Coaching generativo: tudo que você precisa saber

coaching generativo

O coaching generativo é um conjunto de técnicas que visa treinar a mente a fim de que ela absorva melhor os conhecimentos adquiridos, gerando resultados condizentes com o aumento da capacidade cognitiva.

 Além disso, esse treinamento auxilia as pessoas a administrarem melhor seus sentimentos, potencializando pontos positivos e eliminando ou controlando sentimentos que podem atrapalhar o desenvolvimento pessoal.

O intuito do coaching generativo é o autoconhecimento: a pessoa descobre que as suas limitações são superáveis e que uma rotina com alto nível de satisfação e qualidade de vida é absolutamente possível mediante o estabelecimento de metas bem definidas para o futuro.

Esse processo pode beneficiar qualquer pessoa, desde quem busca refletir sobre algum aspecto da vida pessoal até um líder que deseja elevar a performance da empresa.

Essa técnica parte da premissa que “gerar” significa criar algo novo, com foco central na criatividade. Assim, aborda durante as práticas de couching nossas inteligências múltiplas, a fim de promover o desempenho criativo e criar novas realidades.

O coaching generativo é oriundo da terceira geração da Programação Neurolinguística (PNL), co-criada pelos especialistas Robert Dilts e Stephen Gilligan, seguindo o conceito da “mudança generativa”.

Sendo assim, é feita uma ressignificação de crenças e ampliação de recursos pessoais evolutivos para um novo estado emocional, comportamento e novos resultados.

O que é a mudança generativa?

Generatividade é um tipo específico de criatividade que, ao invés de reestruturar e incrementar algo já existente, parte da criação e geração de algo novo. Sendo assim, essa mudança positiva não se limita à melhoria daquilo que já foi feito.

O foco é em “possibilidades infinitas” para o futuro ao analisar toda experiência de uma pessoa –  estados internos positivos e negativos, crenças, experiências históricas, imaginações criativas, estados somáticos, dentre outros, já que todos esses aspectos são recursos potenciais para o alcance das metas desejadas.

Esses aspectos são chamados de filtros, que é por onde construímos a nossa realidade. Assim, por meio das técnicas de mudança generativa, podemos atingir resultados melhores.

Como funciona o coaching generativo

Sendo assim, as sessões de coaching generativo se dividem em 6 etapas. São elas:

  • Criação de um campo de COACH (generativo);
  • Estabelecimento de uma intenção ou objetivo;
  • Desenvolvimento de um estado generativo;
  • Entrar em ação;
  • Transformação dos obstáculos;
  • Estabelecimento de práticas de crescimento e mudança contínuos.

Dessa forma, esse tipo de treinamento inclui a maioria dos princípios e métodos básicos de coaching tradicional, como ênfase em objetivos positivos, a orientação futura e planos de ação, mas também dá grande atenção ao estado de consciência de uma pessoa, incluindo seus estados emocionais negativos.

Ao enfatizar as questões internas de uma pessoa como um aspecto tão importante quanto sua vida externa, o coaching generativo permite que novas possibilidades surjam.

Mais importante: seu objetivo principal é conectar os coachees com a consciência criativa necessária para gerar uma vida feliz, bem-sucedida e significativa.

Além disso, a técnica auxilia na dissociação de padrões de atitudes e comportamentos, dissociando o indivíduo da emoção para uma mente mais livre.

Se interessou?

A SB Coaching, uma das maiores empresas de coaching do mundo e responsável por formar mais de 45 mil coaches, oferece esse treinamento para os interessados.

Trata-se de um processo de coaching pessoal que auxilia de maneira significativa no autoconhecimento. Por meio do treinamento, a pessoa descobre que as limitações são superáveis e que uma rotina com alto nível de satisfação e qualidade de vida é absolutamente possível mediante o estabelecimento de metas bem definidas para o futuro.

O estado generativo, estado de criatividade plena, está disponível a todos nós seres humanos, mas para acessá-lo de forma consciente e nos mantermos conectados a ele é preciso mais do querer: é preciso seguir metodologias comprovadas que realmente auxiliam nesse processo.

Para nos mantermos em estado generativo precisamos, acima de tudo, praticar, praticar e praticar mais um pouco. E as sessões de coaching são essenciais nesse processo!

Além disso, o coaching generativo é uma excelente forma de aumentar a capacidade e o nível de produtividade do cérebro. Quanto melhor for a captação de informações, melhor será o resultado na produtividade da pessoa.

Se você deseja extrair toda a capacidade que dispõe e transformá-la em energia criativa, essa é uma ótima opção para você.

O treinamento pode ser feito por aqueles que buscam melhorias tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Para aqueles que desejam encontrar significado e propósito para a vida. Ou simplesmente para aqueles que buscam melhores relacionamentos interpessoais. Resumindo: é para todos que desejam encontrar o melhor de si!

Independentemente do seu objetivo, o coaching pode ser benéfico para quem realiza o processo. O importante é que o coachee esteja comprometido com a mudança, disposto a ingressar em uma jornada de criatividade e interessado em eliminar crenças limitantes.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conciliando vida, profissão e futuro!

Pensamento crítico: como desenvolver essa habilidade e seus benefícios

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.