Liderança na pós-modernidade

O século XX marcou uma época na qual as relações do universo corporativo eram estruturadas em uma hierarquia rígida, deixando pouco espaço para o diálogo. Com o tempo, as organizações perceberam a importância de abandonar a impessoalidade dos negócios e investir na gestão de pessoas, adotando uma postura mais flexível, voltada para o outro. Hoje, exercer uma função de chefia e liderança significa, antes de emitir ordens, inspirar respeito e inovação.

liderança

Desafios da atualidade

Para adaptar-se ao novo cenário, o gestor moderno deve ser capaz de manter um comportamento ético, firme e ao mesmo tempo honesto e transparente. O lucro dos empreendimentos contemporâneos deixou de habitar apenas a esfera financeira para focar, também, no capital intelectual. Diante da competitividade do mercado, é preciso saber identificar talentos e atraí-los, valorizando a mão de obra qualificada e transmitindo segurança para que ela atue com liberdade.

O bom líder é criativo e sabe reagir a crises propondo soluções vantajosas. Ele mantém o clima positivo entre departamentos, consegue criar ambientes que respeitam as diferenças individuais e resolve conflitos promovendo a cooperação.

A capacidade de ouvir e orientar, buscando feedback das próprias ações, é um elemento fundamental do planejamento estratégico em uma corporação de sucesso, pois,por meio dela, pode-se construir a base para decisões que beneficiam a todos.

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Os resultados da boa liderança influenciam diretamente os outros membros da corporação.

Consequências

Os resultados da boa liderança influenciam diretamente os outros membros da corporação, pois funcionam como alavanca motivadora de ações semelhantes, incentivando a multiplicação de princípios ligados à confiança, comunicação e valorização da coletividade. É dentro das organizações, na convivência com bons exemplos, que se formam empreendedores.

A visão humanista do gestor é outro ponto importante, pois transforma as relações entre clientes e fornecedores. Novos contratos são firmados com parceiros que, além de possuírem bons índices de produtividade, têm missões e valores condizentes com a política da instituição, formando uma cadeia crescente de negócios voltados para a promoção do bem-estar social.

O coaching e o líder

Quando as habilidades de gestão estão ausentes, o coaching pode ajudar no desenvolvimento de lideranças a partir de exercícios que promovem uma mudança de atitude. A técnica utilizada pelo especialista auxilia na análise dos obstáculos e na busca pelos meios para alcançar a superação.

Líderes natos, que sentem dificuldade de adaptar-se às novas tendências de mercado, também podem beneficiar-se, resgatando princípios antigos relacionados ao perdão, integridade, humildade e amor ao próximo.

Assim, eles passam a perceber o negócio como uma relação entre pessoas interessadas em um objetivo comum, afastando a visão tradicional que observa apenas a lucratividade financeira.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.