O QUE É COACHING

"Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee).”
(Villela Da Matta & Flora Victoria)

O coaching é uma assessoria pessoal e profissional que utiliza procedimentos orientados, cientificamente validados, para que indivíduos, times e empresas alcancem resultados superiores e positivos. Com ele, é possível entender como nós pensamos, sentimos, reagimos, aprendemos, mudamos e evoluímos.

O foco das estratégias de coaching abrange, entre outros fatores, o aprofundamento da autoconsciência do cliente (coachee), por meio de ações contínuas de aprendizado. Essas ações têm como base estudos da Psicologia Cognitiva, da Psicologia Comportamental, da Psicologia Positiva, das Ciências Organizacionais e da Neurociência, além de conceitos da Filosofia, da Educação e de Administração (negócios, processos e liderança).

O processo de coaching leva o cliente a novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas. O coaching também pode ser definido como:

ENTENDA COMO FUNCIONA O PROCESSO DE COACHING

Coaching também é

O que é coach e coachee?

O coach é o profissional apto e conhecedor de técnicas e ferramentas que visam promover o desenvolvimento humano. Coachee é o nome dado ao cliente ao qual é aplicado o processo de coaching

Com o auxílio do coach, o coachee tem a oportunidade de transformar e otimizar seu desempenho de maneira gradual e consistente em diversos níveis, seja em sua vida ou carreira.

Essa parceria é calcada em um diálogo cujo objetivo é levar o coachee a ter mais satisfação e elevar sua performance – resultados obtidos por meio de procedimentos específicos e acompanhamento por um determinado período.



Cabe ao Coach

Cabe ao coach:

  • Fornecer conhecimento;
  • Apoiar;
  • Não julgar;
  • Manter sigilo;
  • Ser confiável;
  • Ter comprometimento;
  • Reunir as competências ideais para atuar;
  • Agir com responsabilidade.

E cabe ao coachee:

Cabe ao coachee

Por que fazer coaching?

No início do século XXI, pesquisadores de todo o mundo começaram a buscar comprovações científicas dos benefícios do coaching. Hoje, o coaching baseado em evidências é uma realidade e há diversos resultados comprovados que podem ser alcançados com o apoio de um coach.

Com o coaching você tem, acima de tudo, a chance de eliminar hábitos improdutivos e de assumir o controle de sua vida. Isso ocorre porque o coaching:

Por que fazer Coaching?


Na área profissional, as vantagens do coaching são ainda mais amplamente percebidas. Além dos benefícios pessoais, o coachee aprende a:


Vantagens do Coach na área profissional

Como funciona uma sessão de coaching?

Cada sessão de coaching é composta pelo acompanhamento e feedback das ações

combinadas na sessão anterior e pela proposta relativa ao que será trabalhado pelo coach e pelo coachee na sessão atual.

Com base nisso, a sessão é desenvolvida, os aprendizados são checados e as próximas tarefas são combinadas. As etapas de uma sessão de coaching são:

Proposta da sessão

A análise da execução das tarefas fornece contribuições para identificar o tema a ser trabalhado durante a sessão. É importante que esse tema esteja de acordo com os objetivos do coachee e que constitua mais um passo para atingi-los.

O coach também pode elaborar um plano geral para utilizar como guia na definição dos temas a serem trabalhados, no entanto, dando prioridade às necessidades do coachee que podem surgir durante as sessões.

Desenvolvimento da sessão

O coach seleciona e aplica as técnicas e as ferramentas mais adequadas para trabalhar o tema proposto.

Aprendizados

O coach confere o que o coachee aprendeu, a fim de torná-lo consciente de seu próprio

aprendizado e de como aplicá-lo, o que contribui para a melhoria contínua.

Tarefas (To Do)

É combinada a tarefa para a próxima sessão e o coachee compromete-se a entrar em ação.

A execução dessa tarefa será relatada na sessão seguinte, reiniciando o ciclo. Neste momento, o coach também trabalha a responsabilização, a motivação e o engajamento do coachee no processo.

Acompanhamento (Follow-up/Fup)

O coach começa a sessão conferindo com o coachee a realização das tarefas ou ações que foram combinadas na sessão anterior. É importante analisar o que ele fez e como fez, como se

sentiu ao fazer, que desafios encontrou, que resultados obteve. Com base nessas informações,

o coach elabora a proposta da sessão.

