MBA em Gestão Empresarial: O Guia Completo da SBCoaching

mba gestao empresarial guia completo sbcoaching

Quer saber se vale a pena cursar um MBA em Gestão Empresarial?

Essa é uma decisão importante, já que pode mudar o rumo da sua carreira ou da sua empresa.

Então, não adianta analisar apenas o programa de um curso e definir sua trajetória com base em algumas linhas de informação.

Vale a pena ir a fundo no conteúdo que será aprendido e nos benefícios que ele trará para a concretização dos seus objetivos.

Neste artigo, você vai entender o que esperar do MBA em Gestão Empresarial e se essa opção é a mais interessante para a sua jornada no ambiente de empreendedorismo e negócios.

Para isso, vamos tratar das seguintes questões:

  • O que quer dizer a sigla MBA?
  • Quais são os principais cursos de MBA em gestão no Brasil?
  • O que se aprende em um MBA em Gestão Empresarial?
  • Como o coaching pode auxiliar nessa jornada de desenvolvimento profissional?
  • O que é o MBA in One Day?

Ficou interessado? Então siga a leitura.

O Que Significa a Sigla MBA?

o que significa a sigla mba - mba em gestao empresarial

A sigla MBA vem do inglês e significa Master in Business Administration (“Mestre em Administração de Negócios”, em português).

Embora o MBA tenha valor de mestrado internacionalmente, no Brasil ele é reconhecido como uma formação lato sensu com objetivo técnico-profissional.

Ou seja, os cursos de MBA fornecem o título de especialista, em vez de mestre.

Segundo o Ministério da Educação, o MBA é definido como um curso de especialização em nível de pós-graduação na área de administração.

Os requisitos para esse tipo de formação são 360 horas de carga horária mínima e 50% do quadro de docentes com título de doutor ou mestre, além da entrega obrigatória de monografia ou trabalho de conclusão de curso.

Geralmente, o público-alvo dos MBAs são gestores e executivos com experiência comprovada no mundo dos negócios, que buscam qualificação e não podem se afastar de suas atividades na empresa.

Por essa razão, os cursos são pensados para aproveitar ao máximo o tempo disponível e oferecer maior flexibilidade ao aluno.

O primeiro curso de MBA da história foi ministrado na Harvard Business School em 1908, e o formato chegou ao Brasil na década de 1990.

Desde então, o MBA é um dos títulos mais importantes para consolidar uma carreira em negócios e conquistar posições de liderança nas grandes empresas.

Prova disso é que uma pós-graduação pode aumentar o salário em até 113%, de acordo com a pesquisa da Catho Educação de 2018.

Para isso, é preciso escolher entre os milhares de programas de MBA disponíveis no Brasil.

Vamos ajudar você nessa missão.

Quais os Principais Cursos de MBA em gestão?

quais principais cursos de mba em gestao - mba em gestao empresarial

Há inúmeras opções de cursos de MBA em Gestão Empresarial por todo o país, oferecidos por instituições renomadas.

Os programas variam em tema, currículo, metodologia, duração e formato (mais generalista ou especializado).

Alguns dos principais cursos de MBA em gestão foram listados pelo Guia do MBA do Estadão 2018, levando em conta critérios como conhecimento, networking, vivência internacional e processo seletivo.

A partir dos indicadores de qualidade, os cursos que mais se destacam são:

MBA Executivo – Insper

O MBA Executivo do Insper é um curso desenvolvido para profissionais com, no mínimo, cinco anos de experiência em gestão, focado no desenvolvimento de competências em gestão estratégica e sistêmica.

O programa do curso inclui as disciplinas de Economia de Empresas, Ambiente Econômico Global, Gestão de Operações de Manufatura e Serviços, Empreendedorismo e vários outros conteúdos.

O objetivo é formar líderes capazes de tomar decisões e controlar a gestão de riscos, além de empreender projetos e gerir recursos de forma eficaz.

MBA Executivo – FGV

O MBA Executivo da Fundação Getúlio Vargas é um programa de especialização que capacita seus alunos para adotar modelos gerenciais avançados para um mercado altamente competitivo.

Os principais diferenciais do custo são a ênfase em gestão estratégica, desenvolvimento de liderança empreendedora e formação para a previsão de tendências do novo ambiente de negócios.

O curso é voltado a profissionais que atuam em funções gerenciais e executivas ou empreendedores que desejam abrir seu próprio negócio.

