O valor do autoconhecimento profissional para seus resultados

autoconhecimento
Em busca do autoconhecimento

Atualmente, os processos seletivos nas empresas estão cada vez mais exigentes. Além de serem questionados sobre suas experiências profissionais prévias, os candidatos são avaliados em testes técnicos, dinâmicas de grupo, entrevistas individuais e também em outras questões mais subjetivas, como traços de personalidade. Esta percepção do comportamento do candidato serve para que a empresa analise se o perfil dele é adequado para a vaga disponível.

Contudo, essa avaliação não pode ser unilateral. O profissional também deve refletir sobre suas próprias características, como os pontos fortes, as fragilidades, os talentos e as limitações. Ao se candidatar a uma nova função, o executivo, consciente de seu perfil, pode analisar com mais segurança se as atividades daquela função são compatíveis com o que ele pode e quer oferecer.


Neste contexto, o coaching voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional pode ser a solução. O processo ajuda o indivíduo a compreender melhor seus traços de personalidade e fornece um direcionamento mais consistente para a carreira.

Em busca do autoconhecimento

Os gestores vêm percebendo que lucro e resultados não representam tudo na empresa, e por isso a questão do perfil do candidato tem sido levada a sério. Ter capacidade técnica é fundamental para assumir novos desafios no mercado, mas possuir consciência de seu perfil profissional é de igual relevância. Cabe ao funcionário descobrir qual é seu estilo no ambiente de trabalho: agressivo, assertivo, tranquilo, influente, maleável, focado em resultados ou em relacionamentos. O autoconhecimento é uma ferramenta valiosa para ajudar você a avançar em sua carreira, pois muitas vezes o problema não é falta de competência da parte do funcionário, e sim uma inadequação de características para aquela tarefa.

 

Autoconhecimento profissional e pessoal
Autoconhecimento profissional e pessoal

Por exemplo, se sua função exige que você ministre palestras e treinamentos para grandes audiências, mas você se sente desconfortável ao falar em público, talvez seu perfil não seja adequado para a vaga. É claro que você pode administrar o problema e aprimorar suas técnicas de apresentação, mas pode nunca se sentir realmente confiante ao exercer a atividade. Seria mais interessante para você e para a empresa se houver alguma colocação nos “bastidores”. Se esta mudança não for possível, a solução pode ser procurar um novo emprego.

 

5 perguntas para o autoconhecimento profissional

Vale a pena investir no autoconhecimento para direcionar melhor seu crescimento na carreira. Estas perguntas simples podem ajudar você em sua jornada:

1)     Quais atividades são prazerosas para mim?

2)     Quais são minhas atitudes em determinadas situações (positivas e negativas)?

3)     Quais são os meus medos e limitações?

4)     Qual é o meu maior talento?

5)     Minha atividade profissional atual é satisfatória para mim?

 

Leia mais sobre o assunto Autoconhecimento profissional , no nosso website SBCoaching

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

Entenda o que é sincericídio e como ele pode afetar sua vida

Cursos de extensão EAD: Saiba as vantagens de aderir ao sistema

Descubra a importância de desenvolver a autoaceitação

MBA Coaching: Saiba tudo sobre esse tipo de graduação

Aprenda cinco dicas práticas de como desenvolver o autocontrole

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.