MBA Executivo: O que é e Principais Benefícios Para Sua Carreira

mba executivo o que e principais beneficios para carreira

Pensando em cursar um MBA Executivo?

Essa pode ser uma ótima ideia se você deseja reforçar sua capacidade de liderança e aprimorar suas habilidades de gestão.

Afinal, em um mercado tão competitivo, investir em conhecimento é uma maneira de se diferenciar da concorrência.

Com o MBA Executivo, você pode se aperfeiçoar em temas como marketing, recursos humanos, comunicação e finanças.

Embora também ofereça a base teórica, o curso é voltado para a aplicação prática e tem duração menor do que um mestrado.

Por isso, mesmo quem não dispõe de muito tempo para o estudo pode elevar sua atuação a um nível mais elevado.

Então, vamos entender em detalhes a proposta do MBA Executivo?

Siga a leitura para compreender mais sobre esse modelo de formação e identificar como ele vai colocar você em uma posição de destaque no mercado.

O Que Significa a Sigla MBA?

o que significa s sigla mba - mba executivo

A sigla MBA vem da Língua Inglesa e significa Master in Business Administration – ou, em tradução literal, Mestre em Administração de Negócios.

Nos Estados Unidos, conforme a própria nomenclatura sinaliza, o MBA é um mestrado na área de negócios e, dependendo do foco da formação, envolve disciplinas relacionadas à gestão de pessoas, recursos humanos, marketing e contabilidade – para citar algumas.

Apesar do nome MBA, no Brasil as formações oferecidas com essa titularidade não são reconhecidas como mestrados, e sim como pós-graduações.

Independentemente disso, os cursos de MBA são um diferencial importante.

Isso porque, conforme dados publicados em 2017 pelo Datafolha e divulgados pela Folha de São Paulo, apenas um a cada três líderes brasileiros possui uma Pós-Graduação no currículo.

Além disso, o curso de MBA se caracteriza por ser uma formação especialmente focada na prática.

A teoria está presente, claro, mas o objetivo desse tipo de curso é preparar o aluno para encarar as situações e os desafios reais do mercado – em sintonia com as exigências pautadas por um contexto corporativo global e hiperconectado.

Quais são os Principais Cursos de MBA?

quais os principais cursos de mba - mba executivo

O MBA Executivo é apenas um entre diversos cursos do tipo no Brasil.

Eles são oferecidos por diversas universidades e têm diferentes formatações.

Uma pesquisa do Datafolha, publicada em 2017, sinaliza que, para 30% dos executivos consultados que optaram pelo MBA, a preferência foi pelas instituições Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ibmec Educacional e Universidade de São Paulo (USP).

Juntos, os três centros de formação forneceram 10% de todos os diplomas em nível de MBA no Brasil.

Os centros de formação mencionados comprovadamente têm enorme prestígio e reconhecimento, principalmente devido a fatores como o conteúdo programático abordado e o corpo docente.

Um levantamento feito pelo portal Ivy Exec – parceiro do Executive MBA Council (EMBAC), conselho que reúne os principais MBAs do mundo – e publicado pela Revista Exame em março deste ano, elegeu cinco MBAs de instituições brasileiras entre os melhores de toda a América Latina.

A pesquisa é reflexo de um questionário feito com 6,2 mil executivos.

Veja, abaixo, os cinco cursos de MBA no Brasil em evidência no ranking:

1. MBA Executivo da Fundação Dom Cabral

Segundo o levantamento da Ivy Exec, trata-se do 2º melhor programa de MBA da América Latina.

A Fundação Dom Cabral, com matriz em Nova Lima MG e outros três campi em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, atua desde 1976 com foco na capacitação de empresários, gestores e executivos, de forma geral.

É reconhecida pelo padrão internacional de atuação e pela excelência na área de pesquisa.

De acordo com as informações que constam na própria página da Fundação, o MBA Executivo tem por objetivo capacitar pessoas capazes de assumirem liderança profissional em um mundo complexo, dinâmico e ambíguo.

2. MBA Executivo da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O programa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi elencado pela pesquisa da Ivy Exec como o 5º melhor da América Latina.

De acordo com as informações disponíveis na própria página do curso da UFRJ, o foco da formação é capacitar um líder de forma completa.

Ao cursar o MBA, o empresário aprende como direcionar a inovação em seu negócio com o objetivo de aprimorar a performance de sua organização como um todo.

