Objetivos em seu Currículo – Como Proceder

mercado trabalho
Dentro de uma organização, o cartão de visitas de qualquer candidato é o currículo profissional.

Alcançar o primeiro emprego ou mesmo uma melhor posição no mercado de trabalho é uma tarefa que exige dedicação do candidato. As empresas hoje em dia estão cada vez mais exigentes e para garantir uma oportunidade, além de uma boa formação técnica, o profissional precisa apresentar algumas características essenciais, como sociabilidade, flexibilidade, iniciativa e capacidade de falar em público e de trabalhar em equipe.

Dentro de uma organização, o cartão de visitas de qualquer candidato é o currículo profissional. Esse documento é responsável pelo primeiro contato entre o empregador e seu possível colaborador. Por isso, deve ser muito bem elaborado.

Pontos principais do currículo


Muita gente comete erros na hora de organizar seus dados profissionais. Repetir ideias, não filtrar as experiências, deixar de fornecer informações, não escrever de forma clara e direta e elaborar um currículo grande demais são alguns dos principais problemas observados por quem realiza a seleção de candidatos.

O campo reservado aos “objetivos profissionais”, por exemplo, é um dos mais importantes. Mas, nem sempre as pessoas costumam preenchê-lo e, às vezes, em vez de deixá-lo em branco, acabam complementando a área com textos confusos e superficiais.

Como colocar seus objetivos profissionais no currículo

O espaço destinado a essas informações deve conter de modo claro as intenções do candidato caso consiga a vaga. Ao preenchê-lo vale a pena seguir algumas dicas:

  • Indique qual é o cargo pretendido, seja direto e não coloque vários objetivos, pois é preciso manter o foco.
  • Caso a empresa não tenha especificado o cargo disponível, sugira a área em que deseja atuar. Exemplo: área administrativa, setor de vendas, almoxarifado, entre outros. Assim, os recrutadores poderão direcioná-lo para a vaga mais adequada.
  • Não coloque informações de cunho pessoal, como aprender, dividir experiências ou crescer profissionalmente. Os objetivos devem ser exclusivamente sobre a posição almejada.

 

Não deixe de preencher esse campo

A área reservada aos objetivos profissionais indica qual papel você pretende assumir dentro da empresa e apresenta indícios do foco dado a sua carreira profissional.

ferramenta marketing
Cautela e determinação são atitudes fundamentais na hora de elaborar um bom currículo.

Ter cautela e determinação são atitudes fundamentais na hora de elaborar um bom currículo. Afinal, esse documento é a sua primeira ferramenta de marketing pessoal diante da empresa e as informações que ele traz demonstram muito mais que sua trajetória como profissional. Na verdade, ele revela sua capacidade de sintetizar dados e de expressar ideias de forma clara, objetiva e formal.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.