Os benefícios de aprender a se colocar no lugar do outro

se colocar no lugar do outro

Você deseja ter uma vida mais leve, com menos conflitos, mais paz interior e boa convivência com os outros? Uma das principais ferramentas para atingir esse objetivo é se colocar no lugar do outro. Hoje, você vai conhecer a importância desse comportamento e aprender a desenvolvê-lo.

Com uma rotina agitada, acabamos sempre pensando em nós mesmos e até ignoramos o que se passa ao nosso redor. Ter empatia é perceber não só nossos afazeres, dificuldades e sentimentos mas também o que cada indivíduo carrega dentro de si, gerando mais compreensão sobre o mundo externo.

Qual o conceito de se colocar no lugar do outro?

Mas afinal, o que significa empatia? Essa habilidade consiste em buscar entender os sentimentos do outro racionalmente, imaginando-se como se estivesse na mesma situação que ele.

Por isso, ter empatia permite que haja um entendimento mais profundo em relação ao próximo e a nós mesmos, fortalecendo laços familiares, amizades, relacionamentos, e diminuindo confrontos.

Empatia cognitiva

Esse método se baseia em aplicar a empatia de maneira mais racional do que emocional, de modo a analisar o que a pessoa sente sem se abalar ou tomar para si aqueles sentimentos, processando-os de maneira intelectual.

A empatia cognitiva é de extrema importância para que possamos assimilar as emoções apenas para aprender, sem nos abalarmos com sentimentos ou cargas emocionais.

Qual a importância da empatia?

A empatia possui um poder magnífico de transformação. Imagine se todos nós parássemos por alguns minutos e nos colocássemos no lugar de pessoas sem necessidades básicas, como moradia e alimentação, por exemplo?

Se todos praticassem esse método, valorizaríamos muito mais nossas condições de vida e ainda buscaríamos ajudar o próximo, tornando o mundo mais justo e humano. Esse é o poder de se colocar no lugar do outro: mudar a maneira como você enxerga o mundo e a si mesmo.

Quais os benefícios da empatia?

Ter empatia nos traz uma série de melhorias no comportamento e entendimento sobre nós e sobre os outros, nos tornando menos orgulhosos e egoístas. Isso porque passamos a captar um novo ponto de vista, assimilando o que se passa no íntimo do indivíduo.

Entenda o que é uma pessoa empática e que se colocar no lugar do outro nos permite entrar em equilíbrio com todo o universo, ressignificando momentos de estresse e brigas, e nos tornando mais flexíveis e prontos a liberar o perdão.

Como desenvolver a empatia

Para que você comece a praticar a empatia, separamos algumas dicas de como se colocar no lugar do outro. Confira!

Conheça mais sobre você

Antes de entender o universo do outro, você precisa analisar o funcionamento do seu. Por isso, é muito importante que você desenvolva o autoconhecimento, conheças suas forças e fraquezas, e aprimore a inteligência emocional. A partir dessa descoberta, será muito mais fácil compreender o próximo.

Para isso, a SBCoaching possui uma série de treinamentos que te ajudarão nesse processo e ainda te darão a possibilidade de aprender mais sobre você. Além disso, você poderá otimizar seus resultados por meio de métodos, embasados cientificamente, de desenvolvimento em coaching.

Pratique a empatia

Exercite o poder da empatia ao longo de seu dia. Entenda a demora na fila de caixa ou o nervosismo de seu colega de trabalho por não entregar a tarefa no prazo. Coloque-se no lugar do outro e veja novos pontos de vista.

Garantimos que você ficará menos estressado ao longo do período e terá bem menos conflitos com os amigos e familiares. Aprimore suas habilidades diariamente e impacte positivamente todos a seu redor!

Corte o julgamento

Em certos momentos, criticamos as atitudes dos outros de acordo com o que nós consideramos correto. Por isso, não julgue o próximo. Em vez disso, faça a seguinte a reflexão: “O que será que o fez reagir dessa maneira? Que problemas ele enfrentou até chegar aqui?”.

Isso lhe dará maior sabedoria sobre como pensar e agir diante do próximo e de situações e respostas ao mundo exterior.

Respeite as diferenças

Ter empatia, é respeitar hábitos, interesses e costumes diferentes do nosso. Mesmo que você não concorde com aquilo, respeite as características e a história do outro. Entenda por que ele tem uma posição diferente da sua. Isso lhe promoverá um grande desenvolvimento emocional.

Seja um bom ouvinte

A melhor maneira de saber como alguém se sente é ouvindo o que ele tem a falar. Procure escutar e entender os sentimentos, ações e desejos do indivíduo. Assim, ficará mais fácil de saber e lidar com as emoções das pessoas ao seu redor.


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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.