A utilização das mídias sociais na gestão de pessoas

midias sociais
A interação imediata, principal característica das mídias sociais, como SlideShare, YouTube, Twitter e Facebook, promove o compartilhamento das mais diversas opiniões

De tempos em tempos surge uma nova rede social despertando a atenção dos internautas. A interação imediata, principal característica das mídias sociais, como SlideShare, YouTube, Twitter e Facebook, promove o compartilhamento das mais diversas opiniões e interesses no mundo virtual. De olho nas possibilidades de geração de negócios e relacionamento com esse público, as empresas realizam investimentos cada vez mais significativos em seus perfis corporativos.

As páginas organizacionais são utilizadas para interagir com fornecedores e clientes, captar recursos, promover capacitação, buscar parcerias, divulgar campanhas de marketing, além de monitorar o que é falado sobre a empresa na rede. Para os profissionais de Recursos Humanos (RH), no entanto, esses meios são importantes aliados na identificação de futuros colaboradores.

Ampliando os conceitos de gestão de recursos humanos, os especialistas em RH já utilizam canais como Linkedin, Facebook e Twitter para análise de perfis, divulgação de vagas e disseminação de conteúdos relacionados ao desenvolvimento de liderança e gestão de pessoas. Focadas no público externo, as publicações das páginas empresariais são contextualizadas para promover a identificação das pessoas com a empresa e seus valores. Tudo acompanhado e respondido de forma imediata.

O chamado recrutamento 2.0 vem sendo muito utilizado pelos gestores de recursos humanos para identificar perfis e informações que vão além do currículo tradicional. Por isso, para quem está em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, os canais digitais são excelentes ferramentas e servem como um cartão de visitas. Construir uma grande rede de relacionamentos e revelar características profissionais e pessoais pode garantir uma recolocação qualificada. Quem parece bem-sucedido no marketing pessoal acaba ganhando pontos com a equipe de gestão de pessoas nas organizações.

redes sociais e pessoas
Ampliando os conceitos de gestão de recursos humanos, os especialistas em RH já utilizam canais como Linkedin, Facebook e Twitter

 

Apesar do uso crescente dos canais digitais para a atração de talentos, boa parte das instituições ainda proíbe o uso de mídias sociais durante a jornada de trabalho. Violação de privacidade, perda de foco e queda de produtividade dos colaboradores são alguns dos principais receios apontados.

Entretanto, a proibição pode gerar insatisfação e até a evasão de talentos. Para evitar esses problemas, os consultores em gestão propõem algumas análises antes de proibir realmente o acesso dos funcionários. Identificar os hábitos digitais dos colaboradores é a principal delas. Depois disso, é conveniente estabelecer políticas de uso para mídias sociais, para que o profissional não perca a produtividade, além de conter o efeito multiplicador das informações publicadas nesses meios, para que não comprometa a reputação corporativa, evitando assim a associação da empresa com eventuais deslizes individuais dos funcionários.
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suacampanha.wordpress.com/

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.