Palestra de Coaching: tudo que você precisa saber

palestra de coaching tudo que voce precisa saber

Você já foi, ministrou ou considerou ministrar uma palestra de coaching?
Se a resposta for negativa, é um bom momento para avaliar o assunto e se fazer presente – seja como espectador ou protagonista.
Afinal, não é por acaso que essa forma alternativa de divulgação da metodologia de coaching tem alcançado cada vez mais espaço, com benefícios mútuos.
Para entender um pouco mais sobre esse universo e todas as alternativas que ele oferece, não perca a leitura deste artigo e nos acompanhe ao longo do texto.
Vamos começar?

O que é uma palestra de coaching?

Podemos dizer que a palestra de coaching é uma maneira diferente de difundir, fora das sessões individuais entre coach e coachee, as técnicas e bases da metodologia de desenvolvimento humano que mais cresce do mundo.
Ela também é uma das tantas possibilidades para a atuação de um coach profissional no mercado.
A palestra de coaching é forma de impactar mais pessoas ao mesmo tempo.
Também pode representar uma alternativa para promover mudanças e elevar os resultados de uma empresa.
É aquela chance de reunir todos os colaboradores em um mesmo espaço e criar um ambiente de aprendizado e troca, incluindo até mesmo dinâmicas.

Quais as diferenças entre uma palestra de coaching e um treinamento?

palestra de coaching quais diferencas entre treinamento
Palestra de coaching ou treinamento? Qual escolher?
A verdade é que cada método tem a sua proposta de ensinar – e nenhuma é mais ou menos válida que a outra.
São opções diferentes, que cabem em momentos e situações distintas.
Há pouco citamos o exemplo de uma empresa que depende da evolução de competências e habilidades dos colaboradores para qualificar os resultados.
Nesse caso, não se espera que os profissionais saiam dali como verdadeiros experts na metodologia de coaching.
Estamos falando de uma opção menos intensa do que um treinamento, que conta com apenas um encontro e que pode ser encarada como o primeiro passo, um indicativo inicial do caminho a ser seguido.
Podemos dizer que a palestra é uma boa primeira impressão do que um treinamento completo e focado pode ser.
Portanto, vale ressaltar que não existe um melhor do que o outro.
Eles, inclusive, podem ser complementares.
Para quem quer uma experiência mais completa e exclusiva, a dica é o treinamento.
Já os que ainda estão em dúvida e querem ter uma prévia podem primeiro assistir a uma palestra.

Quais os benefícios da palestra de coaching?

Agora que você já conhece as diferenças entre a palestra e o treinamento de coaching, é hora de partirmos para as vantagens que o coach pode obter com esse modelo de atuação.
Resumidamente, as principais estão listadas abaixo:

  • Difundir os conhecimentos da metodologia de uma forma mais dinâmica
  • Ser a porta de entrada para o universo do coaching
  • Nicho de mercado crescente para coaches profissionais
  • Possibilidade de atuar junto a empresas.

Coach profissional e a palestra de coaching

O mercado de coaching apresenta inúmeras possibilidades para quem deseja seguir essa carreira profissionalmente, isso é fato.
Se você ainda está tentando se colocar nesse mercado e possui dúvidas sobre como construir a sua caminhada, as palestras podem ajudar.
O motivo? Você confere a seguir.

O coach profissional precisa de visibilidade

Começar em uma nova carreira nunca é fácil.
Você demora certo tempo até ganhar visibilidade.
Nesse sentido, a palestra de coaching é uma ótima forma de conquistar um público fiel a partir de uma amostra do trabalho que pode ser desenvolvido.
Com uma boa estratégia de divulgação, é possível atrair o público e garantir que ele se sinta interessado em ouvir o que você tem a dizer.
Esse pode ser um primeiro e importante passo para alavancar a sua carreira.

Por que fazer palestra de coaching?

palestra de coaching por que fazer
Ainda está em dúvida sobre por que investir na palestra de coaching como modo de atuação?
Separamos dois motivos que podem ajudar você a tomar uma decisão.

Um coach que se torna palestrante desenvolve autoridade

Ser considerado uma autoridade na área em que atua é o sonho de qualquer profissional. É uma forma de reconhecimento do seu trabalho.
O poder de ser um palestrante está justamente aí: você pode selecionar temas específicos para focar e, com isso, ganhar cada vez mais conhecimento e autoridade sobre ele.
Esse aprofundamento vai ser percebido na hora em que você estiver no palco falando ou mesmo receber uma pergunta do público.
Quando houver uma entrevista sobre o assunto ou mesmo alguém que esteve nas suas palestras precisar de um conselho, adivinha quem pode ser requisitado?

Você pode aprender a vender do palco

Com a autoridade conquistada, fica mais fácil atrair novos clientes, que podem contratar sessões completas com você.
A qualidade da sua palestra é que vai dar o tom das possibilidades disponíveis. Quanto mais seguro você estiver, mais chances vai ter.
Mostre à plateia que você tem muito mais a oferecer que o conteúdo abordado nos minutos de palestra e abra um horizonte de possibilidades.

Como ser um coach palestrante?

