Líderes brasileiros e o clima desmotivador

Embora o povo brasileiro seja conhecido por sua receptividade e simpatia, quando o assunto é gestão de pessoas os líderes das organizações nacionais costumam ser bastante rígidos e tendem a exercer a liderança com coerção, criando um ambiente pouco propício à motivação e ao desenvolvimento dos profissionais. De acordo com um levantamento da Hay Group, 63% dos líderes são desmotivadores e somente 12% criam uma atmosfera de elevado desempenho dentro da organização.

desmotivador

Esses números na verdade refletem um problema comum em toda a América Latina e no mundo inteiro; cerca de 60% dos profissionais latino-americanos que assumem um posto de líder têm um estilo autoritário. Nas empresas de todo o mundo, falta flexibilidade. A falta de capacidade para congregar vários estilos de liderança faz gestores do Oriente Médio, da África e da Europa serem os chefes mais intolerantes do mundo;  57% deles criam um clima organizacional desmotivador. O grande problema é que a falta de motivação gera graves problemas para a empresa, bem como:

– Baixa produtividade;

– Atraso na entrega de atividades;

– Aumento da taxa de retrabalho;

– Ausências frequentes;

– Pouco comprometimento dos colaboradores.

Para evitar essas dificuldades, é essencial promover um ambiente corporativo motivador. Essa constatação já faz parte da mentalidade de uma boa parcela dos gestores norte-americanos. Nas organizações da América do Norte, 37% dos líderes costumam assumir o estilo dirigente, criando de maneira efetiva equipes de alto desempenho. Contar com colaboradores motivados é fundamental para garantir o crescimento e o sucesso de todo e qualquer empreendimento. Mas como motivar sua equipe?

Para evitar dificuldades, é essencial promover um ambiente corporativo motivador
Para evitar dificuldades, é essencial promover um ambiente corporativo motivador

Aperfeiçoar o comportamento humano no trabalho é um grande desafio para os líderes, entretanto, algumas atitudes simples ajudam a motivar as pessoas.

Confira algumas delas:

– Seja um exemplo para seus subordinados – mantenha a coerência entre o que fala e faz e seja comprometido com o trabalho.

– Jamais se esqueça do feedback – o retorno do chefe é sempre importante para os colaboradores, seja ele um elogio por um bom desempenho ou uma crítica construtiva para melhorar os resultados.

– Estimule a confiança e a colaboração – é essencial que todos os integrantes do grupo confiem uns nos outros e assumam uma posição solidária para que os objetivos sejam alcançados.

– Estabeleça um diálogo aberto e franco – sua equipe precisa saber com clareza quais os objetivos da empresa e estar convencida de que pode conversar com você sobre qualquer problema. Estimular o diálogo sempre ajuda a evitar conflitos no trabalho.

– Os benefícios da motivação no ambiente corporativo são muitos. Equipes motivadas têm maior produtividade, alto grau de comprometimento, cumprem prazos e apresentam ótimo rendimento. Invista na motivação de seus funcionários e comprove os resultados!

Recomendamos ainda esse excelente vídeo sobre liderança do palestrante Eduardo Peres:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=eMItajBfF4I[/youtube]

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.