ESPECIAL SBCOACHING: MEU MESTRE

Para celebrar o dia do Professor, que é comemorado em 15 de outubro, preparamos uma seleção de artigos especiais de nossos colaboradores sobre a importância dos professores para a formação humana.

De hoje até a próxima sexta-feira, você vai conferir histórias sobre o ato de ensinar e aprender, e de como o Coaching é um poderoso aliado à Educação complexa e desafiadora da era digital, que exige muita criatividade, interação e um novo olhar para o sentido de troca de conhecimentos. 

O coach Marinaldo Guedes, reconhecido internacionalmente por seu projeto de fomento à liderança em uma tribo indígena da Amazônia, abre os trabalhos com a sua reflexão sobre o “papel dos Mestres” em nossas vidas. Boa leitura!

MENINO, QUEM FOI TEU MESTRE?

Por Marinaldo Guedes

Passei aqui só para lembrar de uns pequenos detalhes. Somos seres possíveis, hoje, porque tivemos quem nos direcionasse nos conhecimentos. Sei que os méritos são meus, que a inteligência é minha, mesmo assim algo me diz que eu não tinha e, continuo não tendo tudo. Há algo que precisa ser enxergado a cada momento.

As pesquisas científicas indicam que só consigo ter a atenção de apenas 7 coisas de cada vez. Como se processa essa escolha? Sou eu mesmo ou algo precisa ser despertado para que eu veja as dezenas e centenas de outras possibilidades ao meu redor? Ah, meus professores, Rodrigues, Sônia, Socorro e uma que tem o sorriso estampado em minha memória, mas seu nome se dissipou. Se vocês estivessem aqui, certamente teriam a melhor resposta para mais esse momento de descobertas, devaneios e elucubrações.

Não importa o quanto você é reconhecido academicamente, haverá sempre um mestre em nossas memórias. E nelas iremos buscar a leveza da transposição do conhecimento, a inspiração. Essa resiliência, esse novo salto proposto, parece fazer parte do que há de mais imortal em mim. Então, há uma mágica nisso tudo. Menino, quem foi teu mestre? Por anos essa propaganda de infância ecoou em minhas decisões. E eu de alguma forma respondia com atitudes.

Hoje, tendo novos mestres, novas rupturas de paradigmas, novos conhecimentos embarcados. Fui e sou mestre de alguns milhares de seres contemplativos. Muitos desses jamais me esquecerão, não porque eu fiz algo importante para eles, mas com o que fizeram a partir do que os inspirei no pensar. Creio que isso é ser mestre.

Claro que tenho meus ressentimentos. Gostaria de ter tido mestres mais ousados, mais ilimitados, sequestrados do seu Self 1, portanto, libertos para a criatividade. Nem precisava de tantos professores, precisava de mais entrega, de mais possibilidades ofertadas. Sou grato mas não satisfeito. E é nessa insatisfação que faço novas buscas, encontro novos professores.

É o momento de um novo salto de conhecimento, entender que precisamos de novos mestres com habilidades nos ensinar a desaprender e reaprender, por que esse é o nosso novo desafio que se avizinha. Então, professores desse novo milênio, empoderem-se de novas competências e transcendam suas limitações.  Reinventem-se para uma nova geração. Ergam suas bandeiras, sejam de quais matizes forem. Há uma nova batalha a ser entendida e conquistada.

As mudanças vão ocorrer. Estando nós preparados ou não.  Essa preparação, fomentada por nossos mestres, do passado e atuais, nos será bem útil. Podemos ser mais velozes no entendimento da situação e, como afirmou Darwin, seremos bem mais adaptáveis ao meio, portanto, preparados para a sobrevivência em um novo ciclo.

E o professor, mais que em qualquer tempo da história da humanidade, precisa estar repleto do entendimento, não do que sabe, mas do que ainda precisa saber para atingir sua potencialidade máxima. E assim, quando me faltar a inspiração, estarei com essa pergunta perfurando a cortina do tempo, “Menino, quem foi teu mestre?” Sei que tomarei a atitude certa, pela memória de quem acreditou tanto em mim.  E você, menino ou menina, quem foi seu mestre?

Leia mais artigos de Marinaldo Guedes

Compartilhe com a SBCoaching as suas experiências com Educação!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Teoria das inteligências múltiplas: tudo que você precisa saber

Tendências em educação empreendedora: quais são e benefícios

Arquétipo: o que é, tipos e como se aplicam

Empresa Júnior: o que é, como funciona e vantagens

Psicopedagogia: o que é, importância e atuação profissional

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.