Metas são fundamentais para o Coaching

Não é incomum que muitos clientes de coaching relatem não ter propósitos, objetivos e muito menos metas.

Realmente propósitos geram objetivos e estes nos levam a definir metas. O interessante é que com alguns minutos de conversa pode-se observar que na maioria desses clientes há propósitos sim, mas que estão escamoteados pelas dificuldades vividas no momento ou trazidas.

Depois de ouvir por algum tempo o cliente, o coach¹ realizando as perguntas certas pode fazer com que o coachee² perceba que propósitos não faltam, o que falta é limpar a poeira que os está encobertando.

Esse é um passo importante no processo de coaching, fazer com que o cliente por si próprio não apenas descubra os fatores que o levaram onde está, bem como a dificuldade de perceber seus propósitos de vida, às vezes somente profissional, em outras pessoal, e não raramente nos dois aspectos da vida.

Conforme o processo vai sendo desencadeado vamos em conjunto desmitificando algumas crenças, descobrindo o que realmente foi positivo na vida do coachee e impacta até hoje, quais são seus maiores sonhos, o que ele ganha não realizando seus sonhos e o que acredita que vai perder ao realiza-los e como minimizar essas perdas mantendo os ganhos.

Nessa altura já temos propósitos claros e sonhos delineados a curto, médio e longo prazo. Descobrimos também forças e fraquezas e o que pode ser feito para potencializar as forças a fim de aproveitar melhor as oportunidades e diminuir as possíveis ameaças causadas pelos pontos fracos, que todos nós temos.

Um erro comum é quando o cliente vem focando em demasiado e colocando sua energia nas fraquezas em detrimento de maximizar suas forças. Reconhecer as fraquezas é importantíssimo, mas apenas para saber como lidar com elas, como minimiza-las sem, contudo deixar que elas sejam o centro das atenções.

Nesse ponto já é possível especificar de forma clara os objetivos a serem alcançados e assim criar metas de como atingir e em que tempo. Em todo o processo há tarefas dadas pelo coach a serem realizadas pelo coachee fora das sessões e que devem ser cumpridas por serem essenciais para o êxito.  Tudo isso exige parceria e comprometimento do coachee. Sem isso não é possível dar prosseguimento e ter sucesso no processo de coaching.

O tempo para a elaboração das metas varia das demandas de cada cliente. São também essas demandas que vão determinar o tempo do Processo. Cabe ao coach sensibilidade e experiência não apenas para acompanhar o coachee lado a lado, mas para deixa-lo munido de ferramentas internas que vão ser essenciais para que ele dê continuidade em suas realizações pós processo.

¹ Coach é a pessoa que conduzo processo de coaching 

² Coachee é o cliente

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.