O poder das palavras no trabalho

As etiquetas do trabalho não se referem apenas ao modo de se vestir e de se portar; a forma de se comunicar e seus efeitos também têm suas regras sociais.

A comunicação utilizada diariamente no trabalho comprova o poder das palavras e como elas têm grande influência no bem-estar dos relacionamentos corporativos. Por essas razões, a comunicação, durante as interações sociais, deve ser utilizada com cuidado, para que o receptor não faça interpretações equivocadas.

Existem, claramente, como em qualquer espaço social, formas de se adaptar a comunicação ao ambiente. No trabalho, esteja atento à seguinte diferenciação: a maneira de falar com o seu colega pode ser mais informal, enquanto que, com o seu chefe, é preciso mais formalidade, devido à hierarquia e, possivelmente, à falta de intimidade.

A hora certa de falar com seus superiores

Quando falar com seus superiores sobre um aumento de salário? Uma promoção? Um pedido de férias? Ou sobre algo que está incomodando no dia a dia do trabalho? Todas estas situações dependem do estado emocional. Não é indicado ter essas conversas quando se está irritado ou nervoso. O melhor é se acalmar e pensar muito bem em como abordar seu chefe e escolher quais palavras e tom utilizará.

Quando for conversar, expresse-se de maneira neutra e não deixe transparecer nervosismo. Utilize as palavras certas e tente evitar as que insultam ou tenham duplo sentido: a má interpretação pode levar a conversa a um resultado negativo.

Saiba a hora certa para palavra
Saiba a hora certa de falar

Use as palavras ao seu favor

As palavras podem causar consequências benéficas quando usadas da maneira correta e no momento certo. Elas podem trazer resultados positivos para sua carreira, apenas pela forma que são expressadas. É importante que haja verdade no que se diz: a transparência deixa claro quais são as suas intenções e facilitam o caminho para alcançar o objetivo desejado.

No trabalho, as palavras devem ser medidas e ditas de maneira simples – porém para moldar o estilo de fala, sempre leve em consideração o seu público, seja em uma apresentação, em um projeto ou em uma conversa entre colegas de trabalho. As vantagens podem ser incontáveis se atingir o objetivo de se expressar claramente.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.