Os benefícios do coaching para vida pessoal e profissional

O coaching pode trazer para a sua vida mais:

Mais Felicidade

Felicidade e realização

Qualidade de Vida

Qualidade de vida

Saude e Diminuicao do Stress

Saúde e diminuição do stress

Relacionamento e Comunicação

Relacionamentos e comunicação

  • Relacionamentos mais saudáveis, produtivos e comunicação mais eficaz;
  • Melhor entendimento e aceitação das outras pessoas;
  • Elevação das habilidades necessárias para resolução de conflitos, dúvidas e problemas.
Autoconhecimento

Autoconhecimento

Prosperidade

Prosperidade

  • Melhoria dos resultados financeiros;
  • Relação mais próspera e produtiva com os recursos financeiros, no que diz respeito tanto à geração quanto à administração e multiplicação desses recursos.
PLanejamento

Planejamento

AUMENTO DA INTELIGÊNCIA

Aumento da inteligência

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES

Desenvolvimento de habilidades

Satisfação

Satisfação

  • Aumento dos níveis de realização e satisfação profissional;
  • Melhoria no nível de satisfação com o trabalho.
Relacionamento

Relacionamento

  • Melhoria nos relacionamentos e na comunicação;
  • Melhoria no trabalho em equipe;
  • Melhoria em habilidades interpessoais, comportamentos e crenças;
  • Redução dos conflitos interiores e interpessoais.
Competências Executivas

Competências executivas

Flexibilidade

Flexibilidade

  • Aumento de responsabilidade pelas ações;
  • Adaptabilidade às mudanças e aumento de flexibilidade e performance.
Uma Vida Mais Saudável

Uma Vida Mais Saudável

Resultados do coaching para empresas

Os resultados listados acima aumentam a performance e os resultados de indivíduos, mas toda empresa é feita de pessoas. Assim, colaboradores que se beneficiarem do coaching automaticamente impactarão positivamente nos resultados da empresa. Porém, o coaching pode ser aplicado diretamente nas empresas, com benefícios muito expressivos e altamente mensuráveis.

Ele amplia de forma definitiva a vantagem competitiva das organizações. Seus objetivos incluem o aumento do foco, da produtividade, o auxílio para transições, a gestão de crises, o desenvolvimento de lideranças e de times de alta performance, além do planejamento estratégico de novos negócios e da busca da excelência na performance de profissionais de vendas – para cada necessidade há um nicho específico de coaching, dedicado a alcançar resultados consistentes e coerentes com a realidade de cada organização.

O propósito do coaching nas empresas é, primordialmente, o desenvolvimento de competências essenciais para o sucesso; ele parte do princípio que qualquer pessoa pode alcançar o sucesso, desde que possua as competências necessárias para tomar as melhores decisões em sua carreira, seja a curto ou longo prazo.

Para atingir essa meta, o coaching é, por definição, uma parceria dedicada a dar suporte ao processo de aquisição e aprimoramento de competências, mas sem deixar de lado fatores cruciais para a sobrevivência das empresas no mercado globalizado atual: ele também promove o engajamento dos funcionários, proporciona estratégias de desenvolvimento acelerado e, consequentemente, alavanca os resultados e a lucratividade.

Essas são as razões que justificam a eficácia do processo de coaching e que asseguram que o ato de investir nele retorna para a organização sob a forma de mais vendas, mais performance, mais lealdade por parte dos times e dos líderes e mais expansão em um cenário que constantemente se transforma e exige rápidas adaptações.

NÃO CONFUNDA COACHING COM OUTRAS PRÁTICAS

No mercado existem outras práticas que, constantemente, são comparadas com o processo de coaching. As distinções entre coaching e outros métodos não têm como objetivo ressaltar um procedimento em detrimento de outro. Elas servem apenas para orientar a atuação do coach e fornecer subsídios para que ele possa esclarecer possíveis dúvidas de seus clientes.

  • COACHING E PSICOTERAPIA

    O coaching possui um corpo de conhecimento multidisciplinar que reúne conceitos de ciências do comportamento, filosofia, desenvolvimento e aprendizado de adultos, teoria dos sistemas, bem como ciências organizacionais e liderança. Embora não seja terapia, ele incorpora em suas técnicas e ferramentas alguns conceitos da psicologia cognitiva, comportamental, social, humanista, entre outras, que se alinham com seus objetivos e sua filosofia. Muitos psicólogos e terapeutas buscam a formação em coaching para ampliar seu repertório de ferramentas e de abordagens.

    A psicoterapia só pode ser exercida por profissionais formados por faculdades de psicologia; já o coach pode ser oriundo de qualquer ramo de atividade ou de qualquer área do conhecimento. Os principais requisitos para que ele possa atuar com sucesso são fazer uma formação em coaching confiável e de boa qualidade e nutrir real interesse pelo aspecto humano, especialmente pelas relações entre as pessoas.

    Tanto o coaching quanto a psicoterapia visam ao desenvolvimento humano, porém um dos aspectos em que mais diferem é como cada processo ocorre. Enquanto a psicoterapia considera toda a complexidade da vida do indivíduo e se propõe a tratar e a curar por meio de práticas psicológicas, o coaching é totalmente orientado à ação, à aplicação imediata, com foco no aumento de performance na vida e na carreira por meio das ferramentas de coaching.

  • COACHING NÃO É CONSULTORIA, MENTORING E ACONSELHAMENTO

    O coaching é, por vezes, comparado a aconselhamento, mentoring ou consultoria, mas essa é uma noção equivocada. Um consultor é um especialista em certa área. Ele é contratado para dar recomendações e apontar soluções.

