O que fazer com a promoção no trabalho?

Parece um sonho, mas, finalmente, não é: a desejada promoção no trabalho chegou. Os anos de dedicação voltados à inovação, ao desenvolvimento de habilidades e competências são recompensados pela mudança de cargo.

Junto a esta mudança aparecem outros aspectos: aumento de salário, possibilidade de realizar sonhos que dependiam de melhores condições financeiras, maiores responsabilidades e visibilidade também. A dúvida é: o que fazer depois de atingir o nível desejado?

Desenvolver-se sempre é o método para o contínuo sucesso

É um erro não reconhecer a importância de seguir se aperfeiçoando, mesmo após uma promoção no trabalho, afinal, quanto mais responsabilidade, mais conhecimento é solicitado e as chances de seguir crescendo dentro da organização continuam significativas.

O novo promovido deve, então, investir em estudos que aprimorem seus conhecimentos sobre a área atual e a futura, que já deve estar em seu foco.  Além disso, deve se esforçar para garantir boas entregas e, se seu cargo for de liderança, é preciso ser excepcional em habilidades como: trabalho em grupo, pensamento estratégico e desenvolvimento de competências para garantir êxito em suas demandas.

O segredo, portanto, é não se desestimular. O ser humano é movido por desafios e se acomodar é um comportamento negativo para a carreira e vida pessoal, visto que o crescimento é fundamental para a felicidade.

 

Busque o coaching

O colaborador que se sente incapacitado para dar sequência à trajetória profissional após receber a promoção no trabalho – seja por não saber qual é o próximo nível que deseja atingir ou por não conhecer trajetórias para atingir o estágio profissional desejado – pode utilizar o processo de coaching como solução para a estagnação no trabalho.

A inércia pode gerar problemas a quem acaba de ocupar um novo cargo e se sente plenamente satisfeito – ou acomodado – nesse patamar. O coaching trabalhará com questões como autoconhecimento, delimitação dos pontos fortes e fracos, além dos principais desejos e definição de metas para alcançar os objetivos.

O profissional que contar com as técnicas e ferramentas do coaching potencializará suas chances de sucesso e crescimento na carreira, de modo efetivo e rápido. Ao utilizar, por exemplo, a técnica que define o nível de motivação e quais os fatores que influenciam esse grau de estimulo, o indivíduo aprenderá que o seu objetivo deve ser criado sem ambiguidades, instigando metas que envolvam desafio e, além disso, saberá que seu sonho deve ser muito significativo, justificando os esforços para atingi-lo.

Leia mais sobre o assunto no artigo “Como lidar com a promoção de cargo na empresa“, Blog SBCoaching.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.