Os 7 hábitos da liderança eficiente, por Stephen Covey

Stephen Richards Covey é um dos maiores autores de gestão da nossa época. No entanto, seus livros não lidam apenas com gestão; Stephen Covey deu várias lições sobre liderança eficiente – incluindo a liderança em nossas vidas pessoais.

Um de seus maiores best-sellers, publicado em 1987, foi The 7 Habits of Highly Effective People, o livro expõe os sete hábitos que podem ajudar as pessoas a viverem a vida com mais felicidade e sucesso.

O conteúdo apresentado aqui faz parte dos assuntos abordados no MBA IN ONE DAY, o maior evento de gestão e negócios do mundo, apresentado por Ben Tiggelaar e que acontecerá pela primeira no Brasil, no dia 20 de novembro de 2017.

As leis naturais da liderança eficiente

Covey defende claramente um retorno à antiga ética de caráter e diz que a liderança não deve se basear em valores temporários, mas sim em princípios universais e atemporais.

Os princípios

“Princípios”, em sua terminologia, são leis naturais para a eficiência pessoal e colaboração eficiente.  A vida tem suas leis naturais, seus princípios – seja no casamento, na criação de filhos ou no relacionamento com outras pessoas em uma organização.

Um princípio-chave, dado por Covey, é que você deve ser confiável e honesto para obter a confiança dos outros.  A confiabilidade real não pode ser fingida. Se você tentar, as pessoas ao seu redor logo descobrirão que você está tentando manipulá-las. Elas o abandonarão.

Os três estágios do desenvolvimento pessoal

Outro princípio importante e central, no trabalho de Covey,  envolve os três estágios do desenvolvimento pessoal. O autor compara esse processo com a evolução de uma criança:

  • Quando criança, você é completamente dependente dos seus pais.
  • Com o passar dos anos, você chega a uma idade na qual quer buscar a independência.
  • Conforme cresce, você começa a descobrir que a interdependência oferece os melhores resultados.

Precisamos trabalhar em conjunto para atingir nossas metas e encontrar a felicidade. O livro de Covey, Os 7 Hábitos, segue as três etapas que acabamos de discutir. Confira:

7 hábitos da liderança eficiente

Os primeiros três hábitos focam a aquisição da independência pessoal e os três seguintes lidam com o processo de trabalhar e viver com outras pessoas. O último exige que você se mantenha afiado mentalmente, espiritualmente, emocionalmente e socialmente.

1.      Seja proativo

Todo indivíduo pode dar forma a sua própria vida. Em nosso cotidiano, nós nos deparamos com pessoas e coisas que nos influenciam, mas estão além do nosso controle.

Você pode visualizar isso como o círculo da preocupação. Dentro dele, há outro relacionado à influência, que contempla as coisas que podemos controlar, como o nosso comportamento e os nossos pensamentos.

Covey faz a seguinte pergunta: qual círculo recebe mais a sua atenção? Você costuma ser reativo, focado em coisas que não pode influenciar? Ou você é proativo e trabalha somente em seu círculo de influência?

2.      Comece com o fim em mente

Covey pede que cada um de nós determine nosso destino na vida e desenvolva uma visão clara sobre ele.

Imagine que você está em um funeral e vê vários entes queridos lá. A única pessoa que não vê é você mesmo. Depois de alguns minutos, fica claro o porquê: o funeral é seu – daqui a alguns anos. O que gostaria que as pessoas dissessem sobre você nesse dia?

Como gostaria que as pessoas falassem de você depois da sua morte? Covey usa essa imagem para nos desafiar a pensar no que importa em nossas vidas. Ele acredita que todos devem formular uma missão declarada pessoal. Uma crença própria. No que você acredita? O que o motiva? Como define o seu propósito na vida?

3.      Comece com o começo

O autor diz: “Faça as coisas importantes primeiro. Não permita que elas sejam ultrapassadas por outras questões urgentes, mas menos importantes”.

Dois fatores determinam como gastamos o nosso tempo: urgência (a pressão do tempo) e importância (atingir nossas metas).

Planeje o que for mais relevante com algumas semanas de antecedência. Não sobrecarregue seu cronograma e separe algum tempo todos os dias para resolver as questões urgentes e menos importantes.

4.      Pense no benefício coletivo

De acordo com Covey, a dependência mútua, ou o trabalho em equipe verdadeiro, ocorre quando substituímos o pensamento competitivo por uma atitude que busca o benefício de todos.

A competição pertence ao mercado e não tem lugar em relações empresariais e famílias. O conselho de Covey é aplicar essa atitude a negociações empresariais também. Busque sempre um acordo que beneficie ambas as partes.

5.      Busque entender para então ser entendido

Covey gosta de mencionar o bastão da fala dos nativos americanos usado em suas reuniões. Ele ilustra bem este quinto hábito. Quem segura-lo pode falar sem ser interrompido.

Se outra pessoa quiser falar, ela só poderá fazê-lo depois de repetir o que foi dito antes. Somente depois que o primeiro falante se der por satisfeito, com o resumo do que foi dito, é que o bastão da fala é passado adiante.

De acordo com Covey, a maioria dos problemas entre as pessoas é causada por deficiências na comunicação – em especial, nossa incapacidade de realmente ouvir o outro sem insistir em responder imediatamente.

6.      Entre em sinergia

Covey nos ensina a apreciar as diferenças e a empregá-las para obter resultados melhores. Em negociações, pessoas ineficientes terão uma postura inabalável e aceitarão um meio-termo depois de muita discussão.

Pessoas eficientes buscam entender os motivos por trás de uma opinião ou posição e buscam uma solução que satisfaça todas as partes envolvidas.

7.      Afie a serra

Covey aconselha a renovação regular em quatro áreas diferentes: física, social/emocional, intelectual e espiritual.

  • A renovação física exige exercícios, boa alimentação, repouso e relaxamento.
  • A renovação social/emocional exige o trabalho com nossa autoconfiança, relacionamentos, disposição para trabalhar e empatia.
  • A renovação intelectual exige ações como ler, escrever, estudar e planejar.
  • A renovação espiritual exige ações como voltar ao compromisso com nossas metas mais importantes, apreciar arte e dedicar tempo para a meditação e outras práticas espirituais.

Gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre as teorias e estratégias de Stephen Covey, assim como outros grandes nomes da gestão e dos negócios? Participe do MBA IN ONE DAY.

Acesse www.mbainoneday.com.br e baixe o E-book e conteúdo programático do programa.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Diferentes tipos de liderança: conheça cada uma delas

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Gestão de talentos: o que é, importância e como implementar

Treinamento de liderança: sua importância para o sucesso

As 3 Qualidades Indispensáveis de um Líder

Liderança: Diferentes Tipos, Estilos e Como Funcionam?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.