MBA Gestão Empresarial ­– FIA

O MBA Gestão Empresarial da Fundação Instituto de Administração tem, como objetivo, revelar líderes empresas capazes de tomar decisões eficientes para o sucesso da empresa.

O curso se destaca pelos professores com ampla experiência acadêmica e empresarial, que aplicam o conteúdo à realidade corporativa.

Para participar do curso, é preciso se comprometer com o próprio desenvolvimento pessoal e profissional.

MBA em Gestão de Negócios – Ibmec

O MBA em Gestão de Negócios da Ibmec é um programa focado no desenvolvimento profissional dos participantes e preparo para enfrentar os desafios do mundo corporativo.

Entre os objetivos do curso, estão a ampliação da capacidade de compreensão sistêmica de uma empresa, adoção de uma visão estratégica e capacitação para o planejamento e gestão de negócios.

O curso tem, como público-alvo, profissionais com formação em áreas diversas que desejam assumir posições de liderança no mercado, além de empreendedores.

O Que é um Curso de MBA em Gestão Empresarial?

o que e um mba em gestao empresarial

O curso de MBA em Gestão Empresarial tem foco na administração de empresas – seja para um negócio próprio ou para um cargo de gestor em uma grande organização.

A consolidação do MBA executivo no Brasil coincide com o aumento das exigências de qualificação dos anos 1990, com o desenvolvimento da economia no país e abertura do mercado.

A partir desse momento, o corpo gerencial das organizações precisou se adaptar rapidamente às transformações do cenário global.

Logo, os executivos e gestores voltam às instituições de ensino em busca de reciclagem e especialização para enfrentar os desafios do novo milênio.

Hoje, o MBA é indispensável à formação de profissionais que desejam dominar a ciência da gestão e prosperar no mundo dos negócios.

Além disso, o curso é totalmente focado na prática, com professores que atuam no mercado e ensinam por meio da experiência.

Para entender como funciona um curso de MBA, nada melhor do que conhecer as principais disciplinas ministradas:

Economia Empresarial

A disciplina se baseia nos fundamentos da análise econômica, abordando aspectos como a oferta, demanda e equilíbrio de mercado.

A formação em economia empresarial é essencial para entender as dinâmicas de mercado e os grupos econômicos que influenciam a atividade da organização.

Finanças Corporativas

Um gestor preparado para tomar decisões sobre o futuro da empresa deve, obrigatoriamente, entender de finanças.

A disciplina de finanças corporativas aborda tópicos como o fluxo de caixa, índice de lucratividade, administração de capital de giro, ponto de equilíbrio, entre outros aspectos da gestão financeira.

Gestão de Pessoas

O capital humano é tão importante quanto o patrimônio financeiro da empresa.

Por isso, os cursos de MBA incluem uma disciplina dedicada à gestão de pessoas.

Com essa formação, o gestor se torna um líder capaz de desenvolver competências nas equipes e utilizar técnicas avançadas de comunicação.

Marketing

O marketing vem se destacando nas empresas, pois representa os esforços competitivos e estratégicos para atingir objetivos e conquistar posições de liderança no mercado.

Para o gestor que precisa enfrentar a competitividade acirrada e instabilidade econômica, o marketing é a ferramenta essencial para crescer em qualquer situação.

Não é à toa que muitos executivos optam pelo MBA focado em marketing, mas a disciplina é necessária em qualquer programa de educação gerencial.

Gestão estratégica

Praticamente todos os cursos de MBA priorizam o desenvolvimento da gestão estratégica, porque é um ponto central na formação do líder de alta performance.

Administrar um negócio de maneira estratégica significa enxergar a estrutura da organização em todos os níveis, integrando cada área da empresa para alcançar os objetivos planejados.

É por isso que os MBAs formam gestores focados em estratégia, prontos para avaliar os recursos da empresa e identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades no ambiente interno e externo.

Principais Benefícios de um MBA em Gestão Empresarial Para Sua Carreira

principais beneficios de um mba em gestao empresarial para sua carreira

Até aqui, já ficou claro que o MBA em Gestão Empresarial pode trazer inúmeros benefícios para sua carreira.

Mas, se você ainda está em dúvida sobre o curso, vamos listar as principais vantagens:

Aumento de salário

Por mais que o profissional do século 21 exija mais do que dinheiro na carreira, o aumento de salário continua no topo das prioridades.

Já mostramos que a remuneração dos pós-graduados pode subir 113% nas grandes empresas, e as notícias são ainda melhores para os gestores.

