entre as vantagens desse método, está a economia de tempo, pois o processo ajuda na visualização dos principais desafios e possibilita compreender a melhor forma de superá-los.

Ação do coach na empresa

Durante a tomada de decisão, um dos caminhos que podem ser seguidos pelo coach é a identificação dos “gaps” (lacunas) existentes no processo, avaliando o desempenho do colaborador a partir de situações-problema e verificando as competências que precisam ser desenvolvidas. Desse modo, os funcionários são incentivados a descobrir suas principais dificuldades e limitações, assim como a elaborar meios para superar os obstáculos e alcançar os objetivos.

Importância do relacionamento

Embora existam diferentes métodos de coaching, todos têm como principal objetivo estimular e desenvolver o potencial dos colaboradores, auxiliando-os a vencer problemas externos e internos, inclusive aqueles relacionados à insegurança, desmotivação e dificuldades pessoais que possam interferir em sua prática na organização. A comunicação interpessoal entre o empregado e o líder coach é a base para o sucesso do método, pois um bom relacionamento gera confiança e colaboração. A partir de uma relação em que o colaborador confie em seu superior a ponto de agir sem receio de ser julgado ou criticado, e também em que haja comprometimento de ambas as partes envolvidas, o ambiente de trabalho se torna mais prazeroso e, consequentemente, há uma significativa melhora no rendimento final. Com o trabalho do coach, os funcionários aprendem a tomar a iniciativa, além de tornarem-se mais autoconfiantes e aptos a assumirem maiores responsabilidades dentro da empresa, sendo colaboradores ainda mais valiosos.

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A comunicação interpessoal entre o empregado e o líder coach é a base para o sucesso do método, pois um bom relacionamento gera confiança e colaboração.

Colaboração

A partir do momento em que a disputa pelo poder e os níveis hierárquicos assumem uma nova perspectiva, pois todos os cargos são considerados igualmente importantes e indispensáveis, a equipe se torna mais motivada e autossuficiente. Uma liderança com o processo de coaching auxilia no desenvolvimento do potencial dos funcionários a partir de uma boa comunicação, confiança e comprometimento. Com este método diferenciado, as pessoas aprendem a conhecer a si próprias e a superar seus limites, em vez de apenas executar as tarefas automaticamente.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.