O que é MBA? [Guia Completo]

o que e MBA guia completo

Se conhecimento é poder, entender o que é MBA é o primeiro passo para quem almeja qualificação profissional e pensa em alavancar a carreira.
Mais do que um curso de pós-graduação, o MBA, cuja sigla em inglês significa Master Business Administration, é uma oportunidade para ampliar conhecimento e, ao mesmo tempo, conhecer novos contatos profissionais.
Não é por acaso que dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostram que mais de 40 milhões de brasileiros demonstraram interesse em fazer cursos de qualificação profissional.
Neste texto, você vai entender o que é MBA na prática, com uma explicação aprofundada sobre cada uma das etapas do curso.
Também vai descobrir o período de duração, como é o processo de seleção, o que é ensinado nas aulas e as diferenças entre MBA, Especialização e Mestrado.
Ao fim do artigo, você poderá concluir se fazer um MBA neste momento é o ideal para a sua carreira ou se vale a pena esperar mais um pouco para aproveitar ao máximo os benefícios do curso.
Esperamos que a leitura seja produtiva. Vamos em frente?

O que é MBA?

o que e MBA
Sigla de Master Business Administration, o MBA é um curso de especialização em nível de pós-graduação voltado à área de administração.
Essa definição é utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) para designar o MBA no Brasil.
O governo federal também é claro ao definir que apenas quem possui diploma de graduação pode se matricular em MBA.
Por estar relacionado à administração, o curso é bastante procurado por administradores, gestores, executivos e empresários.
De acordos com dados recentes divulgados pelo MEC, existem mais de 325 mil estudantes de MBA no Brasil.
Se você está pensando em se juntar a eles, fique atento aos próximos tópicos: vamos entrar em detalhes sobre a configuração do curso, a duração e o processo seletivo.

Qual é a duração e carga horária?

o que e MBA qual duracao carga horaria
O Ministério da Educação determina que os cursos de MBA devem ter duração mínima de 360 horas.
Nesse período, não está computado o tempo necessário para estudo individual ou em grupo: são consideradas apenas as horas em sala de aula.
Vale lembrar que 360 horas é o período mínimo.
A duração poderá ser ampliada de acordo com os objetivos e o projeto pedagógico do curso.
Além da definição do MEC, é preciso levar em conta as orientações da Associação Nacional de MBA (Anamba), que representa o setor no Brasil.
A entidade classifica os cursos com 360 horas como padrão Brasil e define os cursos de 480 horas como padrão global.
Seja qual for a duração do curso, as aulas costumam ocorrer aos sábados ou em alguns dias úteis à noite, como nas quintas e sextas-feiras.
Alternativamente ao MBA, existem eventos focados em gestão e negócios que contam com palestras de especialistas e uma experiência intensa de aprendizado.
Em São Paulo, por exemplo, você encontra o MBA in one day, o maior seminário de gestão, liderança e negócios do mundo.
Trata-se de uma experiência de imersão no MBA, promovida pela SBCoaching e reconhecida pelo mercado.

Como é o processo de seleção para o MBA?

o que e MBA como processo selecao
O processo de seleção para o MBA tende a variar bastante conforme os objetivos do curso específico, o seu prestígio junto ao mercado e o tamanho do interesse pelas vagas.
Por isso, os requisitos variam entre cada instituição, e a melhor maneira de obter a informação precisa é consultar diretamente no site específico do curso que você deseja realizar, dentro do portal da universidade escolhida.
Entre os requisitos que as universidades costumam cobrar, pode-se destacar tempo de experiência, disponibilidade para estudo fora do horário de aula e experiência como gerente.
É bastante comum, também, que o currículo passe por uma análise.
Ainda é possível que os responsáveis por selecionar os candidatos façam uma entrevista com os finalistas, caso haja poucas vagas no curso em questão.

Como é o curso?

