Os mitos e verdades das empresas de sucesso

James C. Collins tornou-se um dos maiores autores da área de gestão nos últimos 20 anos. De maneira precisa e meticulosa, ele estuda os fundamentos da transformação de empresas de sucesso.

Collins é um visionário, meticuloso quanto aos seus objetivos e gosta de sonhar alto. Seus planos de pesquisa frequentemente abrangem um período de muitos anos. Com sucesso, no início da década de 1990, Collins, seu colega Jerry Porras e uma equipe de pesquisadores investigaram 18 empresas bem-sucedidas, entre elas a Procter & Gamble, a Boeing e a Walt Disney.

Os resultados dessa pesquisa levaram à publicação do livro Built to Last, um best-seller que desvenda os mitos e as verdades das empresas de sucesso. Confira abaixo:

12 Ideias falsas e verdadeiras sobre empresas de sucesso

1.      Uma ótima empresa começa com uma ótima ideia.

Falso: algumas empresas visionárias começam sem quaisquer planos ou ideias bem-definidos.

2.      Organizações bem-sucedidas possuem metas ambiciosas

Verdadeiro: Collins e Jerry Porras gostam de chamá-las de MEGAAs: Metas Grandiosas, Arriscadas e Audaciosas.

Por exemplo, a meta da Ford era “Democratizar o automóvel”, a da Microsoft era “Um computador em cada mesa de trabalho e em cada casa”. As MEGAAs devem estar diretamente relacionadas à essência da empresa e ser capazes de mobilizar as pessoas.

3.      Empresas visionárias têm valores fundamentais semelhantes.

Falso: empresas bem-sucedidas têm diferentes valores fundamentais.  O que realmente importa é que os funcionários acreditem nos valores da organização e ajam de acordo com eles.

curso de liderança

4.      Empresas visionárias frequentemente se caracterizam por uma cultura de negócios

Verdadeiro: Elas são muito conscientes a respeito da conduta que esperam dos funcionários. Encorajam o sentimento de que, trabalhar nelas, faz deles profissionais especiais e despertam um alto grau de comprometimento.

Às vezes, os programas de treinamento e rituais aos quais novos recrutados são submetidos – como cantar o hino da empresa – parecem mais doutrinação do que educação.

5.      Organizações de sucesso não correm riscos.

Falso: essas empresas têm coragem para estabelecer metas ambiciosas e um grande impulso para atingi-las.

6.      Empresas visionárias preferem desenvolver a contratar líderes

Verdadeiro: Essas empresas não contratam gestores de alto escalão, elas preferem desenvolver seus próprios/novos líderes.

Buscando uma liderança forte e contínua, essas organizações garantem a manutenção de seus valores fundamentais no futuro.

liderança eficiente

7.      O sucesso é resultado de um planejamento estratégico complexo e brilhante.

Falso: na verdade, empresas bem-sucedidas fazem vários experimentos. Elas progridem com tentativas e erros, falham e começam tudo de novo.

8.      Empresas de sucesso têm líderes carismáticos.

Falso: empresas visionárias são lideradas tanto por líderes visionários quanto por seus próprios colaboradores.

9.      “Bom o bastante” não está no vocabulário das empresas visionárias.

Verdade: Elas não se debruçam sobre os sucessos de hoje por muito tempo; em vez disso, focam incansavelmente em obter resultados ainda melhores amanhã. Uma maneira dessas empresas lidarem com isso é medindo e comparando resultados continuamente.

aposte em crescer

10. Empresas de sucesso têm como prioridade superar a concorrência.

Falso: empresas visionárias desejam, antes de tudo, conquistar a si mesmas. Se elas superam a concorrência durante esse processo, consideram isso um pequeno bônus.

11. Empresas de sucesso empenham-se demais em seus testes

Verdade: se algo funciona, permanece; se não dá certo, é descartado. Esse esforço não se apresenta em termos de fracasso e sucesso, mas de “experimentação”. O ato de experimentar é um convite à avaliação honesta e impede que interesses pessoais fiquem acima de tudo.

12. As pessoas amam trabalhar para empresas visionárias.

Falso: esse tipo de empresa tem uma ideologia tão forte que não há meio termo – ou você ama ou odeia.

Os conceitos e estratégias de James C. Collins, assim como de outros pensadores, como Stephen Covey, Peter Drucker, Robert Quinn e Philip Kotler, serão abordados no maior seminário de gestão e negócios que acontecerá, pela primeira vez no Brasil, no dia 20 de Novembro.

mba in one day

Os 4 pilares da gestão e empreendedorismo – liderança, organização, estratégia e execução – serão apresentados de forma dinâmica, prática e intensa, por Ben Tiggelaar, um dos mais influentes pesquisadores da área.

Então, se você quer ter uma empresa de sucesso, ser um líder inspirador, aprender estratégias comprovadas de como ter um negócio bem-sucedido, participe do MBA IN ONE DAY.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.