Namoro no trabalho pode?

Namorar no ambiente de trabalho pode? Existem empresas que não permitem que os profissionais namorem entre eles?  A verdade é que muitas organizações proíbem o namoro entre os seus funcionários, embora seja extremamente comum ouvirmos histórias de colegas de trabalho que se apaixonam. Cada empresa, ramo e mercado tem uma política diferente sobre o assunto e respeitar os valores da organização em que se trabalha é um requisito básico para quem quer ser bem-sucedido.



Mesmo que a sua empresa não tenha nenhum tipo de regra que veta namoros, é importante saber se portar diante de outros colegas. Cuidado com demonstrações de afeto excessivas no ambiente de trabalho! O ideal é ser o mais discreto e profissional possível. Para isso, evite contato físico, apelidos, e-mails e mensagens românticas na hora do expediente. Lembre-se: existem pessoas que não se importam, porém é válido lembrar que o ambiente é formal e não aceita tais comportamentos. Atrapalhar a concentração do próximo ao emitir sons carinhosos também não é recomendado.

O mercado, infelizmente, é regado de inveja e competitividade. Comentários maldosos podem ser frequentemente utilizados para tentar prejudicar o seu sucesso. Não dê motivos para alguém usar o seu relacionamento contra a sua carreira. Caso você namore seu/sua chefe, mais cuidado ainda! Muita gente vai tentar justificar qualquer mérito seu no trabalho por conta do relacionamento. Se você receber uma promoção, for elogiado(a) pelo seu chefe, receber um aumento, muitos irão achar que é por causa de laços afetivos. Muitas pessoas irão se aproximar de você na esperança de conquistar algum favoritismo com o chefe. O ideal nesses casos de funcionário e chefe, dependendo do grau do relacionamento, é pedir transferência ou demissão. Parece drástico, porém de fato evita muitos transtornos futuros e fofoca.

relacionamento ambiente corporativo
A maturidade é um fator crucial para o tema


As empresas que não permitem namoros tomam esta decisão por alguns motivos: preocupação em não trafegar informações sigilosas de um departamento para outro, evitar transtornos devidos a términos, desviar o foco de qualquer outro tema que não seja o trabalho, entre outros. Existem casais que trabalham juntos e conseguem ter um equilíbrio e sucesso, mas quando ocorre o término sempre algum lado fica machucado, podendo prejudicar desempenhos futuros.
O término de um namoro no ambiente de trabalho é muito complicado, por obrigar os dois a se verem todos os dias.  Portanto, se o seu relacionamento terminar e você decidir continuar na empresa, deverá ter paciência e coragem. Permanecer no trabalho demonstrará força e seriedade. Possivelmente, as pessoas se reaproximarão. Se isto acontecer, aproveite e se dedique bastante ao trabalho. Mostre que você está bem, tem maturidade para lidar com esse tipo de situação e que a sua carreira é mais importante.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

7ª REVISTA CIENTÍFICA SBCOACHING: GARANTA SEU EXEMPLAR!

O engajamento como elemento formador da identidade

Importância do feedback para o desenvolvimento profissional

POR UM 2016 MENOS ESTRESSANTE

O que é e como promover o flow no trabalho

Otimizando o funcionamento do líder

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.