Como motivar seus funcionários sem gastar dinheiro

A psicologia da motivação explica que o desempenho de um indivíduo depende daquilo que o inspira e do quanto ele se sente motivado a batalhar por determinado objetivo. Por isso, existem formas de motivar em uma organização, manter a motivação de equipes de trabalho é essencial para garantir uma boa performance do negócio como um todo e consequentemente uma maior vantagem competitiva diante do mercado cada vez mais competitivo.



Confira um infográfico disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Coaching sobre o assunto:

infográfico motivação sem gastos
Infográfico – Como motivar seus funcionários sem gastar dinheiro

Copie e cole o código abaixo no seu site ou blog para inserir o infográfico acima:

Estatística Relevante

Levantamento feito pelo Hay Group com 261 mil pessoas de 85 empresas aponta que 31% do trabalhadores brasileiros estão acomodados ao emprego e não tem incentivo para mudar.

A Falta de Motivação

Compromete o rendimento do colaborador e gera muitos prejuízos à organização.

Importância da Motivação no Trabalho

Os funcionários que se sentem reconhecidos se envolvem com a empresa e fazem mais que suas obrigações. O bom relacionamento entre os colegas gera um ambiente agradável e propício às atividades. Há diminuição do estresse e aumento da autoestima e da produtividade. O trabalhador passa a ter mais disciplina e empenho para atingir metas.

Os Números Comprovam

A Right Management entrevistou 30 mil pessoas de 15 países, incluindo 100 brasileiros, e percebeu que os profissionais motivados são 50% mais produtivos. Em pesquisa feita pela Trabalhando.com, 52% dos entrevistados afirmaram que um ambiente com boa convivência os deixa motivados.

Indícios de Desmotivação

1 – O colaborador sempre usa palavras negativas. 2 – Mantém-se afastado da equipe e desvia o olhar durante as conversas. 3 – Não concorda com mudanças nem se dispões a participar de cursos ou de treinamentos. 4 – Espera com impaciência o fim do expediente. 5 – Só vê características positivas em outras organizações. 6 – Faz apenas o necessário em seu trabalho. 7 – Falta com frequência e não esconde sua insatisfação. 8 – Não consegue atingir ou superar metas.

Como Motivar sem Gastar Dinheiro

1 – Parabenize o profissional diante dos colegas. Ter o trabalho reconhecido pelo chefe aumenta a autoestima. 2 – Permita que os funcionários trabalhem em nível de igualdade. Assim, eles irão dedicar-se juntos para obter melhores resultados. 3 – Peça sugestões sobre como chegar a um resultado. Para eles é importante saber que podem contribuir com projetos. 4 – Ressalte os pontos fortes de cada um. Elogios incentivam o comprometimento com uma boa atuação. 5 – Realize atividades em grupo durante o ano. Isso cria laços entre os colaboradores. 6 – Proporcione contato com novas experiências. Ofereça cursos extras e proponha trocas temporárias de setor.

colaboradores e motivação
A psicologia da motivação explica que o desempenho de um indivíduo depende daquilo que o inspira e do quanto ele se sente motivado a batalhar por determinado objetivo

Investir em motivação no trabalho é essencial para assegurar uma boa produtividade e, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre o investimento exige altos custos com treinamentos e gratificações financeiras. Na verdade, há muitas maneiras de motivar os colaboradores de uma empresa sem gastar muito. Confira algumas delas:

1 – Aposte na generosidade e nos elogios

Em um ambiente corporativo, no qual as relações tendem a ser estritamente profissionais e a hierarquia precisa ser respeitada, ouvir elogios não é algo muito comum. Entretanto reconhecer um bom trabalho e expor isso diante de toda a equipe é uma das formas mais eficazes de manter um colaborador motivado, pois eleva a autoestima do profissional e de todo o grupo.

2 – Diminua os níveis hierárquicos

Pode parecer arriscado iniciar um projeto sem um gestor responsável, mas, permitir que os funcionários trabalhem em um nível de igualdade, muitas vezes ajuda a ampliar a produtividade e contribui bastante para a motivação de toda a equipe, já que os bons resultados são atribuídos a todos dessa maneira.

investimento motivação
Investir em motivação no trabalho é essencial para assegurar uma boa produtividade

3 – Alinhe os objetivos da empresa aos objetivos dos colaboradores

Converse com os funcionários para saber suas pretensões profissionais e pessoais. Assim, fica mais fácil mostrar a eles que, com um bom desempenho na empresa, a conquista desses objetivos fica mais próxima. Desse modo, eles terão bons motivos para empenhar-se no trabalho e atingir as metas propostas.

4 – Transforme todos em líderes

Dê destaque aos pontos positivos de cada colaborador e faça que ele se torne um exemplo em determinada área para os demais colegas. Dessa maneira, ele se tornará comprometido com a reputação diante da equipe e fará de tudo para manter o bom desempenho.

5 – Fortaleça o espírito de grupo

Organize reuniões descontraídas, festas de aniversário, pequenos eventos ou mesmo um happy hour com a equipe. Nesses eventos as pessoas se sentem recompensadas pelo trabalho que têm prestado, se conhecem melhor e se reconhecem como membros de um grupo que partilha as mesmas metas. Viu só, nem sempre investir em motivação significa ter que aumentar o salário ou arcar com grandes custos. Com essas simples atitudes, é possível aumentar a autoestima de toda a equipe e de cada colaborador, para garantir melhores resultados para a empresa. Gostou das dicas? Curta e compartilhe com seus amigos e colegas de trabalho nas redes sociais!

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.