Modelo de transformação de lideranças

O ritmo da vida moderna, com cada vez mais cobranças por resultados, acaba se tornando estressante para muitos líderes. Essa pressa imposta pelo dia a dia, acaba fazendo com que as pessoas deixem de sentir o mundo à sua volta, impedindo uma transformação interior importante para adaptá-las a essa realidade.

Para isso, é necessário que a liderança esteja presente no “agora”, sendo que tal presença não deve ser apenas física. Estar presente permite que o líder seja capaz de ouvir e sentir as demandas impostas em sua vida, permitindo assim que participe em um “campo de mudança”.

Como funciona o modelo de transformação da liderança “Teoria do U”

O coaching propõe como modelo para seguir tal transformação a “Teoria do U”, sendo a parte esquerda da letra o “perceber”, a volta no fundo o “presenciar” e a subida o “entender”. Como podem ver no gráfico abaixo.

 

Qual é importância de perceber na “Teoria do U”

É a base para se chegar à experiência mais profunda de “presencing” (termo que funde as palavras “presence” e “sensing” e significa: sentir e trazer para o presente a potencialidade do futuro).

“Teoria do U”: presenciar faz parte da transformação

Considerado o Momento da transformação, quando há uma mudança de paradigma, na qual o senso das pessoas sobre quem elas são é alterado em sincronia com o surgimento de novas opções, que anteriormente não foram imaginadas para ação.

Entender para aplicar a “Teoria do U”

Nessa etapa é a hora de executar com rapidez e coragem o entendimento, mesmo em situações adversas, que dificultam mudanças abruptas. Nesse caso, o “rápido protótipo” – implementação de ideias de pequena escala em experimentos baseados no cotidiano – é a ferramenta ideal.

Comentários

Quem leu este post leu também :)

Diferentes tipos de liderança: conheça cada uma delas

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Gestão de talentos: o que é, importância e como implementar

Treinamento de liderança: sua importância para o sucesso

As 3 Qualidades Indispensáveis de um Líder

Liderança: Diferentes Tipos, Estilos e Como Funcionam?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.