O que você diz é o que você não diz

As pessoas entendem mais o que não dizemos do que aquilo que sai da nossa boca.

(por Marco Beck)

Você sabia que 93% do que você diz é o que você não diz?

Quando nos comunicamos com alguém, só 7% da comunicação vêm das palavras – 38% dependem do tom da voz, da velocidade, do volume e do ritmo da fala, e nada menos que 55% decorrem da expressão facial, do olhar, dos gestos e da postura do corpo. Ou seja, as pessoas entendem mais o que não dizemos do que aquilo que sai da nossa boca.

A conclusão está no livro “Silent Messages” (Mensagens Silenciosas), do psicólogo Albert Mehrabian, professor da Universidade da Califórnia (EUA) e estudioso da linguagem corporal. E, na minha opinião, o cara está coberto de razão.
Quantas vezes minha boca diz uma coisa, mas meu coração diz outra? Quantas vezes digo sim quando a emoção está dizendo que não, ou vice-versa? Quantas vezes, na hora do discurso confiante, o olhar abaixa, a voz treme, o suor escorre na testa?

O outro percebe, claro!

A gente sabe quando o amigo não está bem, ainda que ele diga o contrário. As crianças sentem o clima pesado, mesmo que os pais não discutam na frente delas. Aquele fulano que adora sugar a energia dos outros feito um drácula emocional, sabe direitinho em quem ele pode encostar e quem coloca limite – não precisa conversar.

Por isso, é muito importantíssimo que as nossas palavras correspondam ao nosso sentimento, que elas expressem a nossa verdade. Que nosso querer, nosso pensar, nosso sentir e nosso dizer estejam alinhados, olhando para o mesmo lado. É o que se chama coerência pessoal.

Mas essa coerência não vem de nenhum esforço, de nenhuma luta interior, de nenhum “eu preciso…” ou “eu devo…” ou “eu tenho que…”. Ela acontece ao natural, sem conflito, quando reconhecemos (e respeitamos) o nosso sentir.

O que eu sinto sobre tal assunto? Qual meu sentimento sobre essa situação ou pessoa?

Sentimento, aqui, não quer dizer emoção, choradeira, taquicardia, olhos arregalados. Quer dizer vontade. Qual a minha vontade nessa questão?

Você vai se surpreender ao ver o seu conflito interno diminuir, pois você identificou seu sentimento e agora pode expressá-lo numa boa.

Quando sua cabeça estiver rodando como um pião, pesando prós e contras, vivendo uma guerra de argumentos, pare e pergunte-se: qual minha vontade nessa questão?

Você vai se surpreender ao ver o seu conflito interno diminuir, pois você identificou seu sentimento e agora pode expressá-lo numa boa, sem dar ‘piti’, nem agredir ninguém, mas com convicção.

Aí suas palavras faladas estarão de acordo com a mensagem silenciosa do seu corpo.

Faz sentido?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Empowerment: O Que é, sua Importância nas Empresas e Exemplos

Dinâmica de Apresentação: Como Fazer, Dicas e Exemplos Práticos

Diagrama de Ishikawa: Guia Completo Passo a Passo

O Carnaval chegou… todo cuidado é pouco!

AFINAL, EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.