Por ser voltado à administração, o curso de MBA é montado, na maior parte das vezes, por disciplinas que contribuem para a formação e a atuação de gestores.
Assim, temas como finanças, economia, liderança, estratégia, recursos humanos, comportamento organizacional, tecnologia da informação, marketing e comunicação tendem a predominar entre as 360 horas de aula exigidas pelo Ministério da Educação.
Além disso, o MEC determina que o curso seja ministrado, obrigatoriamente, por um corpo docente composto de 100% com pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu. Veremos a diferença entre eles mais à frente.
Para se formar no MBA, o aluno precisará apresentar um trabalho de conclusão ao fim dos estudos, seguindo critérios estabelecidos pela instituição de ensino.

Como é o trabalho de conclusão de curso

Condição para a conclusão do curso de MBA, o trabalho de conclusão pode sofrer variações entre as instituições de ensino que oferecem os cursos.
Na maior parte das vezes, porém, o trabalho de conclusão do MBA é uma monografia na qual o aluno precisará estudar ou analisar determinado assunto, levando em consideração referências bibliográficas aprovadas pelo professor orientador.
O objetivo do trabalho de conclusão de curso no MBA é aplicar o conhecimento adquirido ao longo das aulas na prática.

Certificado

Os certificados emitidos pelas instituições de ensino, segundo o MEC, devem mencionar a área de conhecimento do curso.
Além disso, é preciso que o certificado esteja acompanhado do histórico escolar do aluno, com uma relação de disciplinas e carga horária, além das notas obtidas pelo aluno ao longo das disciplinas.
O certificado precisa conter, ainda, o período e o local em que o curso foi realizado, além da sua duração total.

Qual a diferença entre MBA e pós-graduação?

o que e MBA qual diferenca pos graduacao
Quem não é do meio acadêmico pode se confundir entre MBA e pós-graduação.
Para entender o que significa cada conceito, você precisa entender que os cursos de pós-graduação, no Brasil, são divididos em duas áreas.
Os cursos stricto sensu são os programas de mestrado e doutorado, que oferecem diploma de titulação após a defesa de uma pesquisa em banca pública.
Esses cursos precisam de autorização do MEC para funcionar.
O termo stricto sensu tem origem no latim e significa “sentido específico”.
Portanto, se você deseja permanecer no mundo acadêmico e se tornar um mestre ou doutor, a opção é pelo mestrado ou pelo doutorado.
Esses cursos são voltados para quem deseja se tornar um pesquisador ou professor universitário.
A outra área é chamada de lato sensu, e inclui cursos de pós-graduação de menor duração e que tendem a ser menos exigentes que os mestrados e doutorado.
Esses cursos de pós-graduação, em geral, estão voltados para necessidades do mercado, e não precisam ter uma autorização prévia do MEC.
Em vez da titulação oferecida em mestrados e doutorados, esses cursos de pós-graduação lato sensu oferecem certificado de conclusão.
Lato sensu significa “sentido amplo”.
Dentro dos cursos de pós-graduação de lato sensu, estão os MBAs.
A diferença entre MBA e pós-graduação reside no fato de que os cursos de pós-graduação abrangem qualquer área do lato sensu, enquanto o MBA abrange cursos de pós-graduação lato sensu focadas na área de administração e gestão.
Esta é a definição do próprio MEC sobre os MBAs: “Os cursos designados como MBA – Master Business Administration ou equivalentes nada mais são do que cursos de especialização em nível de pós-graduação na área de administração”.

Diferença entre MBA, Especialização e Mestrado

No Brasil, todo curso realizado após o ensino superior é chamado de curso de pós-graduação.
O que conhecemos por especialização nada mais é do que cursos de pós-graduação lato sensu voltados a profissionais com diploma de ensino superior e que desejam ampliar conhecimentos em determinada área.
Tanto a Especialização quanto o MBA são cursos de pós-graduação lato sensu.
A diferença entre eles é que a Especialização é um termo mais amplo e generalista, enquanto o MBA é focado em administração, gestão e negócios.
O Mestrado, por sua vez, está relacionado aos cursos stricto sensu, voltados para quem deseja se tornar um mestre e seguir carreira acadêmica, seja como pesquisador ou professor universitário.
Para concluir o mestrado, é preciso passar por uma banca. Ao concluir o curso, você recebe uma titulação e passa a ser chamado de mestre.
No Brasil, ter um título de mestre é condição para quem deseja se tornar um doutor.

