MARKETING E RH – CONHEÇA MAIS SOBRE ESSAS ÁREAS IMPORTANTÍSSIMAS PARA EMPRESA

MARKETING E RH

É bastante comum encontrarmos empresas nas quais os departamentos de marketing e recursos humanos (RH) não trabalham de maneira conjunta. As reuniões estratégicas de marketing são realizadas sem a presença da equipe de RH e as definições de treinamentos para colaboradores são feitas sem um representante do setor de estratégia.


Hoje em dia, a parceria entre essas duas áreas é fundamental para o sucesso organizacional, já que ambas trabalham com o foco em manter pessoas, sejam os colaboradores (RH) ou os clientes (marketing). Uma empresa, mesmo trabalhando com muitos consumidores, pode perder bastante se um colaborador oferecer a eles um atendimento de má qualidade. Da mesma forma, a empresa pode ser extremamente prejudicada com a saída de um funcionário exemplar. Assim, as organizações precisam ter sempre a preocupação de disponibilizar condições favoráveis para manter seus profissionais e clientes.

Desenvolvendo objetivos

Cada vez mais é possível encontrar nas empresas funcionários cansados, desgastados, desmotivados e que não se envolvem com as causas da organização. Isso acontece devido ao fato dos empregados serem atraídos para as empresas por motivos muito específicos e, algumas vezes, equivocados, como puro ganho financeiro, crescimento rápido na carreira profissional ou, apenas, por demandas operacionais do mercado de trabalho. Tais razões não são suficientes para manter funcionários competentes.

Como aliar os departamentos

A solução para esse problema perpassa tanto o setor de RH quanto o de marketing, por meio de ações integradas. O primeiro passo é a identificação dos projetos mais lucrativos. Em seguida, é necessário realizar uma análise sobre  os consumidores desse produto, procurando descobrir seus valores e propósitos. Com essas informações, a empresa deve elaborar estratégias para incorporar tais características e para que haja um reconhecimento entre os clientes e a organização.

O trabalho dos dois setores é, portanto, elaborar ações em conjunto que permitam a realização de cada etapa necessária para gerar bons resultados na organização.

Esse é um ponto fundamental da união entre o Marketing e o RH: será que os treinamentos propostos para os colaboradores, sendo gestores ou não, consideram os interesses de ambas as partes? Caso a resposta para essa pergunta seja negativa, a empresa está formando seus colaboradores de maneira incorreta e, certamente, está transmitindo uma imagem inadequada. Por fim, a empresa deve pensar em como selecionar e manter pessoas que refletem os mesmos valores e objetivos, formando um forte grupo.

O trabalho dos dois setores é, portanto, elaborar ações em conjunto que permitam a realização de cada etapa necessária para gerar bons resultados na organização. Assim, tanto os clientes quanto os colaboradores finalmente estarão em sintonia com as mesmas intenções, promovendo relações sólidas e duradouras.

Coaching: O coaching treinamento ideal para profissionais de RH Se você é um profissional de RH e busca:

  • Aperfeiçoar a sua performance;
  • Conquistar diferenciais competitivos;
  • Desenvolver times e equipes de forma efetiva;
  • Ampliar conhecimento em comportamento humano.

O coaching, certamente, é a escolha ideal para potencializar a sua carreira!
leia mais sobre o Coaching treinamento para profissionais de RH

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O que as empresas esperam de um Profissional no Pós-Pandemia

Inovação no ambiente de trabalho

O coaching para desenvolvimento de carreira

Recolocação Profissional

Você já ouviu falar em Outsourcing?

LIDERANÇA EFETIVA: COMO GUIAR SUA CARREIRA E VIDA EM 2021

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.