Como se manter equilibrado diante dos desafios do cotidiano?

Como ser criativo, produtivo e se manter quilibrado consigo mesmo, se você está cansado, sobrecarregado  e, talvez, desmotivado? Entenda a importância  do coaching para conseguir essa grande feito

Por Daniela Assunção

Estamos terminando o primeiro mês de 2014 e já tenho notado o quanto as pessoas continuam se queixando de seu cansaço e falta de tempo para fazerem tudo que gostariam. Na verdade, mesmo que você tenha tido um mês inteiro de férias e descanso absoluto no final do ano, isso é uma espécie de fenômeno que vem nos acometendo atualmente e dificulta-nos a manter-nos equilibrado.
A tecnologia da informação tem nos permitido, cada vez, mais ampliar nossas fronteiras, o que é excelente sob o ponto de vista da difusão de conhecimentos diversos. Por outro lado, isso gera em nós uma sede infinita de obter o máximo de acesso a tudo. Queremos conhecer todas as opções de um determinado curso ou serviço, por exemplo, antes de optarmos por qual fazer isso nos ajuda a nos manter equilibrado. Muitas vezes o resultado disso é que demoramos para decidir (o que pode impactar negativamente nossos objetivos) ou logo em seguida descobrimos outra aparentemente melhor, o que faz com que nunca nos sintamos satisfeitos com nossa escolha.


 Um outro aspecto da falta de produtividade e criatividade em seu trabalho ou atividades pessoais diz respeito a sua motivação. Muitos são os fatores que podem nos motivar a fazer algo, como já discorri sobre isso no artigo o que te motiva de verdade.  Mas em geral, tudo o que fazemos é no intuito de obter um benefício (motivação pelo prazer) ou para nos afastar de uma provável consequência negativa (motivação pela dor). Quando determinamos um objetivo ou projeto que queremos realizar é sempre para obtermos resultados positivos e nos ajuda a nos manter equilibrado. Porém, o excesso de demandas externas que surgem diariamente podem nos fazer desviar de nosso foco, caso esse objetivo não esteja muito bem definido e estruturado.

Alguns pontos podem nos ajudar nesse caminho:

1. Tome consciência do que está realmente acontecendo.
Qual é a fonte de seu stress ou sobrecarga? Se você está com excesso de tarefas pendentes, informações e materiais não processados e organizados ou está sempre abrindo mão daquilo que é mais importante em função de urgências e imprevistos, talvez seja hora de fazer uma pausa e reavaliar seus objetivos. Eles é que devem ser seu norteador de escolhas e prioridades em seu dia a dia.
Uma outra ação possível é reservar uma parte do seu dia ou semana para organizar tudo isso e identificar o que é relevante, e, principalmente, que hábitos negativos têm gerado esses excessos.

definindo objetivos
Definir objetivos é uma maneira mais facilitada de melhorar as coisas em nossa volta

Por outro lado, se está se sentindo desmotivado e sem oportunidade de exercer o seu melhor, é hora de refletir sobre quais valores não tem sido atendidos em sua rotina. Valores são todas aquelas coisas realmente importantes para nós, e que quando não são atendidos geram frustração e angústia. É importante nesse momento rever suas atividades diárias, e mesmo seus objetivos, e se perguntar: quais valores seus eles buscam preencher?
2. Identifique como é a sua rotina.
Se você tem dormido pouco, não tem feito pausas durante o dia e não se exercita com regularidade, isso muito provavelmente irá afetar também sua produtividade. Nosso cérebro e corpo precisam de descanso para que possamos, quando em atividade, agir da melhor forma. E a criatividade também vem daí: de um espaço mental de tranquilidade e harmonia.
Então, a pergunta chave que podemos nos fazer é: como criar equilíbrio das minhas atividades dentro do meu dia? O que pode ser delegado para outra pessoa, o que pode ser eliminado e, em primeiro lugar, quais são as 3 coisas mais importantes a serem feitas hoje. Estas devem ser as suas prioridades do dia. Esta solução aparentemente simples poderá ajudar você a ir, pouco a pouco, reorganizando sua agenda e rotina.
Portanto, sintetizando temos:

  • Defina claramente seus objetivos e identifique o que te motiva (quais são seus valores);
  • Organize seu dia a dia, seus materiais e informações, e busque mudar hábitos negativos;
  • Permita-se entrar em contato consigo mesmo abrindo espaços de pausa, reflexão e autoconhecimento;
  • Ponha isso tudo (que achar relevante para você!) em prática. De nada adianta entrarmos em contato com um lado nosso que carece de melhorias e não partirmos para a AÇÃO!

Um excelente ano e muitas realizações em 2014!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Empowerment: O Que é, sua Importância nas Empresas e Exemplos

Dinâmica de Apresentação: Como Fazer, Dicas e Exemplos Práticos

Diagrama de Ishikawa: Guia Completo Passo a Passo

O Carnaval chegou… todo cuidado é pouco!

AFINAL, EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.