Otimizando o funcionamento do líder

por Flora Victoria

Otimizando o funcionamento do líder

O funcionamento otimizado é a melhor expressão do florescimento humano. Por isso, sua promoção é o foco central do positive coaching, processo que alia conceitos e técnicas da psicologia positiva ao coaching. Como líder, a otimização de seu funcionamento é fundamental para que você possa lidar com suas demandas diárias sem sucumbir ao estresse, à ansiedade e outros males que afetam os executivos – especialmente nos tempos turbulentos que vivemos hoje.

Líder seu funcionamento é otimizado quando você:

● Aplica suas forças ao máximo para seu crescimento e realização;
● É capaz de gerar mais satisfação, felicidade e bem-estar – para si mesmo e também em seus relacionamentos;
● Mantém uma performance consiste nos diferentes aspectos da vida – e também atinge picos de performance e flow com mais frequência;
● Possui mais energia, foco e direcionamento;
● Assume o controle de sua vida e a faz florescer;
● É um líder ou profissional de resultados e, ao mesmo tempo, mantém em equilíbrio sua vida pessoal e profissional.

Em termos psicológicos, o funcionamento humano refere-se às habilidades de administrarmos nossa própria vida (tomar decisões, resolver problemas, gerir o tempo e o estresse…), sermos responsáveis por tudo o que nos diz respeito e atuarmos como indivíduos autônomos. Quando funcionamos em um nível otimizado, podemos dar conta dessas funções com mais eficácia e menos desgaste. Contudo, o funcionamento humano insere-se num contínuo que vai do sub ao superfuncionamento, e no qual o modo otimizado se situa no meio entre um e outro, como uma forma desejável de funcionar.

Pessoas que atuam no nível do subfuncionamento estão operando muito abaixo de seu potencial. Elas têm dificuldade para assumir responsabilidades, manter compromissos, cumprir prazos, resolver problemas, tomar decisões e performar. Em resumo: não estão no controle de suas vidas. No extremo oposto temos o superfuncionamento, que ocorre quando assumimos responsabilidades que não nos cabem – isto é, quando assumimos responsabilidades indevidas em relação aos outros. Responsabilidade indevida significa fazer pelos outros o que eles deveriam fazer por si mesmos, negando-lhes, assim, oportunidades de aprender, de crescer e de evoluir como seres humanos autônomos.

Se você, como líder, não está operando em funcionamento otimizado, as chances são de você esteja operando em superfuncionamento. Caso isso esteja ocorrendo, é provável que muitos de seus colaboradores estejam no modo de subfuncionamento. Pessoas com funcionamento otimizado tendem a se relacionar com quem também funciona assim. E o motivo é simples. Quem funciona de modo equilibrado em geral não alimenta a dependência dos “sub”, nem aceita o modo controlador do “super”. Elas buscam pessoas com as quais possam se relacionar de um modo mais saudável e produtivo.  Por melhor que sejam suas intenções, se você é um líder que opera em superfuncionamento, você está contribuindo para aumentar seu próprio estresse e desgaste, está corroendo a autonomia de seus colaboradores e tolhendo seu potencial e o deles.

É possível mudar isso, desde que você esteja preparado para mudar seus padrões mentais. Analise cuidadosamente suas atividades, defina suas prioridades como líder e comece a delegar mais. Dê mais responsabilidades a seus colaboradores e estimule-os a andar por si mesmos. A mudança pode não ser fácil, mas é necessária: no cenário complexo que vivemos hoje, líderes e colaboradores que não atuam de modo otimizado estão em desvantagem no que diz respeito a elevar a performance e a produtividade de suas organizações. Esse processo não ocorre da noite para o dia, mas pode ser acelerado – e muito – por meio de treinamentos como o positive coaching, cuja essência é, no final das contas, a promoção do funcionamento otimizado.

Reflita bem: de que modo você está funcionando? E quanto a seus colaboradores?  O que você está fazendo para otimizar seu funcionamento e o deles? Como isso está se refletindo nos níveis de estresse organizacional? E nos resultados que você espera alcançar?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

7ª REVISTA CIENTÍFICA SBCOACHING: GARANTA SEU EXEMPLAR!

O engajamento como elemento formador da identidade

POR UM 2016 MENOS ESTRESSANTE

O que é e como promover o flow no trabalho

Especial Dia dos Pais – Um guia para a Paternidade Positiva

Ação positiva para o bem de todos

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.