Isso porque o aumento de salário para cargos de diretor e gerente é de 47,2%, e pode chegar a 53,7% para as posições de coordenação e supervisão, segundo pesquisa de 2018 da Catho Educação.

Só por esses números, o MBA já se mostra uma escolha altamente lucrativa.

Atualização de conhecimentos

Boa parte dos profissionais que escolhe o MBA em Gestão Empresarial está em busca de reciclagem de conhecimentos e desenvolvimento pessoal.

De fato, o curso é ideal para quem deseja atualizar sua formação e acompanhar as últimas tendências em liderança e gestão.

Desse modo, o gestor sai preparado para enfrentar os desafios do mercado e tomar decisões inteligentes e criativas de acordo com o cenário, pois não basta saber tudo sobre negócios: é preciso ser flexível e se adaptar às mudanças.

Rede de networking

Todo profissional moderno sabe que networking é a senha para adentrar o mundo dos negócios.

É por isso que muitos gestores aproveitam o curso de MBA para construir parcerias e ampliar sua rede de contatos, expandindo também suas oportunidades no mercado.

Isso é possível porque as turmas de MBA são compostas por um público selecionado, incluindo líderes experientes e profissionais em posição de destaque nas grandes empresas.

Logo, ser bem relacionado, bem remunerado e bem informado são algumas das vantagens que fazem o MBA valer a pena.

Diferenças Entre um Curso de MBA e um Curso de MBA em Gestão Empresarial

diferenca entre mba em gestao empresarial e um curso de mba

Com tantos tipos de pós-graduação disponíveis, muitos profissionais se perguntam sobre as diferenças entre o MBA “tradicional” e o MBA em Gestão Empresarial.

Na verdade, o MBA em Gestão Empresarial é praticamente sinônimo de MBA no Brasil, e também aparece com os nomes de MBA executivo, MBA em negócios e MBA em gestão estratégica.

Na prática, o conteúdo programático desses MBAs é muito semelhante, pois apresenta uma abordagem generalista que trata da administração empresarial como um todo.

Nesse caso, a diferença está no MBA em Gestão Empresarial comparado aos MBAs com foco em áreas específicas, tais como:

  • MBA em gestão de pessoas
  • MBA em marketing
  • MBA em gestão estratégica de TI
  • MBA em planejamento e gestão ambiental
  • MBA em supply chain
  • MBA em logística
  • MBA em recursos humanos
  • MBA em gestão de projetos.

Esses são exemplos de MBAs voltados a uma área específica da administração, ao contrário do MBA em Gestão Empresarial, que abrange toda a estrutura organizacional.

Se você está em dúvida entre o curso geral e específico, é preciso analisar o momento da carreira e seus objetivos.

Para quem o MBA em Gestão Empresarial É Recomendado? Quem Pode Se Beneficiar Mais?

para quem o mba em gestao empresarial e recomendado

O MBA em Gestão Empresarial é recomendado para dois principais públicos: profissionais que querem se destacar em cargos de liderança nas empresas e profissionais que pretendem conduzir seu próprio negócio.

Ambos os públicos podem se beneficiar da educação continuada para melhorar seu desempenho e alavancar o crescimento da empresa.

Além disso, em qualquer uma das hipóteses, os programas de MBA podem exigir experiência comprovada de seus participantes – de dois a sete anos, de acordo com o curso.

Logo, o MBA não costuma ser indicado para os profissionais em início de carreira, até porque a vivência em gestão é decisiva para o aproveitamento do conteúdo.

Assim, os cursos de gestão empresarial são ideais para:

  • Profissionais aspirantes a cargos superiores em busca de formação avançada
  • Empreendedores que desejam aprimorar a administração do próprio negócio
  • Gestores que já ocupam posições de liderança e buscam atualização
  • Profissionais especializados que buscam ampliar sua visão corporativa.

Vale lembrar que o enfoque generalista do MBA em Gestão Empresarial capacita o profissional para orquestrar todas as áreas da organização, enquanto os MBAs específicos desenvolvem habilidades de acordo com a área escolhida.

Ensino a Distância e a Pós Graduação em Gestão Empresarial

ensino a distancia e um mba em gestao empresarial

As instituições que atuam com ensino a distância podem oferecer a pós-graduação em gestão empresarial desde o dia 26 de maio de 2017, quando foi atualizada a legislação para ampliação dos cursos online no Brasil.

Segundo o Censo EAD da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) de 2017, 49 mil alunos estavam matriculados nos 1.100 cursos de pós a distância.

