O Coaching e o Jazz!

Pois é, quem diria que alguém encontraria uma relação conceitual entre a prática profissional do Coaching com o tradicional ritmo norte-americano, nascido no início do século XX! O analista canadense Michael Read mostra evidências de que isso é possível com o estudo O que os Coaches podem aprender com a história do jazz baseada em improvisação. O trabalho foi divulgado pela publicação International Journal of Evidence Based Coaching and Mentoring (Vol. 12, No. 2 – Aug. 2014).

O autor afirma que, desde os primeiros estilos do jazz até os mais atuais, a componente-chave da “improvisação” é um fundamento presente tanto na prática musical como na do Coaching. No jazz, a improvisação é conceitualmente ligada à dinâmica das relações e interacões com modelos prévios, como acontece no Coaching. As relações e interações improvisadas envolvem diretamente a criatividade, pensamentos e soluções compartilhadas.

A maioria dos coaches relata que, em algum momento, a improvisação foi importante na interação com o coachee, sendo que as atividades de Coaching mais frequentemente citadas como alvos de improvisação estão no desenvolvimento das sessões, feedbacks e exercícios aplicados ao cliente. Michael Read afirma que coaches bem preparados, e que improvisam adequadamente, conseguem ajudar os clientes a terem melhores idéias, soluções e decisões.

A proposição básica é de que a utilização de trechos pré-arranjados no jazz (conteúdos temáticos, pequenas passagens musicais, arranjos, cotações, etc) são semelhantes ao uso que se faz de soluções, projetos, ferramentas, táticas ou planos existentes, quando inspirados (ou copiados) em práticas comuns do Coaching. Confrontados com nova questão ou problema desafiador, alguns coaches conseguem aplicar solução pré-existente ou plano de contingência, que podem ser adaptados com soluções de improviso e modelos apropriados a cada caso.

O autor comenta que os coaches precisam adaptar-se ao tempo e à pressão para alcançar resultados, ainda mais em se tratando de equipes. Quanto mais pressão existir, mais se faz necessário o uso de modelos e soluções pré-concebidas que possam suportar a improvisação. A própria história do jazz sugere que, quando maior velocidade de improvisação é necessária, a improvisação coletiva é mais difícil de acompanhar. Partindo da metáfora do jazz, o coach precisa fornecer ao coachee momentos de quebra de ritmo e/ou pressão, até mesmo desenvolvendo um trabalho aparentemente sem sentido, para apoiar a eventual improvisação.

De forma geral, a análise de Michael Read indica que a capacidade de saber improvisar pode ser a componente essencial para o sucesso sustentado de um coach, somando-se ao conhecimento para trabalhar com os coachees (individuais ou em equipes). O exame da improvisação ao longo da história do jazz revelou relações conceituais fascinantes, projetando que coaches e coachees também podem tirar proveito a partir das soluções ou propostas passadas. Assim como os principais músicos de jazz fazem com passagens e acordes prontos, os coaches podem se preparar para facilitar a condução dos seus momentos de improvisação.

Finalizando, eu diria então que até mesmo a improvisação requer estudos e planejamento, desde que não cesse a motivação do coachee para a criatividade (individual ou em grupo), dentro de um ambiente dinâmico de colaboração, engajamento, responsabilidade e bom relacionamento com seu coach.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.