SEMANA DA MULHER: CONFIRA AS MULHERES QUE NOS INSPIRAM ATÉ HOJE

Certa vez o poeta chileno Pablo Neruda (Nobel de Literatura em 1971) respondeu em uma entrevista o que ele considerava o mais importante para classificar a real beleza feminina.

E foi sintético: “uma mulher bonita é feita de muitas mulheres”. E era exatamente uma mulher a sua interlocutora: Clarice Lispector,  célebre escritora brasileira.

Deste encontro de mentes tão raras e brilhantes podemos tirar um insight para analisar uma imagem comum da mulher moderna: cada vez mais feita de muitas atribuições, cobranças e desejos, mulheres que trazem diversas peculiaridades, sonhos e preocupações dentro de si.

Segundo um recente relatório da ONU Mulheres (entidade oficial das Nações Unidas), a liderança feminina em esferas políticas e sociais ainda é bastante modesta.

Na prática: em poucos países do mundo existem vozes femininas representadas (em quantidade equânime) nas decisões econômicas, estruturais e culturais das nações.

Individualmente, há os exemplos de presidência na Alemanha, no Brasil e na Argentina, mas o texto em questão é focado em cargos da esfera cotidiana, e justamente por isso, traduz com mais clareza o cenário de desigualdade, aquele que está mais próximo de nossas vidas.

No final de fevereiro houve uma reunião internacional no Chile, encabeçada pela ONU Mulheres, que discutiu diversas pautas que precisam ser implantadas até a metade do século XXI. Resumidamente compartilho um dos trechos do documento divulgado para as autoridades que participaram do encontro (o texto está disponível na internet em português).

Segue a nota:

“No ritmo de progresso atual, serão necessários 81 anos para conseguir a paridade de gênero nos locais de trabalho, mais de 75 anos para alcançar igual remuneração entre homens e mulheres pelo mesmo trabalho realizado, e mais de 30 anos para conseguir o equilíbrio entre mulheres e homens nos postos de tomada de decisão”.

O debate de inclusão e igualdade de oportunidades demanda tempo de reflexão, e uma dose de urgência em ideias para reinventar uma tendência de futuro que pode ser mais justa.

Para finalizar, vamos relembrar a obra de mulheres que são inspirações para a humanidade. Perfis que habitam, com sua delicadeza e empenho, na essência de cada uma de nós.

Mas, essas mulheres – por serem especiais – se tornaram célebres para o mundo, e não somente para os gêneros que aqui convivem, crescem e evoluem durante a jornada da vida.

A galeria de postagens também está disponível no Facebook da SBCoaching.

Aprecie os cards da campanha “Mulheres que Inspiram” a Feminilidade e o Conhecimento Humano.


SEMANA DA MULHER: ADA BYRON


SEMANA DA MULHER: MARIE CURIE


SEMANA DA MULHER: ZILDA ARNS


SEMANA DA MULHER: SIMONE DE BEAUVOIR


SEMANA DA MULHER: ZUZU ANGEL


SEMANA DA MULHER: FERNANDA MONTE NEGRO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

7ª REVISTA CIENTÍFICA SBCOACHING: GARANTA SEU EXEMPLAR!

O engajamento como elemento formador da identidade

POR UM 2016 MENOS ESTRESSANTE

O que é e como promover o flow no trabalho

Otimizando o funcionamento do líder

Especial Dia dos Pais – Um guia para a Paternidade Positiva

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.