    Já o mentor costuma ser um funcionário mais velho, geralmente um gerente, diretor ou supervisor, que se vale de sua experiência para acompanhar, aconselhar e treinar funcionários mais jovens, em uma relação semelhante à de mestre e discípulo.

    O aconselhamento (ou counseling) designa um conjunto de práticas diversas, incluindo orientar, ajudar, informar, amparar e tratar. E como o próprio nome diz, inclui também o ato de aconselhar.

    O coach, por sua vez, não dá conselhos, não fornece suas próprias soluções ao coachee e nem estabelece com o cliente uma relação de mentor. O coach desenvolve um processo — o coaching — embasado em metodologias e técnicas específicas e validadas, que leva o coachee a encontrar e a implementar suas próprias soluções.

  • COACHING NÃO É AUTOAJUDA

    No coaching, conceitos como satisfação, felicidade, realização, qualidade de vida e sucesso aparecem com frequência. Como esse vocabulário é amplamente utilizado pela literatura de autoajuda, há quem confunda uma prática com a outra. Contudo, essa relação não existe. Veja por quê:

    O que comumente chamamos de autoajuda não constitui um corpo consolidado e cientificamente validado de conhecimento e prática. O rótulo de “autoajuda” costuma ser aplicado a autores com diferentes backgrounds e formações, que desenvolvem suas próprias fórmulas por meio das quais, supostamente, os indivíduos irão atingir determinados fins – por exemplo: enriquecer, ter sucesso, ser mais feliz, viver melhor, etc.

    O coaching, ao contrário, possui um corpo consolidado e cientificamente validado de conhecimento e prática.

    O coaching não utiliza “fórmulas” – utiliza metodologias, técnicas e conceitos testados e comprovados por meio de pesquisas.

    O coach não promete resultados milagrosos. Ele desafia o cliente a descobrir e a utilizar ao máximo o seu potencial – e, ao fazer isso, o coachee atinge resultados que podem até mesmo superar suas próprias expectativas.

Como tornar-se um coach?

O primeiro passo é realizar o treinamento Personal & Professional Coaching da SBCoaching. Durante o treinamento, você será conduzido passo a passo a ampliar suas realizações pessoais e profissionais, descobrir como desenvolver suas competências de liderança e se preparar para atuar em uma nova e fascinante profissão: o coaching.

O Personal & Professional Coaching da SBCoaching utiliza uma metodologia capaz de transformar a vida de uma pessoa e de levá-la a descobrir, acessar e desenvolver todo o seu potencial para gerar mais resultados e satisfação. O treinamento tem como objetivo oferecer a base teórica do comportamento humano e ensinar técnicas de transformação pessoal, evolução profissional, elevação de performance e liderança, com a modelagem das técnicas mais efetivas de coaching atualmente disponíveis no mundo.

Com o treinamento, você poderá:

  • Atuar na carreira que mais cresce no mundo;
  • Desenvolver habilidades para liderar pessoas, equipes e empresas;
  • Promover autoconhecimento e autodesenvolvimento;
  • Ter clareza para definir e atingir objetivos nos mais variados aspectos da vida;
  • Ter um suporte eficaz para promover mudanças;
  • Conhecer um poderoso meio de transformação e de evolução.

Quais são os requisitos para ser um coach?

A formação em coaching não requer nenhuma graduação específica e as técnicas podem ser aplicadas em diversas áreas de atuação. Você pode se tornar um coach ou aplicar o conhecimento adquirido na profissão em que já atua.

Nós formamos profissionais com os mais diferentes backgrounds e experiências:

  • Psicólogos
  • Gestores
  • Advogados
  • Executivos
  • Professores
  • Médicos
  • Consultores
  • Vendedores
  • Autônomos
  • Profissionais da área de RH
  • Profissionais da área de Comunicação
  • Profissionais da área de desenvolvimento humano

O processo de coaching destina-se a qualquer pessoa que queria aumentar seus resultados e contribuir ativamente para que mais pessoas também elevem os seus.

Para se tornar um life coach ou personal coach não há nenhum requisito quanto à experiência anterior. E esse é um dos fatores que torna o coaching tão fascinante e enriquecedor: reunir pessoas com os mais diversos backgrounds e experiências profissionais. Seja qual for sua profissão, você também pode ser um coach.

ELEVE SEUS GANHOS E POTENCIALIZE SUA PERFORMANCE

CHEGUE À EXCELÊNCIA COM A SBCOACHING!

COACHING: O CAMINHO PARA SEU SUCESSO

Você deseja ter mais equilíbrio entre a vida social e o trabalho? O coaching é a profissão perfeita para você! Saiba como construir uma carreira bem-sucedida, em pouco tempo, com altos ganhos financeiros e uma melhor qualidade de vida! Leia:

COACHING COMO PROFISSÃO

Se não quer mudar de profissão, mas aspira obter resultados extraordinários em seu trabalho ou negócio, o coaching também é o caminho certo para você! A SBCOACHING oferece os melhores cursos de coaching do Brasil para você chegar à excelência.

COACHING PARA RESULTADOS PESSOAIS
-
Chat Online
Chat SBCoaching