O Mercado de Trabalho no Brasil

Embora pesquisas recentes apontem certa desaceleração no mercado de trabalho brasileiro, o que se pode notar, de fato, é que as empresas têm-se tornado cada vez mais exigentes quanto ao perfil ideal para os seus funcionários, sobretudo quanto a critérios como formação e experiência profissional. Por isso, o quadro de vagas abertas sem candidatos aptos a preenchê-las se tornou uma realidade comum para muitas organizações.

Segundo estudo feito pela Robert Half, multinacional líder em recrutamento especializado, 42% dos executivos brasileiros entrevistados afirmam que as dificuldades para encontrar o colaborador certo começam logo na análise dos currículos, pois muitas pessoas exageram nas informações listadas no documento. E o ponto no qual há mais exagero é justamente a área reservada à apresentação das experiências profissionais. De acordo com os responsáveis pelas seleções, os candidatos também costumam pecar pelo excesso em relação aos dados sobre o domínio de outras línguas e sobre os motivos de deixar o emprego anterior ou atual.

 

Na hora de montar o currículo, é essencial ser objetivo nesse ponto e listar todas as empresas nas quais trabalhou, o cargo ocupado e as tarefas desempenhadas. É conveniente ficar bem atento a essas informações, pois, para 29% dos executivos brasileiros consultados pela Half, as qualificações profissionais são o segundo ponto mais importante na primeira análise de um candidato.

Mas o cuidado de quem aspira por uma ascensão na carreira profissional ultrapassa o currículo. É preciso ficar atento ao comportamento nas redes sociais. Afinal, 44% dos brasileiros entrevistados concordam que fotos e informações inadequadas em sites de relacionamento podem influenciar no julgamento do candidato. A qualidade de vida e a busca pelo desenvolvimento profissional também são pontos levados em consideração pelos brasileiros consultados.

mercado de trabalho no Brasil
42% dos executivos brasileiros entrevistados afirmam que as dificuldades para encontrar o colaborador certo começam logo na análise dos currículos

O comportamento no trabalho também é observado, já que problemas de relacionamento com os colegas, como fofocas, são apontados por 60% dos brasileiros entrevistados como o principal fator de estresse no ambiente corporativo. Quanto ao respeito à hierarquia, ponto fundamental para uma contratação, os brasileiros se mostram líderes abertos ao diálogo. Para 82% dos participantes da pesquisa o nível hierárquico não é barreira para a comunicação quando o assunto é qualidade de vida.

Diferentemente da maioria dos entrevistados estrangeiros, 50% dos brasileiros consultados pelos pesquisadores afirma que seus empreendimentos possuem programas de gestão de habilidades profissionais ativos e se importam com o desenvolvimento dos colaboradores porque reconhecem as vantagens de reter talentos e valorizam a lealdade e a dedicação, além é claro, de considerar as habilidades técnicas do colaborador.

Sabendo quais os pontos mais valorizados pelos gestores numa seleção, suas chances de conquistar uma vaga aumentam. Fique atento a essas questões, faça um currículo sucinto e informativo e prepare-se para a entrevista! Boa sorte!

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.