Quem pode fazer um MBA?

o que e MBA quem pode fazer um
O Ministério da Educação é taxativo ao determinar que apenas profissionais com diploma de curso superior possam fazer o curso de MBA.
Isso acontece porque, como você já entendeu, o MBA é considerado um curso de pós-graduação, um complemento à graduação.
Em geral, essa é a única exigência para se matricular em cursos de MBA, mas algumas instituições de ensino podem impor outras restrições para os interessados.
Um dos critérios que podem ser considerados é a experiência profissional e como gestor, já que o curso é voltado à administração.
Nesse caso, a instituição exigiria, por exemplo, experiência mínima de três anos na área para cursar o MBA.
Analisando o perfil dos alunos em levantamento realizado pela Anamba em 2017, é possível ter algumas pistas, ainda que superficiais, sobre o perfil dos alunos de MBA no país.
Segundo a entidade, metade dos entrevistados é do sexo masculino e metade do sexo feminino.
Praticamente nove em cada dez estudantes possuem vínculo empregatício e apenas 5 em cada 100 são empreendedores.
De acordo com o levantamento, a média de idade dos estudantes de MBA é de 30,9 anos.
Agora, se você não possui um diploma de Ensino Superior e mesmo assim quer alavancar a sua carreira, existem duas alternativas principais.
A primeira é buscar acompanhamento de um coach, um profissional que utiliza métodos com embasamento científico para potencializar suas capacidades e aperfeiçoar o seu desempenho em diversas áreas, do âmbito profissional ao pessoal.
A outra alternativa é participar de eventos como o MBA in one day.
Reconhecido em nível internacional, ele foi idealizado pelo administrador de empresas, cientista comportamental e escritor independente Ben Tiggelaar.
Ele é pesquisador há mais de 25 anos, tem profundo conhecimento em temas como liderança, gestão e mudança organizacional, e já escreveu sete livros.
Concebido como um seminário, o MBA in one day já reuniu mais de 19 mil gestores, líderes, executivos e influenciadores ao redor do mundo.
Tudo isso graças ao formato dinâmico do evento, que promete um “MBA em apenas 8 horas”.
Em 2017, ele esteve pela primeira vez no Brasil, a convite da SBCoaching, na edição inaugural do MBA in one day no país.
Neste ano, o evento ocorre no dia 16 de dezembro, em São Paulo. As inscrições estão abertas.

Quando fazer MBA?

o que e MBA quando fazer
Desde que você esteja formado em alguma graduação e atue em uma área voltada à administração, é possível se candidatar em um curso de MBA.
Mesmo assim, há um entendimento comum entre educadores e profissionais, que aponta que profissionais que tenham pelo menos três anos de formado tendem a aproveitar mais o curso.
Isso porque a experiência profissional nesses três anos permitirá colocar o conhecimento obtido em sala de aula em perspectiva, contribuindo para o debate com outros colegas e agregando conhecimento prático.
O curso de MBA também é indicado para profissionais que desejem ampliar sua rede de networking e aprimorar competências gerenciais como tomada de decisão e liderança.
Se esses forem os seus objetivos, mas você não tem tempo nem dinheiro para aderir a um MBA neste momento, talvez valha a pena considerar a experiência promovida pelo MBA in one day.
Outra alternativa para buscar esse tipo de crescimento profissional é recorrer aos profissionais de coaching, que utilizam técnicas com embasamento científico para aprimorar a capacidade de seus clientes, seja no âmbito profissional ou pessoal.

