Motivação Organizacional: saiba como aplicar essa estratégia em empresas

Motivação organizacional

A motivação organizacional, também conhecida como marketing de incentivo, é uma excelente ferramenta feita pelas empresas para manter funcionários engajados e melhorar os seus resultados como um todo.   

Com essa ferramenta bem estruturada é possível influenciar de maneira assertiva a disposição, vontade e o comprometimento dos colaboradores, para que tenham mais desempenho e produtividade nas atividades diárias.

E não há como negar: motivar os funcionários é indispensável para aprimorar as relações entre eles e a instituição, permitindo uma relação de confiança, respeito e responsabilidade para ambos.

Motivação no trabalho x motivação organizacional

Embora esses dois conceitos sejam parecidos, contam com uma diferença na forma com que são apresentados aos colaboradores da empresa.

No primeiro caso, trata-se do estímulo que o próprio indivíduo possui para aplicar suas forças e realizar as tarefas em sua profissão. Essa motivação depende também das atitudes da própria empresa, que deve mantê-lo engajado com algumas práticas que iremos abordar nesse artigo.

Essas práticas que engajam estão dentro do conceito de motivação organizacional, atuando como um conjunto de fatores que visam criar um ambiente mais saudável e que valorize o profissional.

Por que inserir essas práticas na empresa?

Simples: um profissional desmotivado produz menos. E não só isso, esse colaborador ainda pode influenciar outros do time a terem o mesmo comportamento.

Uma coisa é fato: a falta de ações positivas por parte da empresa para com seus funcionários faz com que eles também sejam menos positivos no dia a dia corporativo.  

Mas nãoé interessante para nenhuma empresa ver seus funcionários dessa forma, então se faz primordial combater as causas da baixa motivação. 

Para cada corporação deve ser pensada uma estratégia, observando suas características próprias e as características dos colaboradores.

Quer saber alguns dos benefícios?

– Atração e retenção de talentos;

– Melhora do ambiente de trabalho;

– Aumento da produtividade;

– Satisfação dos clientes da empresa, dentre outros!

Como inserir essas práticas no dia a dia?

Diversas práticas podem ser adotadas com esse objetivo. Uma das principais formas é por meio de processos de coaching, que podem trabalhar aspectos ligados à liderança e à motivação de equipes.

O coaching possibilita o aprimoramento e a descoberta de competências que fazem com que o profissional desempenhe a sua melhor performance e, com isso, responda de forma positiva aos estímulos motivacionais.

E esses estímulos podem ser feitos de diferentes maneiras, visando sempre a saúde física e mental dos colaboradores ao garantir um local de trabalho saudável, sem estresse e sobrecarga.

Quando uma empresa decide garantir esse espaço melhor para os seus funcionários, é preciso:

Respeitar as diferenças

Cada pessoa é única, consequentemente, cada funcionário também será. Por isso, é muito importante respeitar a individualidade, suas maneiras de agir e pensar.

Assim, é necessário compreender qual o perfil de todos os colaboradores e suas habilidades para a realização de tarefas. Com isso, fica muito mais fácil de distribuir as demandas conforme as características de cada um.

Recompensar bons desempenhos

Para que os profissionais se engajem mais, uma forma muito boa é investir em recompensas que visam valorizar os que se destacaram em determinada atividade, obtendo resultados pré-estabelecidos.

Com isso, o profissional entende que não é apenas a empresa que ganha com sua produtividade e maior performance – ele também ganha!

Definir metas realistas

Metas e objetivos são essenciais para manter o fluxo de trabalho em andamento, auxiliando na gestão do tempo e outros aspectos que auxiliam de maneira significativa no dia a dia da empresa.

Mas é preciso que essas metas, tanto para a compania como um todo quanto para os times, sejam realistas. Nada de desejar mais do que é possível conseguir, pois isso causará o efeito contrário: desmotivação.

Desse modo, é preciso desafiar a equipe para melhorar seu desempenho, mas sem sobrecarregá-la e de modo que consiga evoluir dentro da compania.

Avaliar o desempenho

Para avaliar se as metas estão sendo alcançadas, será necessário construir ferramentas que permitam analisar a performance tanto da empresa, quanto do colaborador e do seu time como um todo.

Por meio dessa avaliação, será possível entender quais são as qualidades a serem reforçadas e quais os pontos a serem melhorados.

Esses dois pontos, definição de metas e avaliações de desempenho, são realizados em treinamentos de coaching, sendo parte das estratégias.

Fornecer treinamentos e capacitações

É muito importante que a empresa ofereça meios para que os profissionais aperfeiçoem as qualidades necessárias para que tenham um trabalho mais motivado e produtivo. E um dos meios para tal, como já citamos nesse artigo, são treinamentos de coaching.

Isso vai contribuir com o trabalhador a curto e longo prazo, possibilitando uma melhoria na carreira e nas demais habilidades pessoais.

Qual a importância da liderança para a motivação organizacional?

Para finalizar, não poderíamos deixar de citar a importância da liderança nesse processo de motivação organizacional. O líder tem um papel de destaque, pois é capaz de levantar os ânimos do seu time e guia-lo, de forma positiva, rumo a um mesmo objetivo.

Com uma boa convivência e um bom líder, os funcionários se sentem muito mais inspirados e motivados para cumprir suas tarefas.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.