MBA em Gestão Financeira: Quais os Benefícios Para Sua Carreira

MBA em gestao financeira quais beneficios para sua carreira

Pensando em fazer um MBA em Gestão Financeira?
Essa é uma decisão importante, que pode significar um impulso à sua carreira profissional ou um incremento nas suas habilidades como gestor.
Entre os temas trabalhados em aula, estão contabilidade financeira, controladoria, gestão de custos e controle orçamentário.
Todos eles são essenciais na formação de um executivo de alto desempenho.
Mas será que o MBA em Gestão Financeira faz sentido na sua jornada corporativa?
Quais são as principais características do curso?
Como ele pode servir de diferencial competitivo no mercado?
E que tipo de ferramentas vai proporcionar a você no dia a dia da empresa?
Essas questões serão respondidas nas próximas linhas, que trarão um resumo completo dessa formação e insights valiosos para a sua decisão.

O Que Significa a Sigla MBA?

MBA em gestao financeira o que significa sigla
A sigla MBA significa Master in Business Administration, um título famoso para aqueles que atuam no mundo dos negócios.
Nas empresas, o MBA se tornou sinônimo de programa de educação gerencial, pois seu conteúdo é voltado para o desenvolvimento da liderança e gestão estratégica.
De acordo com a organização internacional Association of MBAs (AMBA), o programa se enquadra na pós-graduação generalista em nível de mestrado.
Já segundo o MEC, os MBAs estão classificados como cursos de especialização em nível de pós-graduação na área de Administração.
Os MBAs no Brasil também possuem algumas particularidades, apesar de serem inspirados no modelo americano criado em Harvard.
As principais características dos programas nacionais são:

  • O MEC determina que os MBAs devem ter no mínimo 360 horas de duração
  • Ao contrário do enfoque generalista dos EUA, temos MBAs de especialização
  • Há opções de extensão lato sensu e stricto sensu nos MBAs brasileiros
  • Os cursos em tempo parcial prevalecem no Brasil
  • Contabilidade, Marketing, Finanças e Estratégia são disciplinas obrigatórias.

Graças às especializações oferecidas pelas instituições brasileiras, é possível escolher entre diversas áreas para ênfase no MBA, desde sustentabilidade até gestão financeira.

O Que é um Curso de MBA em Gestão Financeira?

MBA em gestao financeira o que e curso
O curso de MBA em Gestão Financeira é um programa de educação continuada direcionado a executivos estratégicos da área de finanças.
A administração financeira é um ponto crítico em qualquer organização, que exige dos profissionais da área conhecimentos profundos para gerir recursos financeiros e aumentar os lucros da empresa.
Por essa razão, o MBA em Gestão Financeira é projetado para oferecer o máximo de conteúdo no menor tempo possível, valorizando o aprendizado profissional na prática.
Tradicionalmente, o programa é procurado por executivos e gestores que não podem se afastar da empresa para se dedicar aos estudos, mas querem aprimorar seus conhecimentos e competências.
Há diversas opções de cursos de MBA em Gestão Financeira que variam em duração, processo seletivo, ementa e outros critérios.
Porém algumas disciplinas são comuns à maioria dos cursos e nos ajudam a entender o programa:

  • Contabilidade Financeira: estudo da contabilidade para gestão e controle
  • Controladoria: sistemas de controle gerencial e análise de desempenho
  • Finanças Corporativas: visão geral de finanças e indicadores básicos
  • Gestão de custos: conceitos e classificação de custos para tomada de decisão
  • Gestão do capital de giro: análise e dimensionamento do capital de giro
  • Matemática financeira: cálculos específicos para valores financeiros
  • Orçamento e controle: planejamento orçamentário e controle avançado.

Para escolher o MBA em finanças mais adequado, é preciso levar em conta o enfoque em gestão, controladoria ou auditoria, além da credibilidade do programa.
Em tempos de competição acirrada no mercado de trabalho, um MBA pode fazer a diferença na carreira.