Ao mesmo tempo, as plataformas virtuais estão cada vez mais avançadas, e a tecnologia está mudando a forma de aprender e compartilhar experiências profissionais.

A consequência é que o mercado já reconhece a credibilidade dos MBAs em gestão empresarial EAD, que vêm facilitando a qualificação de executivos e gestores em todo o país.

Como um Coach Pode lhe Ajudar a Alcançar um MBA em Gestão Empresarial?

São inúmeras as razões para contratar um coach, inclusive a necessidade de apoio profissional para alcançar um MBA em Gestão Empresarial.

O coach especializado na área de negócios pode ajudar você em cada etapa da formação, promovendo 100% de aproveitamento durante o curso e mantendo a motivação e disciplina necessárias.

Além disso, ao final do curso, o coach pode continuar guiando você em direção ao aumento de desempenho, mudança de comportamento e realização profissional.

Isso porque o coaching oferece ferramentas que vão além do ambiente organizacional e se encaixam nas potencialidades do profissional.

O que Faz um Coach Empresarial?

o que faz um coach empresarial - mba em gestao empresarial

O coach empresarial é um profissional que utiliza técnicas avançadas de coaching para auxiliar no desenvolvimento dos gestores nas empresas.

Para isso, o coach trabalha com os líderes na definição de metas, elaboração de planos de ação e geração de resultados.

As ferramentas utilizadas são amparadas pela ciência comportamental, em campos e áreas como a Psicologia Positiva e a Programação Neurolinguística.

Toda empresa pode se beneficiar desse tipo de mentoria, seja na formação de executivos de alta performance ou gestão de competências de suas equipes.

Conheça o MBA in One Day

Com o MBA in One Day, falta de tempo não é desculpa para não aproveitar os benefícios da especialização em negócios.

O evento é conhecido como o maior seminário de gestão, liderança e negócios do mundo, com os principais conceitos do MBA transmitidos em um único dia.

Quem já participou garante que o evento é uma experiência transformadora, capaz de inspirar gestores e executivos para maximizar resultados e alcançar o sucesso em suas empresas.

Se você quer vivenciar intensamente o poder de um MBA e aprender com os principais especialistas mundiais, o MBA in One Day é uma grande oportunidade.

Como se Tornar um Coach?

como se tornar um coach - mba em gestao empresarial

Muitos cursos de MBA empresarial já agregam conteúdos de coaching para desenvolver a liderança, mas é possível ir além e se tornar um coach profissional.

O coach é uma tendência mundial nas empresas, pois sua capacidade de desenvolver pessoas e transformar a cultura organizacional faz toda a diferença para o desempenho do negócio.

Assim, os gestores com formação em coaching são mais flexíveis, eficientes e produtivos, além de promoverem a evolução de todos ao redor.

Felizmente, há instituições reconhecidas e qualificadas que oferecem o MBA em coaching no Brasil, com destaque para o curso de MBA da Sociedade Brasileira de Coaching.

O programa fornece o mais alto título que um coach pode conquistar, com certificações internacionais e metodologia inovadora.

Se você chegou até aqui buscando um diferencial competitivo, saiba que o MBA em Gestão Empresarial é excelente, mas o MBA em coaching pode elevar seu desempenho a um nível superior – na vida profissional e pessoal.

Conclusão

mba em gestao empresarial - conclusao

Viu como o MBA em Gestão Empresarial pode ser útil para quem quer liderar equipes e organizações?

Com um curso assim, você tem um contato direto com tendências do mercado e pode se inspirar em casos reais e nos desafios de grandes marcas.

A teoria é tratada, mas não é o foco.

A prática e o dia a dia do gestor é que figuram no centro do escopo dessa pós-graduação.

Por isso, ela é recomendada para quem busca maior embasamento para a tomada de decisões no dia a dia, e não para quem quer seguir uma carreira acadêmica.

Além do MBA, quem se interessa pela gestão deve considerar o coaching como um aliado poderoso no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Essa metodologia é utilizada por CEOs em todo o mundo para elevar a capacidade de persuasão, comunicação e liderança.

Se você gostou das dicas sobre o MBA em Gestão Empresarial e sobre o coaching para executivos, deixe um comentário.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Como gerenciar crises no ambiente de trabalho

Comunicação corporativa

Empresas familiares: como funcionam, características e como gerir

Economia Compartilhada: O que é, Para que Serve e Exemplos

Administração Estratégica: O que é, Benefícios e Exemplos

Empreendedor individual: O que é, Como Funciona e Como Ser

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.