LIDERANÇA: PROBLEMAS DE PROMOVER PESSOAS ERRADAS PARA CARGOS DE LIDERANÇA

Eleger a figura do líder em uma empresa não é uma tarefa simples. Escolher mal pode acarretar sérias dificuldades e prejuízos para o negócio e para os funcionários que fazem parte dele. O comando das responsabilidades deve ser entregue a pessoas com o perfil para assumi-lo, pois o bom gestor precisa adotar o comportamento adequado e estar preparado para enfrentar desafios.

Como reconhecer um líder

Indivíduos que estão prontos para assumir funções de chefia e liderança demonstram suas aptidões de formas diferentes. Eles não precisam ocupar cargos de gestores para desempenhar a conduta de bons líderes –ao contrário, podem ser apenas colaboradores. Por isso, é preciso estar atento e saber distingui-los dos demais para poder promovê-los.


Veja algumas posturas que indicam, no dia a dia corporativo, o potencial de gerência do funcionário:

– Ele aconselha e inspira os outros com entusiasmo e dedicação;

– Assume os erros de algo que não deu certo e divide os créditos de um resultado bem-sucedido com a equipe;

– Foca nos indivíduos e não apenas nas tarefas por eles desempenhadas;

– Pensa no futuro e não nas ações do passado;

– Conhece muito bem as normas e diretrizes da organização e o trabalho desempenhado pelo grupo do escritório;

– Não centraliza as decisões, compartilha e ouve as opiniões em reuniões;

– Eleva e respeita o papel de cada integrante do grupo;

homem setas parede
Escolher mal pode acarretar sérias dificuldades e prejuízos.

– Cultiva uma boa imagem, aparência, vestimenta e hábitos;

– Está sempre à disposição para auxiliar;

– Aprimora conhecimentos sobre a área em que atua e se mantém atualizado sobre as notícias do cotidiano;

– Demonstra afinidade e paixão pelo trabalho;

– Tem competência técnica e acumula habilidades em relacionamentos interpessoais;

– Assume riscos e tem capacidade para recomeçar no momento certo;

– Luta por projetos que beneficiam a coletividade;

– Está sempre disposto a aprender e a ensinar, por isso, é generoso.

Alcance de metas através da liderança

O desenvolvimento de lideranças é fundamental para o sucesso de um empreendimento. Em razão disso, quando se deseja atingir os objetivos e obter resultados favoráveis, é interessante identificar as diferenças de atitude entre os funcionários para não fazer indicações inadequadas. Colocar a pessoa errada para comandar o negócio pode representar prejuízos, como baixa produtividade, desmotivação e insatisfação dos demais integrantes da equipe.

A figura de um bom gerente não é somente construída a partir de boas intenções. Ela deve ser composta, principalmente, por resultados e mudanças favoráveis a toda corporação.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.