Marketing para Coaches – Aprenda a conhecer seu público para ser um Coach de sucesso – Parte 3

No post passado abordamos 4 etapas de um empreendimento – informação indispensável para o seu sucesso dentro do mercado de coaching.

Agora, nos aprofundamos um pouco mais no seu ambiente de marketing e vamos entender a importância em conhecer o seu público para garantir ações com resultados positivos.

Todo cliente adquire um produto ou serviço para satisfazer uma necessidade, seja ela material ou emocional.

Hoje, com o aperfeiçoamento das técnicas de persuasão da publicidade e o aumento da concorrência, as empresas procuram vender algo além da necessidade que determinado produto ou serviço proporciona. Se uma mulher comprar um xampu, por exemplo, ela não vai adquirir só porque o produto lava os cabelos, mas também porque viu na propaganda que ele a deixará com os cabelos mais bonitos e ficará mais atraente em relação às outras mulheres. Percebe-se que a propaganda vende mais do que o produto oferece e cria outras necessidades que levam o consumidor ao ato da compra, ou seja, agrega valor ao produto.

Com o seu empreendimento dentro do mercado de coaching, por exemplo, não é diferente; você deve agregar valor ao seu serviço, mas, para isso, deve conhecer seu público melhor do que ninguém.

O público alvo nada mais é do que os consumidores que você quer atingir diretamente com o seu serviço.

Para convencê-los de que você é um excelente profissional de coaching e gera resultados, é necessário antes estudar o seu perfil e seus hábitos de consumo, pois assim você criará ferramentas adequadas para ter uma ação eficaz.

Os itens que você deverá analisar são:

– Ocupação, profissão: (O que fazem? Onde trabalham?)
– Posição social e cultural: (Classe social, nível de escolaridade, hobbies, etc)
– Quantidade: (Quantos você quer atingir?)
– Localização (Onde moram, trabalham, passeiam etc)
– Grupos de idade (A faixa etária)
– Sexo (Masculino, feminino)?

Como identificar seu público?

Para identificá-lo, você primeiro deve realizar a segmentação demográfica, ou seja, saber onde estão as pessoas que você quer atingir, onde moram e quantos são.

Você pode pesquisar esses dados no site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por exemplo. Agora, em relação ao que fazem, o que gostam, o que vestem, é possível identificar por meio de métodos de pesquisa observatória, ou seja, analisando as pessoas nos locais onde elas frequentam e até mesmo por pesquisas na internet. Após concluir esse processo, faça um relatório com as informações coletadas.

Reunir essas informações é fundamental para construir um discurso que esteja alinhado com as necessidades do seu público.

O mercado de coaching está em plena ascensão, e você, como empreendedor, precisa estar antenado a todos os cenários que envolvem o seu negócio para atingir a alta performance e maximizar seus resultados a curto prazo.

No programa De Coach para Empreendedor, Villela da Matta, presidente da SBCoaching, te mostrará como dominar as técnicas de marketing e vendas  para ter um negócio bem-sucedido. Cadastre-se e participe: www.decoachparaempreendedor.com.br

 

 

 

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.