3. MBA em General Management da Insper Executive

mba executivo - mba em general management

Apontado pela Ivy Exec como o 6º melhor MBA da América Latina, o programa da Insper Executive – instituição situada na Vila Olímpia, em São Paulo – é direcionado especialmente a profissionais com pelo menos 5 anos de experiência em gestão.

Conforme as informações que constam na própria página do curso, o objetivo primordial é oferecer aos líderes o preparo necessário para que possam encarar quaisquer desafios organizacionais, assumindo posições de destaque no mercado de trabalho.

4. MBA Executivo da Fundação Getúlio Vargas

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), fundada em 1944, é hoje uma das instituições de maior prestígio no Brasil quando o assunto é formação de líderes – com campi espalhados por diversos cantos do país.

A pesquisa da Ivy Exec elencou o MBA Executivo da FGV como o 7º melhor programa de toda a América Latina.

Segundo os dados disponíveis no próprio site da Fundação, o MBA Executivo oferece um conteúdo que alia a tradição e a vanguarda acadêmica da instituição às práticas mais inovadoras do mercado, com foco em formar profissionais capacitados a assumirem a liderança no mundo contemporâneo.

5. MBA Executivo da Business School São Paulo

Fundada em 1995, a Business School São Paulo é lembrada por seu vanguardismo na formação executiva global: foi a primeira escola privada de pós-graduação em administração a obter o credenciamento do Ministério da Educação (MEC), em 2003.

O MBA Executivo da instituição foi mencionado na lista da Ivy Exec como o 10º melhor da América Latina.

O foco do programa é proporcionar aos líderes as ferramentas necessárias para tomarem decisões mais ágeis com qualidade e aprimorarem o pensamento estratégico, capacitando-os a ocuparem os mais altos cargos das organizações.

O Que é um Curso de MBA Executivo?

o que e um curso de mba executivo

O Curso de MBA Executivo é uma formação com enfoque global no desenvolvimento de competências de um gestor que já possui experiência sólida de mercado.

Para compreender um pouco melhor, imagine que o MBA Executivo é o programa de pós-graduação brasileiro que mais se assemelha à essência original do Master in Business Administration oferecido por escolas de prestígio do exterior, como a Harvard Business School.

O público-alvo do MBA Executivo é composto, principalmente, por gestores acima dos 30 anos que desejam aperfeiçoar habilidades gerenciais bem específicas – principalmente aquelas relacionadas à atitude de liderança.

Os cursos que seguem o padrão executivo também são indicados primordialmente para executivos que objetivam estar atualizados e alinhados com as melhores práticas de mercado no contexto pós-moderno.

Os benefícios do investimento, naturalmente, aparecem na prática – conforme você vai comprovar a seguir.

Principais Benefícios Para Sua Carreira – MBA Executivo

mba executivo - principais beneficios

Agora você já sabe o que é um MBA Executivo e está ciente de quais são algumas das melhores formações disponíveis atualmente no mercado.

Mas o que faz o investimento nesse tipo de programa verdadeiramente valer a pena?

Confira, abaixo, quatro vantagens significativas proporcionadas pelo MBA Executivo.

Reconhecimento no mercado

Você está lembrado que, no início deste post, foi enfatizado que apenas um a cada três líderes brasileiros possui uma pós-graduação?

Bem, diante dessa constatação, obter um MBA já simboliza um verdadeiro diferencial que denota credibilidade no mercado.

Em paralelo, cada vez mais o MBA será uma exigência em cargos de alto escalão.

Quem sustenta tal afirmação é Armando Dal Colletto, diretor acadêmico da Business School São Paulo (BSP).

Em entrevista à Revista Exame, ele afirma que o MBA se transformou em uma espécie de pré-requisito para cargos de liderança.

De acordo com Dal Colletto, não é algo que ofereça garantia total de que você vai conseguir a posição que deseja, mas é essencial para que tenha, no mínimo, alguma chance.

Prestígio em nível global

No caso do MBA Executivo, o reconhecimento de instituições internacionais do seu diploma simboliza uma enorme vantagem competitiva.

O enfoque do formato de Programa, semelhante aos cursos de MBA no exterior, é uma espécie de carimbo que atesta sua capacidade para atuar na liderança de equipes e pessoas não somente no Brasil, mas também no exterior.

