Liderança Positiva: a liderança do futuro

Liderança positiva: você sabe por que esse recurso é tão importante para uma empresa? E por que cada dia cresce mais a busca por líderes positivos e cursos de liderança baseados nos conceitos da Psicologia Positiva?

A “era do conhecimento” trouxe a inovação tecnológica, o acesso à informação e o desenvolvimento social.  A nova estrutura modificou comportamentos e pensamentos, influenciando os padrões capitalistas.

Neste cenário, o mercado se viu obrigado a modificar a sua visão sobre investimento, dando espaço a uma nova cultura de valorização do capital humano, como o principal recurso do sucesso organizacional.

Mas, antes de falar sobre liderança positiva, apresentaremos um pouco os conceitos do Psycap e o seu papel no desenvolvimento do capital humano.

liderança positiva

Psycap: a base da liderança positiva

O capital humano é, geralmente, definido como a soma da educação, da experiência e do conhecimento dos líderes e colaboradores de uma empresa – ou seja, “quem somos”, enquanto profissionais e o que acrescentamos à organização na qual trabalhamos.

No entanto, o advento da psicologia positiva na liderança nos convida a ampliar ainda mais a este conceito. E se em vez de enxergarmos apenas “quem somos”, buscássemos entender, também, “quem estamos nos tornando”?

E se esse fosse o ponto de partida para desenvolvermos nosso potencial e trazermos à tona o que temos de melhor? Este é o foco do PsyCap, sigla em inglês de positive psychological capital, ou capital psicológico positivo – considerado a base da liderança positiva.

capital psicológico humano

O PsyCap é definido como um estado psicológico positivo de desenvolvimento caracterizado por quatro capacidades, resumidas pelo acrônimo HERO (ou herói, em inglês). HERO significa:

Hope (esperança)
Efficacy/self-efficacy (eficácia/autoeficácia)
Resilience (resiliência)
Optmism (otimismo)

Os pesquisadores Luthans, Youssef e Avolio, que desenvolveram o conceito, explicam as quatro capacidades que compõem o Psycap, da seguinte forma:

1 – Ter confiança (autoeficácia) para assumir desafios e despender o esforço necessário para ser bem-sucedido em tarefas desafiadoras.

2 – Fazer uma atribuição positiva (otimismo), em relação ao sucesso, no presente e no futuro.

3 – Perseverar ao perseguir objetivos e, quando necessário, redirecionar os caminhos para alcançar o sucesso (esperança).

4 – Quando afligido por problemas e adversidades, manter-se firme e retornar ao estado original, ou mesmo, ir além dele (resiliência).

Cabe notar que a autoeficácia, a esperança, a resiliência e o otimismo não foram escolhidos aleatoriamente para compor o PsyCap. De acordo com os autores, várias capacidades psicológicas positivas foram analisadas, estudadas e empiricamente testadas no contexto do ambiente de trabalho.

As quatro escolhidas destacaram-se por atender aos critérios das práticas baseadas em evidências, a saber: são apoiadas em teorias devidamente fundamentadas, possuem características específicas que podem ser desenvolvidas e mensuradas e, por fim, estão associadas à performance no trabalho e a outros resultados positivos.

Liderança positiva e motivação

Os benefícios da liderança positiva no ambiente de trabalho

A verificação de resultados positivos no ambiente de trabalho faz do PsyCap uma vantagem competitiva crucial para líderes e empresas. Estudos conduzidos por pesquisadores do capital psicológico positivo indicam que as quatro capacidades que o compõem não apenas se complementam, mas também se potencializam, estimulando nos indivíduos uma propensão motivacional para atingirem objetivos e serem bem-sucedidos.

Há, também, um crescente corpo de evidências indicando que o PsyCap está relacionado a comportamentos, atitudes e performance desejáveis, por parte dos funcionários.

Outros benefícios incluem: redução do estresse, facilitação dos processos de mudança organizacional positiva e mediação da relação entre o clima organizacional e a evolução dos funcionários.

Tudo isso pode ser expresso em números. Segundo os pesquisadores, por meio da utilização do PsyCap Questionnaire – avaliação desenvolvida para mensurar diferentes aspectos do capital emocional positivo –, foi possível demonstrar que o desenvolvimento do PsyCap pode gerar um retorno sobre o investimento superior a 200%.

liderança positiva

A Liderança Positiva no funcionamento humano

Quando os líderes utilizam suas forças ao máximo, em prol de seu crescimento e o de sua equipe, eles funcionam de modo otimizado.