Quais os Principais Benefícios Para Sua Carreira

MBA em gestao financeira quais principais beneficios carreira
Os benefícios do MBA para a carreira não se resumem a um título, pois são capazes de elevar o profissional a um novo patamar de desenvolvimento.
Confira as vantagens que podem encurtar seu caminho para o sucesso:

Diferencial competitivo no mercado

Com a instabilidade econômica e aumento da competição no mercado de trabalho, ter um MBA em Gestão Financeira é o diferencial que você precisa.
Em entrevista ao site O Globo, a vice-diretora de um dos programas de MBA mais conceituados do país (Coppead/UFRJ) afirma que o MBA é uma exigência das grandes empresas para a área de administração.
No mesmo artigo, outras duas instituições renomadas relatam o aumento da procura pelos cursos de MBA e pós-graduação em tempos de crise, principalmente nas áreas de Gestão de Finanças e Marketing.
Independentemente do cenário econômico, o MBA é sempre bem-vindo e salta aos olhos dos recrutadores – ou dos superiores que decidem quem será promovido na empresa.

Conexão com a realidade corporativa

É natural que executivos e gestores experientes não tenham tempo ou disposição para longas divagações teóricas e conteúdos extremamente densos.
É por isso que o MBA em Gestão Financeira vai muito além da teoria, priorizando a aplicação prática de métodos, ferramentas e tendências.
As metodologias trabalham com casos reais e estão sempre conectadas com a realidade corporativa das grandes empresas, trazendo desafios de planejamento, execução e controle de finanças que serão enfrentados no dia a dia.

Aumento de salário

De acordo com uma pesquisa da Catho Educação de 2018, o salário dos executivos em cargos de diretoria que possuem MBA é 47,2% maior.
Para os executivos em cargo de gerência e coordenação, a diferença chega a 53,7%, provando que os benefícios do MBA refletem diretamente no bolso.
Via de regra, o salário das pessoas mais bem qualificadas é superior em qualquer nível hierárquico.

Certificação reconhecida internacionalmente

Concluir um MBA em Gestão Financeira no Brasil garante a você um título de especialista reconhecido no mundo todo.
Segundo o ranking de MBAs de 2018 feito pelo Ivy Exec, cinco programas de MBA executivo brasileiros estão entre os melhores da América Latina.
Além disso, boa parte dos programas conta com módulos internacionais realizados em instituições renomadas do exterior.

Atualização de conhecimentos

Os programas de MBA em Gestão Financeira são ministrados por executivos, professores e consultores de alto nível, que atuam no mercado e estão sempre sintonizados às últimas tendências de sua área.
Assim, o curso proporciona uma atualização completa dos seus conhecimentos, capacitando você para colocar em prática as estratégias mais inovadoras em administração financeira.
É por isso que os executivos com MBA em finanças são os mais preparados para encarar os desafios do novo cenário global.

Diferenças Entre um Curso de MBA e um Curso de MBA em Gestão Financeira

MBA em gestao financeira diferencas entre curso
A diferença entre um curso de MBA generalista e um MBA em Gestão Financeira é o caráter de especialização.
Há basicamente três tipos de MBA disponíveis no Brasil: o MBA generalista, o MBA com especialização e o MBA com especialização em nicho.
Vamos conhecer um pouco sobre cada tipo de programa:

MBA generalista

O MBA generalista, também chamado de MBA executivo, oferece uma perspectiva ampla sobre o ambiente de negócios, capacitando os profissionais para atuar como líderes, gestores e empreendedores.
São cursos mais abrangentes que incluem disciplinas como Gestão Estratégica, Economia Empresarial, Gerenciamento de Projetos, Gestão de Pessoas e Negociação e Administração de Conflitos.
A maioria desses cursos é voltada a gestores com anos de experiência, que desejam desenvolver seu senso crítico, pensamento estratégico e assertividade.

MBA com especialização

O MBA em Gestão Financeira está na categoria de programas com especialização, ou seja, que direcionam o conteúdo para uma área corporativa específica.
Esse tipo de MBA não descarta o conhecimento holístico necessário para compreender o ambiente de negócios, mas inclui disciplinas e metodologias para determinados segmentos empresariais.
Alguns exemplos de MBAs com especialização são:

  • MBA em Gestão Financeira
  • MBA em gestão de pessoas
  • MBA em supply chain
  • MBA em gestão estratégica de TI
  • MBA em gestão de projetos
  • Mba em marketing
  • MBA em operações
  • MBA em relações internacionais
  • MBA em sustentabilidade
  • MBA em educação e humanidades.