Ampliação de networking

A construção do conhecimento em um curso de MBA Executivo é pautada pela troca de experiências vividas.

Assim, há o compartilhamento de aprendizado entre profissionais que possuem amplo know-how de mercado e, simultaneamente, estão dispostos a aprender e evoluir cada vez mais.

Imagine que cada aula é uma oportunidade de fazer networking de alto nível e, até mesmo, consolidar novos negócios e parcerias.

Segurança e conhecimento para tomada de decisões

Além de todos os benefícios para a carreira e para o currículo, é fundamental mencionar a principal vantagem de um curso de MBA Executivo.

É aquela que realmente faz diferença em qualquer contexto: o conhecimento.

Ao investir em uma formação que vai permitir a você evoluir cada vez mais o mindset em direção aos desafios da nova era, certamente sua rotina vai se tornar mais estimulante e produtiva.

Será mais fácil tomar decisões difíceis e conduzir sua organização rumo ao sucesso.

Diferenças Entre MBA e MBA Executivo

diferencas entre mba e mba executivo

Agora que você já conhece as principais vantagens de um MBA na carreira profissional, talvez ainda se encontre diante da dúvida: qual programa é mais indicado para a sua realidade de gestão?

Para responder a essa pergunta, vale a pena compreender um pouco mais a fundo as distinções pontuais entre o MBA clássico e o MBA Executivo:

MBA

  • É projetado para empresários de forma geral, independentemente do tempo de carreira
  • Possui enfoque principal em habilidades práticas, como marketing ou finanças
  • O currículo é, geralmente, embasado por teorias organizacionais
  • Estudos de caso são muito presentes nas aulas
  • O formato de ensino segue o padrão “comum” de sala de aula: o professor à frente e os alunos nas cadeiras.

MBA Executivo

  • É projetado para gestores com experiência de mercado acumulada
  • Possui enfoque na mentalidade por trás da gestão: capacidades analíticas, reflexivas, colaborativas, entre outras
  • A vivência dos gestores ajuda a embasar o conteúdo das aulas, a troca de experiências é muito presente
  • Há disciplinas ministradas em língua inglesa – ou mesmo o curso em sua totalidade
  • O padrão de ensino é o formato de mesa redonda, que favorece o diálogo e a busca conjunta por soluções.

Para quem o MBA Executivo É Recomendado? Quem Pode Se Beneficiar Mais?

quem pode se beneficiar do mba executivo

O MBA Executivo é um programa com enfoque maior em empresários que ocupam cargos consolidados de liderança em uma empresa.

Em outras palavras: gestores que possuem experiência de mercado acumulada no currículo.

Em todos os MBAs Executivos mencionados aqui, a partir do levantamento da Ivy Exec, observa-se um denominador comum: a formação é recomendada para profissionais que tenham, no mínimo, cinco anos de experiência em gestão das empresas.

Portanto, esses são os profissionais que vão extrair ao máximo o conteúdo programático do curso, com disciplinas em inglês e enfoque em uma atuação internacional.

Como um Coach Pode Ajudar Com o MBA Executivo?

como um coach pode ajudar com o mba executivo

O coach pode ajudar muito na consolidação dos objetivos de um MBA Executivo.

Como vimos, o curso simboliza uma oportunidade de ampliar seu networking, seu know-how sobre o mercado globalizado e suas competências de liderança.

Tudo para que você realmente possa assumir a postura digna de um líder na organização onde atua.

Em sintonia com esse modelo de formação, o acompanhamento de um coach vai potencializar os resultados com ferramentas e técnicas complementares.

Principalmente porque o direcionamento do processo de coaching é totalmente voltado à ação.

Afinal, o aprendizado teórico é apenas uma parte da especialização.

Por meio de uma formação em coaching ou do acompanhamento de um Coach, você vai descobrir como realmente colocar em prática todo o conhecimento adquirido.

Assim, vai ser possível quebrar eventuais padrões de comportamento prejudiciais ou hábitos defasados reproduzidos no dia a dia do seu negócio.

Habilidades como falar em público, inspirar colaboradores, motivar a equipe em busca de objetivos e metas e identificar suas maiores potencialidades são trabalhadas com essa metodologia.