Quais são os tipos de MBA?

o que e MBA quais sao tipos
Os cursos de MBA se dividem em duas modalidades principais. Há também uma alternativa ainda mais voltada ao mercado, sobre a qual falaremos em seguida:

MBA Tradicional

Também chamado de MBA Profissional, o MBA Tradicional foca no dia a dia no mercado de trabalho.
O curso se concentra em habilidades que o profissional poderá usar no dia a dia, como contabilidade, marketing e finanças.
Para apresentar e ensinar essas habilidades, o curso de MBA Tradicional utiliza vários estudos de caso, com exemplos do mercado brasileiro e internacional.
Em geral, os alunos que optam pelo MBA Tradicional possuem experiência no mercado de trabalho, de 3 a 5 anos, mas não contam com uma experiência aprofundada na área de gestão.
É justamente essa lacuna que o MBA Tradicional preenche.

MBA Executivo

Ao contrário do MBA Tradicional, que procura ensinar novas habilidades para auxiliar na carreira, o MBA Executivo é planejado para treinar os alunos para ocuparem cargos de gestão em nível executivo.
Nesse caso, o ponto de vista adotado nas aulas é o do gerente.
Por isso, o público-alvo do MBA Executivo são os gerentes que já possuem alguma experiência e conhecimento de gestão.
Na maior parte dos casos, os alunos de MBA Executivo têm, no mínimo, mais de cinco anos de gestão, mas não é raro encontrar profissionais que atuam como gestores há dez anos e estão cursando o MBA Executivo para melhorar ainda mais a própria capacidade de gestão, a fim de alavancar resultados.

MBA In One Day

O MBA In One Day é um curso completamente imersivo, que ensina o melhor da gestão e da liderança em apenas um dia.
Vale a pena para pessoas que querem relembrar os principais insights de um MBA tradicional, para profissionais que buscam ferramentas de liderança e para coaches que entendem a necessidade de se atualizar sobre princípios de gestão.
Mais de 19 mil líderes de todas as culturas e segmentos culturais já tiveram resultados com o MBA In One Day.
“Fiquei muito impressionado com o conteúdo e o formato do MBA in One Day. Sou a favor de mais pessoas entenderem o que é preciso para construir e gerenciar um negócio”, diz Philip Kotler, considerado um dos pais do marketing moderno.
Para mais informações, visite este link.

É possível fazer MBA a distância?

o que e MBA possivel fazer distancia
Não há nenhum tipo de impedimento por parte do MEC para quem deseja cursar MBA a distância.
O governo define que os cursos de pós-graduação lato sensu a distância podem ser oferecidos por instituição de educação superior, com a condição de que elas possuam credenciamento para educação a distância.
O MEC determina, também, que os cursos a distância devem incluir, necessariamente, provas presenciais e defesa presencial do trabalho de conclusão de curso.
Para quem busca praticidade e tem pouco tempo, essa modalidade tende a ser uma boa alternativa, mas o networking com colegas fica mais restrito.
Uma alternativa interessante é o MBA in one day, evento que traz diversos palestrantes especialistas para promover a troca de conhecimentos.
A grande vantagem desse tipo de evento é o período reduzido (apenas um dia) e a imersão em conteúdos de gurus internacionais reconhecidos na área.

O que é preciso para fazer MBA ou especialização no exterior?

Se você almeja uma carreira internacional, cursar um MBA no exterior pode ser um diferencial importante.
Nesse caso, uma dica é buscar programas promovidos por países fora da Europa e dos Estados Unidos, onde o mercado está próximo da saturação.
No Canadá, por exemplo, o governo criou o Post-Graduation Work Permit, um visto de trabalho de até três anos para quem concluir determinados cursos de graduação, pós ou MBA em instituições públicas ou privadas credenciadas.
Mas é importante se preparar antes de tentar a sorte no exterior.
A maioria dos programas de MBA internacionais exige pelo menos dois anos de experiência de trabalho e um histórico acadêmico impecável.
Dependendo do curso, o candidato também precisa ser bem avaliado em exames de admissão e em testes de proficiência no idioma local.
Mas as exigências não param por aí.
Durante o processo seletivo para cursar um MBA no exterior, é comum que os avaliadores cobrem por experiências extracurriculares.
São atividades executadas em outras áreas e experiências que mostram que você é independente, dedicado, tem capacidade de liderança e está envolvido com a comunidade onde vive.