MBA com especialização em nicho

O MBA com especialização em nicho dá um passo além na segmentação, pois é direcionado para um mercado específico.
Enquanto o MBA com especialização é concebido para uma área de negócios presente na maioria das organizações, o MBA de nicho é pensado especificamente para um setor industrial, comercial ou de serviços.
Estes são exemplos de MBAs desse tipo:

  • MBA em gestão no setor de óleo e gás
  • MBA executivo em gestão de saúde
  • MBA em varejo e mercado de consumo
  • MBA em gestão de obras civis
  • MBA em gestão pública
  • MBA em agronegócio
  • MBA em gestão de gastronomia
  • MBA em tecnologia de projetos da construção civil.

O mercado valoriza tanto os profissionais com competência generalista quanto especialista, a depender da atuação e circunstâncias da empresa.
O ideal é combinar um conhecimento geral de negócios, liderança e gestão com uma especialização que realmente se aplique ao seu cargo– seja a posição atual ou aquela almejada para o futuro.

Para quem a Pós-Graduação em Gestão Financeira É Recomendada? Quem Pode Se Beneficiar Mais?

MBA em gestao financeira pra quem pos graduacao recomendada quem pode beneficiar mais
A pós-graduação em gestão financeira é recomendada para todos os profissionais que desejam se especializar nas áreas de administração de finanças, controladoria e auditoria.
O público-alvo específico de cada curso depende das disciplinas do programa, considerando que os MBAs costumam exigir experiência profissional comprovada dos ingressantes.
Quem mais se beneficia do MBA em Gestão Financeira, naturalmente, são os profissionais que já atuam na área.
Confira os benefícios do curso para cada público:

Profissionais de administração financeira

São o público-alvo primário do MBA em Gestão Financeira e devem ser formados em cursos superiores relacionados como Administração, Economia e Ciências Contábeis.
A maioria dos MBAs exige um tempo mínimo de conclusão da graduação e experiência profissional, além de condicionar o ingresso à análise de currículo e entrevista.
Desse modo, os profissionais que buscam a especialização se dividem entre os que já ocupam cargos de gerência e os que dependem do curso para conquistar a promoção no trabalho.

Investidores e analistas financeiros

O MBA em Gestão Financeira também pode ser muito útil para profissionais que atuam em áreas relacionadas às finanças, tais como analistas de mercado, diretores de relações com investidores e membros de conselhos fiscais.
Assim, profissionais que trabalham em corretoras, companhias de seguros, bancos, cooperativas de crédito e outras empresas de intermediação podem alavancar a carreira com uma especialização financeira.

Executivos e empresários

Os executivos e empresários podem se beneficiar do MBA em finanças para aprimorar seus conhecimentos e melhorar seu desempenho nos negócios.
Afinal, conhecimento em mercado financeiro, administração de capital e gestão de custos nunca é demais para ampliar as competências de um gestor e líder.

Ensino a Distância e o MBA em Gestão Financeira

MBA em gestao financeira ensino a distancia
O MBA em Gestão Financeira na modalidade de ensino a distância já é uma realidade no Brasil, com o aumento da credibilidade da pós-graduação online.
De acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), 46,4 mil alunos já estavam matriculados em cursos de pós-graduação 100% online em 2016.
Os cursos de MBA online cumprem as mesmas condições dos cursos presenciais e oferecem ambientes virtuais de aprendizagem de alta tecnologia, além de favorecerem a troca de experiências entre profissionais na plataforma.
Além disso, são perfeitos para profissionais que não conseguem um espaço na agenda para os encontros presenciais, ou trabalham em locais muito distantes da instituição desejada.

Como um Coach Pode Ajudar na sua Pós-Graduação em Gestão Financeira?

O coach é o profissional mais indicado para ajudar você a aproveitar ao máximo a pós-graduação em gestão financeira.
Você já deve ter ouvido falar em coaching inúmeras vezes, e não à toa: o mundo dos negócios está sendo revolucionado por essa metodologia poderosa.
O processo de coaching pode ser descrito como uma jornada de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento rumo ao sucesso pessoal e profissional.
Para proporcionar esse aprendizado, o coach utiliza técnicas e métodos avançados para despertar seu potencial e gerir suas competências em busca de resultados extraordinários.
Durante um MBA em Gestão Financeira, você pode contar com o coach para acompanhar sua evolução pessoal a cada etapa do curso, auxiliando na mudança positiva, disciplina e motivação.
Inclusive, há coaches especializados em finanças que podem ser ainda mais úteis para todos os momentos da sua carreira.

