Lideranças nas Organizações – Métodos de Hierarquia e Motivação

Cargos de chefia costumam representar o topo da hierarquia de uma empresa. A estrutura adotada por muitas corporações auxilia na organização e distribuição de atividades entre os colaboradores, o que pode contribuir para o sucesso do negócio.

Pontos positivos

Muitos funcionários têm dificuldade em lidar com a hierarquia no ambiente de trabalho. Para que isso não aconteça, é conveniente que eles vejam neste sistema uma possibilidade de adquirir qualidade na vida profissional. A divisão de atribuições permite a coordenação eficiente das ações e, consequentemente, o aprimoramento do serviço.

A postura correta de um líder é o que motiva toda a equipe na busca por bons resultados. Desta forma, seu papel é fundamental não só para as tomadas de decisões, mas para a relação diária entre os demais integrantes.

Boas lideranças nas organizações são:

1. Responsáveis: chefes exemplares também cometem erros, porém se responsabilizam por eles e resolvem o problema de maneira rápida e eficiente. Além disso, as falhas servem como aprendizado para que não ocorram novamente;

2. Pacificadoras: ter controle sobre as emoções é essencial quando se trabalha sob pressão. Deve-se evitar sentimentos como nervosismo e insegurança. Ao contrário, cultive a tranquilidade para apaziguar e neutralizar possíveis momentos de tensão;

3. Discretas: a exposição de crises pessoais ou da companhia deve ser feita com moderação. A equipe precisa estar sempre focada em soluções e não nas dificuldades. Muitas vezes, o compartilhamento excessivo de uma situação negativa por parte da liderança pode estressar os colaboradores;

homens mulheres trabalho
A compreensão com os demais é outro ponto forte.

4. Pacientes: a compreensão com os demais é outro ponto forte. Priorize o diálogo aberto e procure entender os desejos e expectativas de cada um. Atitudes assim ajudam a manter o funcionário motivado para enfrentar a rotina;

5. Solidárias: estimular ideias conjuntas, sem querer levar todo o crédito, é uma qualidade significativa. Bons trabalhadores não se sentem intimidados com pessoas esforçadas e dispostas a aprender. Pelo contrário, incitam essa prática para a melhoria corporativa;

6. Observadoras: saber identificar as características individuais de todos à sua volta é fundamental. Conheça os potenciais e os estilos de cada um para confiar atribuições, respeitando a criatividade e a diversidade do grupo;

7. Incentivadoras: mais do que delegar, deve-se impulsionar o crescimento dos parceiros para ter um ambiente saudável e produtivo. Assim, o desenvolvimento de habilidades será uma iniciativa do próprio colaborador e não uma imposição de superiores;

8. Conselheiras: as conversas individuais com cada membro são importantes por serem momentos em que o líder repassa ensinamentos para o aprendiz. A troca de experiência tem valor único para ambos;

9. Assertivas: tenha inteligência emocional para defender ideias com personalidade e firmeza;

10. Comprometidas: o envolvimento com o que se produz faz toda a diferença. Gostar do ofício e do seu exercício beneficia não apenas a si mesmo, mas a todos os participantes do grupo.

O coaching poderá ajudar na formação de gestores nas organizações, ensinando importantes conceitos e práticas sobre o que é liderança e motivação. O resultado será a excelência na maneira de trabalhar em qualquer campo de atuação.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.