O que Faz um Coach Executivo?

o que faz um coach executivo

O Coaching Executivo é uma abordagem de desenvolvimento pessoal e profissional focada na aceleração dos resultados da empresa.

Esse treinamento favorece a gestão dos processos e dos recursos humanos, gerando maior produtividade, bem-estar e, consequentemente, faturamento.

O profissional capacitado pela formação de Coaching Executivo é aquele que, de porte de um autoconhecimento aprofundado, atua de forma proativa em direção à concretização das metas e objetivos da empresa.

Ele é quem inspira equipes com suas habilidades interpessoais e postura positiva e resolutiva.

Nessa jornada, esse líder compartilha com os colaboradores algumas das principais ferramentas e técnicas do coaching, que envolvem psicologia comportamental, programação neurolinguística, entre outras.

Elas servem como bússola para o direcionamento correto das ações da empresa.

Conheça o MBA in One Day

mba in one day - mba executivo

Gostou de conferir todos os insights deste artigo sobre MBA Executivo e coaching?

Imagine, então, um evento que reúne a essência de ambas as propostas, com foco primordial em reunir e capacitar os principais líderes do mercado.

É justamente essa a proposta do MBA in One Day, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Coaching.

Trata-se do maior Seminário de Gestão, Liderança e Negócios do Mundo, organizado periodicamente em São Paulo (SP).

A próxima edição do evento ocorre no dia 26 de outubro, reunindo alguns dos principais líderes em gestão – incluindo Peter Drucker, Michael Porter e John Kotter.

Para mais informações, acesse o site oficial do evento.

Como se Tornar um Coach?

como se tornar um coach - mba executivo

Se você se interessou pela ideia de cursar um MBA Executivo ou mesmo investir na formação em coaching, a SBCoaching pode ajudar você a dar esse importante passo na sua carreira.

A metodologia da SBCoaching aplicada à formação de líderes já ajudou a transformar a vida pessoal e profissional de mais de 25 mil pessoas.

Para se tornar um Coach, a primeira etapa é justamente encontrar uma instituição de formação de confiança e credibilidade.

Depois, você deve encontrar um curso ou treinamento que se encaixe com os seus objetivos.

Por fim, na hora de decidir, vale lembrar que esse tipo de formação já teve sua eficácia comprovada por uma pesquisa de 2018 chamada Executive Coaching Survey, produzida pela organização americana Sherpa Coaching.

O resultado dos líderes transformados pela metodologia se reflete diretamente nos números das empresas:

  • Aumento na produtividade das organizações.
  • Aprimoramento no atendimento ao cliente.
  • Redução nas queixas de consumidores.
  • Elevação da rentabilidade dos negócios.
  • Racionalização dos gastos da organização.

E na hora da contratação do curso, cabe ressaltar: trata-se de um investimento que terá retornos em diferentes aspectos de sua vida.

Conclusão: MBA Executivo e Coaching moldam o DNA de um líder

conclusao - mba executivo

Como vimos, o MBA Executivo é um acelerador de resultados muito importante para executivos, gestores e CEOs.

Com ele, o aluno tem acesso aos conhecimentos mais atualizados da administração e às principais tendências da gestão moderna.

Ao longo das aulas, o curso trata da base teórica, mas mantém o foco principal na aplicação dos métodos aprendidos na resolução de problemas reais e no estudo de casos.

Assim, o MBA Executivo, por si só, já representa um diferencial interessante para o gestor.

Mas é possível ir além.

Com o coaching, você aprende técnicas de desenvolvimento pessoal e profissional que oferecem resultados poderosos para elevar sua capacidade de liderança e atingir os seus objetivos.

Conciliar ambos, portanto, é altamente recomendável.

Por isso, seja por meio da formação de coaching na SBCoaching ou mesmo da participação em um evento como o MBA in One Day, o mais importante é que você nunca pare de buscar conhecimento.

Só assim você se garante um passo à frente da concorrência.

Gostou do conteúdo deste artigo? Se você apreciou os insights sobre MBA Executivo e coaching, aproveite para compartilhar com seus amigos, colegas e colaboradores nas redes sociais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

As habilidades mais importantes em 2021

Cursos de extensão EAD: Saiba as vantagens de aderir ao sistema

MBA Coaching: Saiba tudo sobre esse tipo de graduação

O papel do feeling no mundo corporativo

Entenda as diferenças entre eficiência e eficácia

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.