Em termos psicológicos, o funcionamento humano refere-se à habilidade de administrarmos nossa própria vida (tomar decisões, resolver problemas, gerir o tempo e o estresse…), sermos responsáveis por tudo o que nos diz respeito e atuarmos como indivíduos autônomos.

Quando funcionamos em um nível otimizado, usando ao máximo nossas forças e intensificando as emoções positivas, podemos dar conta dessas funções com mais eficácia e menos desgaste.

Nesse caso, o líder precisa aprender a lidar com as suas demandas diárias sem sucumbir ao estresse, à ansiedade e a outros males que afetam os executivos, no atual mercado competitivo.

liderança positiva é a solução para promover a funcionalidade do capital humano otimizado, manter a performance consistente nos diferentes aspectos da vida, além de atribuir energia, foco e direcionamento para sermos bem-sucedidos no alcance de nossas metas e realização dos seus sonhos.

liderança positiva

As principais características de um líder positivo

Um líder positivo sempre pensa no coletivo, enxerga seus colaboradores como um time, caminha lado a lado, incentiva seus profissionais, oferece ajuda e se faz presente nos momentos de dificuldades e de glórias.

Serve de exemplo para a equipe e a motiva constantemente. Estabelece uma relação de parceria com o grupo, torna-se cúmplice e conhece as metas individuais de seus profissionais, conciliando-as com a da empresa a fim de alcançar um objetivo comum.

bom líder não é egoísta, pensa na equipe e na organização, tem visão de futuro e sabe aonde quer chegar; não se intimida diante de um desafio e sabe que pode vencê-lo; é sempre bem organizado e não trabalha desnecessariamente.

É progressista e está sempre buscando inovações; sem mantém à frente dos demais, sabe unir, orientar e comandar. Não faz cobranças sem ter ensinado, é equilibrado e não se exalta por questões banais.

Dentre as muitas qualidades de um líder positivo, algumas merecem destaque:

  • Honestidade, integridade e justiça;
  • Responsabilidade, iniciativa e poder de decisão;
  • Criatividade, inovação e inspiração;
  • Identificação e aperfeiçoamento de talentos;
  • Visão coletiva e influência positiva.

liderança e gestão de pessoas

Liderança positiva levando times à excelência

Para ser líder positivo, primeiro é preciso querer e depois estar preparado para exercer a função. As responsabilidades e cobranças são grandes e é preciso ter vontade e disponibilidade para assumir a liderança em situações diversas.

Qualquer um pode ser um bom líder, se estiver disposto a desafiar suas crenças restritivas, sair da sua zona de conforto, assumir responsabilidades, suspender o julgamento e se abrir para o aprendizado. A liderança é fundamental no mundo corporativo, mas também é essencial para a vida.

E para se sentir preparado, procure sempre saber sobre todas as questões pessoais e profissionais relacionadas às pessoas que trabalham em sua equipe. Deparar-se com um obstáculo não é um problema, problema é não saber como solucioná-lo.

Líderes que obtêm resultados incríveis trazem à tona o que o ser humano tem de melhor. Assim, ao estudarem o desempenho de equipes, pesquisadores concluíram que a excelência é atingida por times extraordinários – capazes de produzir uma poderosa energia positiva e de superar continuamente as expectativas.

Um time completo e vencedor vai além do modo tradicional de fazer as coisas e cria um nível inusitadamente elevado de resultados positivos.

Portanto, conduzir times à excelência não é um luxo, muito menos a “cereja do bolo”. É a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma organização. A prática confirma que os times de alto desempenho são um dos elementos mais importantes para os excelentes resultados organizacionais.

liderança positiva

5 passos para desenvolver um time de excelência

Tendo em vista que, formar um time com o mais alto nível de performance fundamental para sua empresa ter vantagem competitiva, conheça agora uma estratégia para desenvolver com eficácia o seu próprio “time dos sonhos”:

  1. Formação

No Estágio de Formação, os membros do time demonstram entusiasmo e vontade de participar. Por isso, ao liderar um time em formação, você deve:

  • Encorajar o comprometimento da equipe.
  • Esclarecer os papéis, propósito, tarefas e processos.
  • Estabelecer os mecanismos de feedback.
  • Definir as metas alcançáveis de curto prazo.
  1. Tempestade

Agora, porém, diferentes personalidades começam a emergir e, com elas, os conflitos. Este é o Estágio da Tempestade, ou Storming. Aqui, a equipe:

  • Desafia a autoridade e a competência do líder.
  • Coloca os desejos individuais acima dos objetivos do time.
  • Reage de modo defensivo ao receber feedback.
  • Testa limites, busca a autoafirmação e conhece quais são os riscos.

liderança eficiente

  • Dar orientação firme, honesta e não defensiva.
  • Usar habilidades de resolução de problemas e administração de conflitos.
  • Aplicar feedback – isto é, mostrar os problemas e pedir soluções.
  • Encorajá-los a desenvolverem processos, em vez de se apegarem a preferências e opiniões pessoais.
  • Ressaltar os objetivos comuns.
  1. Normalização

Nesta fase, as normas do grupo começam a surgir e o foco se volta para as metas e resultados. O feedback é bem-vindo e há mais compartilhamento, confiança e harmonia. O líder deve encorajar a coesão do time, gerar foco, dar feedback e estabelecer metas mais desafiadoras. E não segurar o time devido ao receio de voltar ao estágio anterior – a Tempestade.

  1. Performance

Nesta etapa, a equipe chega ao ponto máximo de desempenho e produtividade. Existe coesão, unidade e engajamento. O espírito coletivo está em alta e a visão e os objetivos são compartilhados. Porém, o time pode se sentir desmotivado, se não encontrar desafios à altura de sua capacidade. Como líder, é importante que você canalize esse potencial e mantenha-os motivados. Para isso:

  • Estabeleça metas mais desafiadoras.
  • Reconheça os méritos do time.
  • Não permita que a equipe se prenda à sua zona de conforto.
  • Encoraje a busca criativa de soluções e a proatividade.
  • Dê mais autonomia ao time – e, também, mais responsabilidades.
  1. Encerramento

Este estágio ocorre, principalmente, com times que foram organizados por tempo determinado, como, por exemplo, para executar um projeto específico. A dissolução da equipe pode provocar em seus membros a sensação de perda, vazio e falta de objetivos. Aqui, o líder deve:

  • Encorajar o crescimento individual e a transferência de habilidades para outras situações.
  • Reduzir, gradativamente, as reuniões do time em vez de encerrá-las abruptamente.

shutterstock_550947430

Como desenvolver liderança positiva

O coaching é, hoje, a ferramenta mais eficiente no desenvolvimento de liderança. E foi pensando em criar um método totalmente transformador, que unisse as mais novas descobertas da Psicologia Positiva às mais avançadas técnicas do coaching, que a SBCoaching, pioneira no segmento, desenvolveu um treinamento exclusivo de liderança positiva.

Para isso, Flora Victoria, presidente e fundadora da SBCoaching, foi até a fonte, na Universidade da Pensilvânia (EUA), para estudar as mais recentes pesquisas sobre Psicologia Positiva aplicadas ao coaching e à liderança. E, assim, nasceu o Positive Leader, primeiro treinamento de liderança positiva, com metodologia cientificamente comprovada.

Com o objetivo de levar os gestores ao patamar de líderes positivos, com competências e habilidades para identificar e elevar o capital humano e transformar as forças de sua equipe em motores propulsores de alta performance, o Positive Leader é um treinamento que se destaca por trazer ao Brasil uma metodologia pioneira de exponenciação de competências pessoais (“Forças de Caráter”), desenvolvida pelo VIA Institute On Character®, líder global na ciência e na prática de caráter.

Em edição inédita, Villela da Matta, maior business coach do País, e Flora Victoria, a única master coach brasileira mestre em psicologia positiva, pela Universidade da Pensilvânia, apresentarão a primeira turma do Positive Leader. Descubra como:

imgflora

  • Ter alta lucratividade empresarial;
  • Manter um ciclo contínuo de performance elevada;
  • Aumentar o engajamento e motivação de sua equipe;
  • Elevar as competências e produtividade dos colaboradores
  • Atingir resultados organizacionais extraordinários;

E muito mais!

Uma grande oportunidade de aprender sobre Liderança Positiva, com os melhores master coaches do Brasil.

Quer saber mais sobre Liderança Positiva e como potencializar as forças de sua equipe para alavancar os resultados da sua empresa e aumentar sua satisfação na vida pessoal e profissional? Assine aqui a nossa newsletter e receba mais conteúdos exclusivos e informações sobre nossos treinamentos de liderança positiva.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Gestão de talentos: o que é, importância e como implementar

Treinamento de liderança: sua importância para o sucesso

As 3 Qualidades Indispensáveis de um Líder

Liderança: Diferentes Tipos, Estilos e Como Funcionam?

Gestor: o que é, principais características e desafios

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.