O que Faz um Coach Financeiro?

MBA em gestao financeira o que faz coach financeiro
O coach financeiro utiliza seus conhecimentos e técnicas para ajudar você a alcançar seus objetivos financeiros.
Diferentemente de um consultor, o coach financeiro não trata de crises ou problemas pontuais, mas foca na mudança permanente da sua relação com o dinheiro e comportamento em relação às finanças.
Para isso, o profissional auxilia na definição de objetivos realistas, promove a análise de viabilidade econômica das metas e encoraja a adoção de hábitos financeiros saudáveis.

Conheça o MBA in One Day

MBA em gestao financeira conheca in One Day
O MBA in One Day é o maior evento de gestão, liderança e negócios do mundo, orgulhosamente promovido pela Sociedade Brasileira de Coaching.
O título “MBA em um dia” é uma referência às oito horas de aprendizado intenso sobre conhecimentos e estratégias dos maiores especialistas mundiais em negócios.
O evento conta com lições de liderança por Peter Drucker, estratégias de organização por Tom Peters e visões inspiradores sobre execução de Jim Collins.
Se você quer ampliar suas competências como líder e gestor, melhorar sua atuação e maximizar resultados, o MBA in One Day é o melhor investimento – e basta reservar um único dia na agenda.

Como se Tornar um Coach?

Para se tornar um coach de sucesso e transformar gestores em verdadeiros especialistas em negócios, é preciso ser apaixonado pelo potencial humano e seu desenvolvimento.
Afinal, o coach é responsável por despertar as melhores capacidades de cada indivíduo e levar empresas, equipes e profissionais à realização de seus objetivos.
O primeiro passo para agregar o coaching à sua carreira é a formação, e para isso a SBCoaching oferece diversas opções de cursos e treinamentos.
Um dos programas de destaque é o MBA em coaching da SBCoaching, reconhecido como um dos melhores do país e o mais alto título a ser conquistado por um coach.
Se você quer desenvolver carreiras e mudar vidas, essa é a oportunidade perfeita de entrar para a elite dos coaches brasileiros – e largar na frente em um mercado altamente promissor.

Conclusão

MBA em gestao financeira conclusao
Clipboard with Concept – MBA with Office Supplies Around. 3d Rendering. Blurred and Toned Illustration.

Como vimos, o MBA em Gestão Financeira é um dos mais procurados pelos gestores e profissionais de administração das principais empresas do Brasil e do mundo.
Para ingressar no curso, algumas universidades exigem currículo com experiência comprovada, além de diploma em áreas relacionadas.
Esses pré-requisitos são interessante para limitar o escopo do público-alvo, agregar alunos de alta capacidade e aprofundar conhecimentos que vão muito além daqueles aprendidos em uma graduação.
Dessa forma, você pode colocar em prática o aprendizado trabalhando em parceria com os colegas em simulações em sala de aula.
Esse é um dos grandes diferenciais de um MBA em Gestão Financeira: o caráter prático, chamado em inglês de “hands-on”, que mobiliza a turma a solucionar problemas estudando casos reais de empresas.
Se você está em dúvida sobre a importância de um curso como esse, vale a pena marcar presença no próximo MBA in One Day, promovido pela SBCoaching.
O evento, de apenas oito horas de duração, promete um intensivo com alguns dos principais nomes da administração e dos negócios.
E nessa jornada de busca de conhecimento e capacitação, um dos seus maiores aliados é o coaching.
É importante ressaltar a diferença que essa metodologia pode fazer na vida pessoal e profissional não apenas de executivos, mas também de profissionais que buscam grandes objetivos em sua carreira.
Então, ficou empolgado para dar os próximos passos para chegar mais perto do nível de performance que você almeja?
Deixe um comentário contando sua experiência e sua motivação para cursar um MBA em Gestão Financeira.

Comentários

Quem leu este post leu também :)

Teoria das inteligências múltiplas: tudo que você precisa saber

Tendências em educação empreendedora: quais são e benefícios

Arquétipo: o que é, tipos e como se aplicam

Empresa Júnior: o que é, como funciona e vantagens

Psicopedagogia: o que é, importância e atuação profissional

Grafologia: o que é e como funciona a análise de caligrafia

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.