Liderança focada em forças – o segredo dos líderes que fazem a diferença

Confira mais um artigo especial de Flora Victoria

Liderança focada em forças – o segredo dos líderes que fazem a diferença
Liderança: você conhece e sabe estimular as forças de seus liderados?

“Os líderes mais eficazes mudam para sempre o curso da vida das pessoas.”

É com esta frase que Tom Rath e Barry Conchie abrem o livro Strength Based Leadership (2008), no qual analisam décadas de pesquisas sobre o assunto conduzidas pelo Instituto Gallup ao longo de 50 anos – o que incluiu mais de 20 mil entrevistas com líderes seniores, estudos feitos com mais de um milhão de times de trabalhos e pesquisas sobre os líderes mais admirados do mundo. A conclusão a qual eles chegaram destacam-se por dois aspectos. Primeiro, são indispensáveis para os líderes que querem crescer com os desafios e fazer suas organizações triunfarem no turbulento e mutável cenário econômico e financeiro que hoje se descortina. Segundo, as conclusões propõem um novo paradigma para a liderança, colocando por terra a tendência de se apegar às tradicionais listas de características indispensáveis a um grande líder. Por quê? As organizações costumam buscar líderes que são grandes comunicadores, pensadores visionários e que podem fazer com que as realizações aconteçam, dizem Rath e Conchie, ressaltando que esses são atributos desejáveis e necessários para que uma organização seja bem-sucedida.

Contudo, a análise dos estudos do Gallup nos colocou frente a um paradoxo. Embora todos os atributos citados sejam considerados essenciais, nenhum líder estudado apresenta um perfeito domínio de todos esses atributos. E mais: os que se empenham em dominar todas essas áreas acabam sendo os que se mostram menos eficazes.  Tal descoberta é um desafio às noções tradicionais de liderança, segundo as quais o líder deve ser excelente em tudo, o tempo todo. Em vez de reforçar um conceito ilusório e inatingível sobre liderança, o que as pesquisas do Gallup nos mostram é algo bem diferente: o líder realmente eficaz é aquele que conhece, desenvolve e aplica suas forças. Em outras palavras, em vez de concentrar-se em seus pontos fracos, o indivíduo que atinge a excelência na arte de liderar – excelência que se traduz em resultados acima da média para sua organização – é aquele que sabe tirar proveito do que ele tem de melhor. E o que ele tem de melhor se resume a duas palavras: suas forças.

Forças são essenciais para aumentar o engajamento, uma vantagem crucial importantíssima, porém acessível a poucas organizações. Segundo outras pesquisas do Gallup, a taxa de engajamento nas empresas pelo mundo a fora têm se mantido mais ou menos estável, girando em torno de 30%. Isso significa que mais de 70% da força de trabalho mundial – e o Brasil não é exceção – está desengajada (isto é, está apenas marcando o ponto) ou ativamente desengajada (ou seja, está insatisfeita e contaminando os outros com seu descontentamento).  O resultado desse desengajamento “epidêmico” pode ser convertido em cifras. Apenas nos Estados Unidos, os custos do desengajamento impingem à economia nacional um prejuízo de US$ 350 bilhões por ano em perda de produtividade.

Extensas e contínuas pesquisas do Gallup sobre o tema constataram que, quando a liderança de uma organização não foca nas forças individuais de seus colaboradores, as chances de um funcionário se engajar é de apenas 1 em 11, ou 9%. Porém, quando a liderança foca nas forças individuais, a diferença é inacreditável. O número de funcionários engajados sobe para quase 3 a cada 4, ou seja, 73%! Fatos como esses levaram Rath e Conchie a afirmar que os líderes mais eficazes estão sempre investindo em forças – nas deles, e nas de seus colaboradores.

Você conhece e aplica suas forças diariamente? Você conhece e sabe estimular as forças de seus liderados? Pense bem nas respostas, pois elas podem significar o grande salto de qualidade e de resultados que farão a diferença no modo como você exercita sua liderança.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.