Ranking MBA no mundo

A editora britânica Quacquarelli Symonds (QS) atualiza anualmente um ranking de cursos MBA que é reconhecido como uma das classificações mais importantes a nível internacional.
De acordo com o levantamento, os cem melhores cursos de MBA estão espalhados pelos Estados Unidos, Europa, Ásia e Oceania.
O que torna esses cursos superiores aos outros é o fato de que, muitas vezes, o aluno tem contato com professores e pesquisadores que são responsáveis por conceber teorias e conceitos empregados no mercado.
Imagine estudar uma teoria que foi desenvolvida por determinado pesquisador em uma sala de aula em que é justamente esse pesquisador que tem a palavra.
Outro diferencial desses cursos de MBA é o fato de que alguns contam até com vencedores de Prêmio Nobel no quadro docente.
A lista atualizada da Quacquarelli elenca as seguintes universidades no topo do MBA a nível internacional:

  1. University Canada West – Canadá
  2. GISMA Business School – Alemanha
  3. Queen University Belfast – Irlanda do Norte
  4. University Of Technology Sydney – Austrália
  5. European University Cyprus – Chipre.

Instituições mais procuradas para prestar um curso de MBA no Brasil

Se você quer fazer um MBA no Brasil e não abre mão da excelência, é importante ficar atento à certificação internacional das universidades.
Isso porque as escolas de negócios brasileiras com certificação em pelo menos um dos três selos de qualidade internacional – Association of MBAs (AMBA), Advance Collegiate Schools Of Business (AACSB), European Quality Improvement System (EQUIS-EFMD) – podem ser consideradas a elite dos cursos de MBA no país.
Confira a lista das universidades que oferecem MBA no Brasil e possuem certificação internacional:

  • Fundação Getúlio Vargas (FGV) – São Paulo (SP)
  • Faculdade Ibmec – Rio de Janeiro (RJ)
  • Fundação Dom Cabral (FDC) – Nova Lima (MG)
  • Fundação Instituto de Administração (FIA) – São Paulo (SP)
  • Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo (Insper) – São Paulo (SP)
  • Coppead – UFRJ – Rio de Janeiro (RJ).

Conclusão

o que e MBA conclusao
Neste artigo, você entendeu como o curso de MBA funciona, quais são os tipos de cursos no mercado brasileiro, como ocorre o processo de seleção, quem pode fazer o MBA e para quem ele é recomendado.
Também entendeu a diferença entre o MBA e o mestrado, além de conhecer as universidades mais conceituadas no Brasil e no exterior.
Esperamos que a leitura tenha sido produtiva e você tenha tomado a sua decisão.
Se esse tipo de curso não for a sua escolha, considere alternativas como o MBA in one day, um evento de oito horas que promove uma troca de conhecimentos com profissionais de excelência.
Talvez esse seja o acelerador que você precisava para chegar mais longe no mercado.
Seja qual for a sua decisão, estaremos aqui para ajudá-lo com conteúdo de qualidade.
Gostou das dicas sobre MBA?
Deixe um comentário e compartilhe este artigo nas suas redes sociais.

Comentários

Quem leu este post leu também :)

Teoria das inteligências múltiplas: tudo que você precisa saber

Tendências em educação empreendedora: quais são e benefícios

Arquétipo: o que é, tipos e como se aplicam

Empresa Júnior: o que é, como funciona e vantagens

Psicopedagogia: o que é, importância e atuação profissional

Grafologia: o que é e como funciona a análise de caligrafia

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.