Quais são os maiores desmotivadores do profissional?

perda de estímulo no trabalho
Os motivos para a perda de estímulo são os mais diversos e podem estar relacionados a conflitos pessoais ou, mais comumente, originados do cotidiano estressante

Acordar para ir ao trabalho parece uma tortura. Já na labuta diária, as horas parecem congelar. Em casa, ao contrário, a noite passa muito rápido. A identificação com essa rotina pode revelar sinais de desmotivação profissional. Prevenir e tratar as causas desse problema são ações fundamentais para quem deseja desenvolver carreiras e negócios.

Com cada vez mais responsabilidades e exigências, é comum perceber que as energias estão se esgotando mesmo depois de um período de férias. Os motivos para a perda de estímulo são os mais diversos e podem estar relacionados a conflitos pessoais ou, mais comumente, originados do cotidiano estressante dentro da própria empresa.

Engana-se quem imagina que a insatisfação financeira é o principal entrave dos colaboradores. Para a maioria dos profissionais, especialmente os da geração Y (nascidos entre as décadas de 1980 e 1990), o reconhecimento individual e de seu grupo, além de oportunidades de desenvolvimento, são fatores fundamentais para a manutenção do interesse por seu posto de trabalho.

Além da falta de reconhecimento e de planos de carreira, o convívio com gerentes autoritários, ausência de planejamento organizacional e baixos salários, aparecem entre as principais queixas de profissionais desmotivados. É comum que os problemas provocam uma reação em cadeia, um círculo vicioso alimentado pela insatisfação pessoal. Compartilhada no ambiente de trabalho, a aversão provoca desde a queda do rendimento da equipe a pedidos frequentes de demissão.

Mas antes de solicitar o desligamento, o profissional deve identificar as causas de seus conflitos desmotivadores em busca das soluções para se reposicionar na carreira. Neste caso, deverá entender que a motivação precisa ser renovada individualmente e estimulada entre os companheiros de trabalho. Determinar objetivos claros, desenvolver ações colaborativas e aceitar desafios podem contribuir para a mudança.

desmotivação no trabalho
Colaboradores, líderes e organização. Todos os integrantes da empresa devem atuar em sinergia para a manutenção de um clima organizacional saudável.

 

Dispostos a reverter a perda de capital humano, os líderes também devem assumir um compromisso com a gestão da carreira. Estabelecer um canal aberto de comunicação com seus profissionais é parte fundamental do processo para retenção de talentos. Ouvir sem julgamentos e prover soluções personalizadas para as queixas expostas são algumas ações indispensáveis para quem deseja consolidar uma dinâmica de motivação.

Colaboradores, líderes e organização – todos os integrantes da empresa – devem atuar em sinergia para a manutenção de um clima organizacional saudável. Substituir chefes por líderes, planejar e definir funções, estimular o relacionamento harmônico e manter um plano de carreira atualizado, são ações estratégicas para a longevidade das corporações. Tratados como parceiros do negócio, os funcionários certamente manterão um compromisso diário com o sucesso do negócio.

 

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.