O poder da mente: palavras de sabedoria para ter pensamentos positivos

Não é o que acontece com você, mas, como você responde internamente ao que acontece que determina quais serão os seus pensamentos positivos e sentimentos, o poder da sua mente e, por último, as suas ações.

Talvez, a maior influência na sua atitude e personalidade seja o que você diz a si mesmo e no que acredita.

Conheça o poder da mente

Controlando o seu diálogo interno, ou o seu “falar sozinho,” é possível começar a comandar as demais dimensões da sua vida.

O seu “falar sozinho”, ou seja, “as palavras que você utiliza para descrever o que está acontecendo com você, e para expor como se sente em relação aos eventos externos”, define a qualidade e o tom do seu emocional.

Quando enxerga as coisas de maneira positiva e construtiva, e procura pelo lado bom em todas as situações e pessoas, você tende a se manter naturalmente positivo e otimista.

Como a sua qualidade de vida é reflexo de como você se sente, em cada momento, o seu objetivo mais importante deve ser utilizar todas as técnicas psicológicas existentes para manter o seu pensamento no que você quer e tirar da sua mente o que não quer ou os seus medos.

A teoria do desafio e resposta

O historiador Arnold Toynbee desenvolveu o que nós chamamos de: “teoria do desafio e resposta” (“challenge-response theory”) da história.

Estudando a ascensão e a queda das 20 civilizações mais importantes do mundo, Toynbee concluiu que toda civilização começou com um pequeno grupo de pessoas – como uma vila, tribo ou, no caso do império Mongol, com apenas três pessoas que sobreviveram à destruição de sua pequena comunidade.

Toynbee concluiu também que cada um desses pequenos grupos enfrentou desafios externos, como, por exemplo, tribos hostis. Para sobreviver, esses pequenos grupos, inclusive os menos prósperos, precisaram se reorganizar para lidar com os desafios de forma positiva e construtiva.

Se enfrentasse cada um desses obstáculos satisfatoriamente, o vilarejo/tribo crescia. Até mesmo as maiores barreiras geravam resultados. E se esse grupo de pessoas continuasse a enfrentar cada desafio absorvendo os recursos e ganhos de seus oponentes, ele continuava a crescer até se tornar um Estado-Nação e, logo após, uma civilização que cobriria uma grande área geográfica.

Toynbee analisou as 20 maiores civilizações da história da humanidade, finalizando seu estudo com a civilização americana. A conclusão foi que o início do declínio e da queda destas civilizações se deu quando seus cidadãos e líderes perderam a disposição ou a capacidade de se levantar perante aos desafios externos inevitáveis – ocasionados por seu tamanho e poder.

Os desafios são bons para o crescimento

Você enfrenta continuamente diversos desafios e dificuldades, problemas e desapontamentos, adversidades e derrotas temporárias. Inevitavelmente, eles fazem parte do que é: ser humano.

Quanto mais você recorre às suas reservas para enfrentar efetivamente cada desafio, mais você cresce e se torna uma pessoa melhor e mais forte. Na verdade, sem aquelas adversidades, você não teria aprendido o que era necessário e não teria desenvolvido as qualidades e o caráter que possui hoje.

Muito da sua capacidade de atingir o sucesso está relacionada à forma com que você encara a vida. Uma característica dos homens e mulheres superiores é sempre saber reconhecer a inevitabilidade dos desapontamentos e derrotas temporárias, e os aceitar como uma parte normal e natural da vida. As pessoas superiores fazem tudo o que podem para evitar problemas, mas quando surgem, aprendem com eles, passam por cima e continuam em frente, na direção de seus sonhos.

A importância do pensamento positivo

Cultivar pensamentos positivos é um exercício diário. E pode ser que, inicialmente, você tenha que dedicar um pequeno esforço. Mas, com o tempo, você notará que ao adotar uma postura mais otimista diante de desafios e problemas será muito mais fácil atingir suas conquistas.

Mesmo que, a princípio, pareça complicado manter pensamentos positivos a todo tempo, é importante ter foco e atenção neste objetivo, uma vez que, as emoções positivas ajudam a melhorar a vida em todos os sentidos.

Tanto na área pessoal quanto na profissional, nem sempre acertamos em nossas escolhas, no entanto, pessoas que conseguem olhar positivamente, mesmo em posições difíceis, conseguem ter mais motivação para atingir suas conquistas.

Os resultados do pensamento positivo na vida pessoal

Na vida pessoal, o pensamento positivo funciona como um fator motivacional muito importante na realização de projetos como, por exemplo, comprar um carro, uma casa, fazer uma faculdade ou casar.

As pessoas que cultivam emoções positivas diante dessas situações se sentem mais confiantes e têm maiores chances de alcançar o que desejam.

Os resultados do pensamento positivo na vida profissional

Na trajetória profissional, o pensamento positivo ajuda no crescimento da carreira; por isso, deve estar sempre presente em sua rotina.

Profissionais que usam emoções positivas para atingir metas, aplicar projetos, crescer na empresa ou mesmo ter um aumento de salário, conseguem atingir esses objetivos com maior facilidade.

6 dicas para ajudar você a cultivar pensamentos positivos

Para ajudar você a atingir suas conquistas, preparamos 6 dicas para você exercitar diariamente:

1.      Reflita sobre as suas realizações

Pense sobre as suas ações e conquistas diárias e reconheça todos os pontos positivos adquiridos nessas experiências.

É importante sempre reconhecer o lado bom das coisas. Essa constatação ajuda a impulsionar a vontade de atingir os seus objetivos e planos.

2.      Engajamento

Engaje-se em projetos sociais, a participação em atividades colaborativas como trabalho voluntariado e ações sociais, é um bom exercício para se sentir bem consigo mesmo e elevar os pensamentos positivos.

3.      Meditação e relaxamento

As atividades técnicas de meditação e relaxamento ajudam a preparar o corpo para as aflições causadas pelo estresse e cansaço diário. Procure relaxar a sua mente, pelo menos por alguns minutos, diariamente.

4.      Pratique atividades físicas

As atividades físicas também ajudam a elevar os pensamentos positivos, isso porque, ao movimentar o corpo, o organismo libera substâncias que provocam boas sensações.

Além disso, a prática constante de exercícios físicos ajuda a minimizar dores musculares, promove mais saúde e melhora a autoestima.

5.      Desafie-se com metas ambiciosas

Prove a si mesmo que você é capaz de alcançar o que quiser. Desafie-se diariamente a atingir metas e melhore os seus resultados.

O sentimento de estar sendo desafiado tem função motivadora para cumprir tarefas e conquistar objetivos. Lance pequenos desafios diários e vá aumentando depois.

6.      Aproveite as coisas boas da vida

Dê uma folga a si mesmo para fazer e estar com quem você gosta. Encontre, nesses momentos, pequenos prazeres, como compartilhar uma boa conversa, estar entre os familiares, encontrar os amigos ou mesmo curtir a sua própria companhia e descansar a mente.

Quer aprender como cultivar pensamentos positivos para conquistar todos os seus objetivos e ter mais prazer e qualidade na vida? Assine a nossa newletter e receba conteúdos exclusivos sobre motivação, bem-estar e como ser mais feliz.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Frases de positividade: importância, exemplos e benefícios

Ressignificar: significado, como fazer e benefícios

Wohasu: uma abordagem holística para a felicidade

50 Mensagens e Frases de Reflexão da Vida: É Hora de Refletir

Maximize o Poder da Mente com 7 Estratégias Incríveis

Os 30 Melhores Livros de Psicologia Positiva Para Inspirar Seu Dia

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.