Liderança feminina: treinamentos só não bastam

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Estudos revelam: 66% da população feminina da América Latina valorizam o desenvolvimento profissional.

(por Claudia Hölter)

Se, para você, liderança é sinônimo de desenvolvimento, então inclua-se nos 66% da população feminina da América Latina que valorizam o desenvolvimento profissional no cenário corporativo, esses dados foram revelados na pesquisa da Mercer em Clima Organizacional, publicado no estudo intitulado Women in Leadership: A key leadership develoment issue (2012).

Os estudos também informaram números elevados de mulheres de grande influência na sociedade, mas quantas foram tidas como possuidoras das qualidades e confiança para a liderança?



O ganho de competências em liderança está baseado, principalmente, em um processo de evolução do profissional a partir do compartilhamento de seus principais talentos e pontos fortes. A tendência desse tipo de desenvolvimento também leva em conta a paixão do profissional em transmitir seus conhecimentos aos outros para que possam compartilhar experiências e promover sinergia dentro das organizações.

A sua empresa dispõe de uma estratégia de desenvolvimento de líderes femininos?

Para os especialistas em liderança, cabe não só à empresa, mas também aos colaboradores, agirem para melhorar o seu desenvolvimento enquanto líderes. Às vezes, falta iniciativa das pessoas em expor-se e exercitar seus talentos, pontos fortes e ideais.

Segundo a Dra. Catharine Drew Gilpin Faust, primeira presidente mulher da Universidade de Harvard (EUA), o segredo para conquistar o sucesso em liderança está em ouvir, aprender e, por último, liderar. Para ela, habilidades de como saber ouvir e aprender com os outros são essências para dar conhecimento ao líder, mas, além disso, é preciso criar alianças e formar um senso de unidade em torno de objetivos e propósitos em comum, fortalecendo sua liderança.

Como as mulheres brasileiras podem assumir um papel mais dominante em situações profissionais?

Conhecer seu próprio estilo de liderança é fundamental para assumir uma posição dominante em sua carreira.  De acordo com Kate Ludeman e Eddie Erlandson, coaches da Worth Ethic Corporation, a ferramenta Alpha é um poderoso instrumento personalizado, que avalia em detalhes em qual das quatro categorias o seu estilo de liderança melhor se enquadra:

  • Comandante
  • Estrategista
  • Visionário
  • Executor

E quais são seus pontos fortes e riscos predominantes que podem impactar seu desempenho e carreira?

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Uma estratégia de desenvolvimento de líderes depende tanto do processo disponibilizado pela empresa quanto do profissional.

Em suma, a premissa fundamental é que adotar uma estratégia de desenvolvimento de líderes depende tanto do processo disponibilizado pela empresa quanto do profissional. Os dois precisam formar um senso de compreensão e unidade em torno dos objetivos em comum para que possam ter êxito.

Ė um jogo de ganha-ganha.

“Você deve dar aos outros uma contribuição igual ou maior do que a contribuição que os outros deram a você, para sentir-se capaz e competente.” (Elbert Hubbard)

Encontre aqui o melhor curso de coaching para líderes Se você é um profissional que deseja tornar-se um líder de sucesso e, com isso, busca:

  • Potencializar a produtividade da sua equipe;
  • Elevar resultados de pessoas, times e empresas;
  • Promover mudanças e melhorias contínuas;
  • Ser um líder 100% eficiente.

O curso de coaching para líderes da SBCoaching, certamente, é a escolha ideal para que você transforme suas habilidades e seja um exemplo a ser seguido.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.