Networking – Fortalecendo a Rede de Contatos

A prática de aprimorar relações e estabelecer uma rede de contatos firme, permanente e focada na troca de informações chama-se networking.


O mundo dos negócios está cada vez mais fragmentado e competitivo e, por isso, ninguém deve ficar isolado dos demais profissionais e alheio ao que acontece no meio em que atua. Estreitar relacionamentos com os colegas, líderes e clientes, mantendo com eles um diálogo franco e constante, pode resultar no surgimento de novas oportunidades.
Alimentar e fortalecer a comunicação interpessoal não é uma tarefa fácil. É preciso ter disposição para ajudar e apresentar preocupação e interesse pelo outro, evitando procurá-lo somente quando for conveniente.
A prática de aprimorar relações e estabelecer uma rede de contatos firme, permanente e focada na troca de informações chama-se networking. Quanto maior ele for, maiores são as chances de alcançar uma boa colocação no mercado de trabalho, uma vez que é mais fácil obter resultados que beneficiam a corporação.


O networking é uma ferramenta capaz de abrir portas e viabilizar o surgimento de novas oportunidades para quem o pratica. O colaborador que consegue manter um bom relacionamento com os parceiros, dentro ou fora da empresa, ganha espaço e visibilidade no mercado, sendo procurado sempre que houver uma demanda ou até mesmo o repasse de informações privilegiadas, que podem contribuir para o melhor desempenho das atividades.
Os bons resultados também podem ser obtidos com alguns clientes, que fazem questão de ser atendidos por determinados funcionários, e futuros trabalhadores da área, que acabam enxergando o colaborador como um exemplo de profissional. Ambas as situações elevam o nome da empresa e cumprem o papel de conquistar pessoas, mantendo, para isso, uma relação de reciprocidade.

rede de contato
Um bom networking tem como bases confiança e comunicação constantes com todos aqueles que fazem parte da rede.


Visitar fornecedores e clientes, indicar trabalhadores para executar projetos que não podem ser assumidos por você, conversar com colegas que possuem mais experiência na organização e manter um diálogo com indivíduos que atuam em outros setores são atitudes que auxiliam na ampliação da rede de contatos. O segredo das carreiras profissionais bem-sucedidas é não desprezar e nem desperdiçar outros colaboradores apenas por imaginar que eles não têm nada para oferecer em troca.
Um bom networking tem como bases confiança e comunicação constantes com todos aqueles que fazem parte da rede. Não adianta distribuir dezenas de cartões de visitas ou adicionar centenas de amigos nas redes sociais se o contato não for estreitado. As aparências e a troca de ideias superficiais não funcionam quando se deseja alcançar o sucesso na carreira profissional. É preciso manter uma relação duradoura, entendendo o outro, interpretando suas necessidades e avaliando as formas de ajudá-lo. Com esse tipo de atitude, os benefícios surgem quando menos se espera e ocorre o desenvolvimento pessoal.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.