Motive e ganhe a confiança de seu time

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O gestor deve lembrar-se de que seu time é formado por pessoas, e que elas possuem sentimentos, necessidades, dúvidas e sonhos próprios.

O papel de um bom líder vai muito além de delegar tarefas de forma coerente aos seus liderados. Para garantir bons resultados, ele precisa saber motivar e conquistar a confiança de sua equipe a fim de extrair o melhor de cada colaborador.

Para isso, o gestor deve lembrar-se de que seu time é formado por pessoas, e que elas possuem sentimentos, necessidades, dúvidas e sonhos próprios, sendo diferentes umas das outras. Confira alguns passos que podem ser úteis na hora de conduzir uma equipe:

Criar uma boa reputação

Crie um bom conceito sobre você e sobre o que espera de seu grupo. Pesquisas comprovam que a primeira impressão é de fato a que fica, por isso seja verdadeiro e gentil com as pessoas a sua volta desde o início do relacionamento.

Um bom convívio é o primeiro passo para o sucesso. Desenvolva um ambiente agradável, faça que as tarefas se tornem prazerosas e esteja sempre próximo dos seus colaboradores.

Fazer o que foi subordinado

Uma equipe só fará o trabalho de maneira excelente se for motivada por seu líder e o principal fator para a motivação de cada membro do time é o empenho de seu superior. Quem lidera um grupo precisa demonstrar dedicação às tarefas, prazer ao trabalhar e respeito às normas da empresa. O líder é o espelho de seus liderados, portanto, dê o melhor de si.

Preparar bem o caminho

Esteja atento às necessidades de seus colaboradores, proporcionando um ambiente de trabalho adequado e um salário compatível. Considere o relacionamento de cada um com as pessoas ao seu redor e demonstre que está ao lado deles, mostrando disposição para fazê-los crescer dentro da empresa. Prepare a rota para que cada membro consiga caminhar sozinho, com autonomia, melhorando a qualidade e agilizando suas atividades. Veja algumas dicas para preparar esse caminho:

  • Ajude no aprendizado e no desenvolvimento de cada um;
  • Dê abertura para que as tarefas sejam executadas da maneira que o colaborador achar conveniente, incentivando a inovação e a criatividade;
  • Faça sempre a solicitação do que está sendo realizado e também dê feedbacks avaliando o desempenho;
  • Contemple os melhores com premiações e reconhecimentos.
extrair melhor colaborador
Seus subordinados começarão a ter mais confiança em você e a motivação de todos aumentará.

Siga essas dicas e veja como o seu ambiente de trabalho irá melhorar. Seus subordinados começarão a ter mais confiança em você e a motivação de todos aumentará.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.