O Processo de Coaching e a Alice no País das Maravilhas

Diante de inúmeros e enigmáticos personagens e inusitadas situações, como acontece no dia a dia de qualquer pessoa, o filme Alice no País das Maravilhas promete provocar uma extensa reflexão sobre personalidades, atitudes, desprendimento, coragem, insegurança, medo e determinação.

Roteiro riquíssimo em informações, a história criada por um matemático, pode e deve ser analisada sob vários aspectos. Na história de Alice, assim como em um processo de Coaching, é possível extrair novos aprendizados sobre um mesmo tema e conquistar importantes transformações individuais ou de equipes.

Qual a relação entre o filme e o processo de coaching

 Assim como na vida real, o filme retrata que estamos rodeados de pessoas, cada qual com suas habilidades, atividades e importância. O desafio é aprender a conviver com essas diferenças e buscar nossas próprias realizações , metas e planos. Mas como fazer isso sem invadir ou desrespeitar o espaço do outro num ambiente real cada vez mais egoísta e individualista, seja na vida profissional ou pessoal? Se no filme, esse cenário já é difícil, na vida real é muito mais.

Porém, é possível sim viver com tanta diversidade e conquistar muito mais da vida utilizando um processo de Coaching para conquistar um verdadeiro crescimento pessoal. Para isso, o Coaching reúne uma série de ferramentas que ensinam como extrair o melhor de cada indivíduo para ajudar qualquer pessoa a realizar os mais importantes sonhos. Afinal de contas, sempre vamos estar rodeados de pessoas ao longo de nossas vidas, por isso é tão importante se especializar em comportamento humano.

Como o processo pode ajudar a lidar com diferentes comportamentos

O que poderia levar muito tempo, como saber conviver com tantas pessoas com tantos interesses diferentes, pode ser conquistado de forma rápida e eficiente, por meio de um processo de Coaching, com o qual é possível aprender com mais facilidade e menos traumas. O processo ensina, entre outras situações, que:

  • Aprender a lidar com as divergências para solucionar um mesmo problema pode ser muito eficiente e interessante em qualquer ambiente pessoal ou profissional
  • Identificar as próprias fraquezas pessoais e lidar com as fraquezas do outro pode contribuir para uma convivência mais harmônica voltada para resultados
  • Saber aliar a união de forças pode resultar em grandes conquistas tanto individuais quanto de equipes e grupos.

Villela da Mata define a importância da inteligência social

O presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, Villela da Matta, explica que cada vez mais estão valorizando a inteligência social no mercado de trabalho, seja para ocupar cargos de liderança, ou até mesmo pleitear vaga em alguma grande equipe.

 “Mais importante que estar capacitado tecnicamente a assumir um determinado cargo é estar e se sentir preparado para lidar com o principal desafio que é conviver com pessoas de diferentes opiniões e se beneficiar dessa diversidade. É justamente aí que um processo de Coaching é importante e até fundamental dentro de qualquer ambiente profissional. Indivíduos que se utilizam do Coaching se mantém mais focado em resultados e se tornam mais preparados para lidar com diferenças”, conclui Villela.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.