Os Princípios da Autogestão – Parte I

O ponto de partida de maturidade é a constatação de que “ninguém virá para nos salvar”. Tudo o que você é ou tudo que você será é de sua inteira responsabilidade.

A sua vida não é um ensaio. Isso é a realidade. O jogo já começou. O tempo está passando rapidamente e todas as suas decisões e indecisões, suas ações e inações, se uniram para criar o que você está vivendo neste exato minuto. Se você quiser que as coisas sejam diferentes no futuro, terá que fazer coisas diferentes no presente. Você precisa assumir a responsabilidade sobre a sua personalidade e sobre a sua vida e fazer as coisas mudarem, porque elas não mudarão por si mesmas.

Autogestão nada mais é do que gerir a si mesmo, o seu tempo e a sua vida. É colocar firmemente as mãos no volante, tomando as rédeas da sua vida e, em seguida, ir para onde quiser. Lembre-se do velho ditado de Confúcio: “Se você não mudar a rota de sua viagem, provavelmente, acabará indo na mesma direção”. Todo homem ou mulher de sucesso nos Estados Unidos tomou, em um momento ou outro, uma firme decisão sobre qual caminho seguir e, em seguida, fez o necessário para chegar lá. Você também pode fazer isso por si mesmo.

A mais útil analogia que me ensinaram foi me enxergar como se eu fosse um “pacote de recursos”. Você pode se beneficiar dessa lição, se parar por alguns segundos e olhar para si mesmo, refletindo sobre quem você é, ao invés de o que você faz. O ser humano tende a se definir falando sobre seu trabalho ou sobre a atividade que demanda mais do seu tempo. Quando encontramos alguém, mesmo que no ponto de ônibus, sempre nos descrevemos a partir da perspectiva do trabalho.

Proferimos algumas frases, como: “Eu sou vendedor”, “Eu sou gerente” ou “Eu trabalho em tal negócio, exercendo tal atividade”. Como a tendência é nos tornar aquilo em que pensamos, quanto mais nos descrevemos a partir do que fazemos, mais pensamos em nós mesmos a partir desse ponto de vista. Talvez seja por isso que as pessoas que são afastadas ou demitidas passam por um período de choque e perturbação emocional. É como se tivessem sido afastadas de suas identidades. Você pode ter passado por uma experiência semelhante.

Mas na realidade você não é o que você faz. Você é um pacote de recursos. Ou seja, você tem uma combinação de ingredientes capaz de fazer com que seja um ser humano único e notável, diferente de qualquer outra pessoa que já viveu ou que viverá. Você já passou por inúmeras experiências, tanto positivas quanto negativas. Teve uma educação formal e aprendeu muito com os trabalhos e atividades que realizou. Possui uma inteligência única e ainda há muito para desenvolver. Suas habilidades foram adquiridas, por meio de trabalho duro, disciplina e prática.

Também existem as habilidades com as quais você nasceu, que fazem com que seja mais fácil realizar certos trabalhos e determinadas tarefas. Possui energia e ambição, objetivos e oportunidades. Tem uma filosofia de vida, atitudes e perspectivas que fazem de você extraordinário. Contudo, ainda há muito para desenvolver. O governo federal identificou mais de 22.000 categorias diferentes de trabalho. Quando você utilizar todas as suas habilidades juntas, provavelmente, será capaz de alcançar a excelência em centenas de empregos, fazendo coisas diferentes em uma gama de organizações, empresas e indústrias.

Como o psicólogo Abraham Maslow escreveu certa vez: “A história da raça humana é a história de homens e mulheres que se venderam por pouco”. Uma pessoa comum tende a se contentar com muito menos do que é capaz e, em seguida, se pergunta por que está tão insatisfeita e frustrada com sua vida.

O fato é que você tem dentro de si tudo o que precisa para utilizar a sua plena capacidade. Há uma força interna que o deixa inquieto e descontente, e que te leva para frente e para cima em direção à realização dos seus sonhos e aspirações. Muitas pessoas tentam amortecer essa ambição bebendo álcool em excesso, assistindo muita televisão, se socializando demais e, até mesmo, recorrendo a drogas e atividades perigosas. Mas não adianta negar. Você chegou a este mundo com a missão de fazer algo maravilhoso com a sua vida. Você tem um destino único, um propósito especial. O ponto de partida para realizar a sua missão é a autogestão. Basta ter controle total sobre si mesmo e direcionar todas as suas ações para que você se mova progressivamente rumo à realização de um ideal digno, e esteja no caminho certo para se tornar tudo que você é capaz.

Fique atento: na próxima semana você saberá muito mais sobre “Os princípios da autogestão”, na continuação deste artigo.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Descubra a importância de desenvolver a autoaceitação

Os benefícios de aprender a se colocar no lugar do outro

Aprenda a desenvolver inteligência emocional no trabalho

Saiba o que é resiliência e entenda como desenvolvê-la

Como identificar e prevenir o esgotamento mental

Cinco dicas práticas de como vencer a timidez

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.