Motivação: Fator Essencial para o Bom Desempenho do seu Negócio

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A motivação é a palavra-chave para o sucesso de uma empresa, afinal, o desempenho do negócio depende do quanto os colaboradores estão dispostos a fazer pelo trabalho. Funcionários motivados são indiscutivelmente mais produtivos, pois se sentem estimulados a encontrar maneiras de solucionar problemas, superar desafios trazidos pelas mudanças, atingir metas, enfim, ampliar a performance profissional.

Entretanto manter os colaboradores motivados é uma tarefa bastante desafiadora aos gestores de uma organização. Para tanto, é fundamental criar um ambiente no qual as pessoas encontrem motivos significativos para agir. É necessário que o indivíduo reconheça nos objetivos da empresa os próprios objetivos e compreenda que o crescimento do negócio resulta no seu crescimento individual.

Mas como fazer isso? É o que os gestores se perguntam sempre. Bem, a motivação é algo individual. Cada pessoa tem suas próprias razões para querer fazer determinada tarefa. Por isso, o primeiro passo de quem lidera uma equipe é observar os liderados a fim de compreender melhor o comportamento deles no ambiente de trabalho e a visão de cada um sobre o negócio. Por meio dessa observação, é possível encontrar estratégias mais eficientes para manter os colaboradores motivados e produtivos.

Além disso, algumas ações podem ajudar os gestores a motivar os funcionários, que são elas:

1º- Mostrar-se disposto a ajudar sempre que for preciso;
2º- Criar perspectivas de progresso dentro da empresa;
3º- Fornecer feedback e estar aberto ao diálogo;
4º- Estimular o desenvolvimento pessoal, por meio de incentivos à formação profissional;
5º- Estabelecer uma comunicação clara e direta; determinar metas coerentes;
6º- Trabalhar os pontos fracos;
7º- Reconhecer o bom desempenho;
8º- Recompensar os esforços, são algumas dicas de motivação muito eficientes.

Entretanto manter os colaboradores motivados é uma tarefa bastante desafiadora aos gestores de uma organização

Uma das áreas nas quais a motivação dos funcionários precisa ser uma preocupação primordial dos gestores é o setor de vendas de uma empresa. Uma equipe de vendas bem motivada converte o comprometimento com o trabalho em números mais expressivos e, consequentemente, em uma maior lucratividade ao negócio. A venda direta é uma atividade que exige muito empenho. O vendedor precisa acreditar de fato nos benefícios do produto ou serviço que esta vendendo para ter uma boa argumentação e ser capaz de convencer o cliente a comprar.

Negócio – Saiba Motivar

Para motivar a equipe de vendas, o gestor pode criar incentivos financeiros, estabelecendo bônus e comissões mais altas; oferecer momentos de lazer patrocinados pela empresa; investir em treinamentos para aperfeiçoar técnicas e até contratar um coach para orientar os funcionários a encontrar formas mais eficazes de efetuar uma venda.

Por ser um processo que ajuda os profissionais a traçarem metas e objetivos mais claros, em busca de uma performance mais eficiente, o coaching é uma excelente ferramenta para a motivação de equipes e assegura melhores resultados à empresa.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.