Quando você está em uma sessão de coaching, precisa dominar todas as técnicas da metodologia.
Quando está em uma palestra, deve destinar um cuidado especial com a forma como vai comunicar.
O segredo não está apenas no que se diz, mas também em como se é dito.
Por isso, tanto se fala em postura corporal, contato visual e outros elementos que ajudam a manter a atenção da plateia.
É preciso aprender a falar em público, dominar as técnicas de oratória e saber como cativar quem está diante de você.
Para isso, é preciso se especializar e buscar todo o conhecimento necessário, aceitando que nem todo mundo é um palestrante nato.
É por isso que a SBCoaching disponibiliza cursos para coaches palestrantes.
Com o objetivo de desenvolver a capacidade de comunicação e relação interpessoal, eles também oferecem subsídios para diferentes temáticas.

Dicas para se tornar um coach palestrante

Quer se tornar um palestrante de sucesso?
Além de se especializar, fique atento nas dicas que separamos para você:

1. Qualquer assunto pode virar tema de palestra

Você domina alguma área específica de conhecimento? Trabalha em um nicho de mercado pouco explorado?
Tudo isso pode ser pauta para a sua palestra.
A grande questão é como você vai conseguir vender as suas ideias e conquistar o seu público.
O problema não é o tema da palestra em si, mas de que forma ele é abordado.
Grandes assuntos podem render exposições não tão interessantes se mal explorados – e o contrário também pode acontecer.
Por isso, a dica é se especializar em uma temática e ter domínio dela como ninguém.
Construa autoridade e propriedade no assunto.
Ao lado disso, monte uma apresentação interessante e que chame atenção.
Vídeos curtos também costumam funcionar.
Só não deixe a plateia pegar no sono.

2. Conheça como ninguém o seu público

Um palestrante não é ninguém sem a sua audiência.
Uma plateia vazia é um péssimo indicativo e pode ser um sinal de que você não está levando em conta as necessidades do seu público na hora de montar suas apresentações.
O que as pessoas gostariam de ouvir? Que formato de palestra elas mais gostam? E como é o acesso ao local da sua apresentação?
Acredite: cada detalhe faz a diferença e deve ser considerado se você quiser ter sucesso nessa carreira.

3. Mostre saídas para as dificuldades

Entender e conhecer o seu público significa saber apresentar soluções para os seus problemas.
Não, ninguém espera que você passe de pessoa em pessoa e dê suporte para que um plano de ação seja construído.
O importante é mostrar modos de agir que costumam ser eficazes e que podem ser adaptados a diferentes situações.
A sua missão é despertar o sentimento de que os objetivos só são alcançados quando o próprio indivíduo decide agir para mudar a sua realidade.

4. Trabalhe para aprimorar sua comunicação

palestra de coaching trabalhe para aprimorar sua comunicacao
A comunicação é alma de qualquer negócio – e, na palestra de coaching, não poderia ser diferente.
Se existe uma maneira de conversar com um coachee durante uma sessão, não é diferente em uma exposição para mais pessoas.
O objetivo é tentar se aproximar ao máximo da linguagem utilizada pelo se público.
Um bom palestrante de coaching é aquele que consegue encantar as pessoas pelas palavras e se fazer entender por todos.
Pense nisso ao montar a sua estratégia comunicacional e não se esqueça de também levar em conta a comunicação não verbal, pois ela pode fazer toda a diferença.

5. Seja autêntico

Todo mundo tem uma inspiração profissional e isso não é errado.
O problema é quando esse exemplo passa a ser copiado e você se torna uma imitação do seu ídolo.
Mesmo que suas referências tenham ótimas ideias, bordões incríveis e estratégias comunicacionais ótimas, nada supera a sua autenticidade.
Por isso, sempre busque ser você mesmo e usar os exemplos de sucesso apenas como um modelo e não como uma regra.

6. Conte boas histórias

Um bom palestrante é também aquele que conta as melhores histórias, de preferência inéditas e que tragam alguma mensagem positiva para o público.
Deixe as metáforas e os chavões para trás e invista em novas experiências pessoais.
Traga algo que você leu recentemente, uma matéria inspiradora que assistiu na televisão ou um episódio que vivenciou e que pode ser importante para outras pessoas também.
Esteja sempre atualizado e mudando o conteúdo das suas palestras com frequência para que não se torne repetitivo e cansativo.
Por mais que sua audiência possa ser rotativa, o público percebe quando o orador se dedica para trazer algo diferente a cada apresentação.

Coaching na palestra motivacional

palestra de coaching motivacional
Um dos tipos de palestra nos quais a metodologia de coaching mais se encaixa é no de caráter motivacional.
Aqui, o objetivo é despertar o desejo de olhar para si e perceber as tantas possibilidades que a vida oferece quando agimos com foco em um objetivo.
A seguir, detalhamos melhor o assunto.

O que é para que serve uma palestra motivacional?

Como o próprio nome já sugere, a palestra motivacional de coaching é uma forma de oferecer uma dose extra de motivação para voltar a acreditar que é possível realizar os próprios sonhos, mas que é necessário tomar uma atitude para que isso aconteça.
Não é apenas uma maneira de dizer “você consegue”, mas também de mostrar o tipo de ação que pode levar até o sucesso.
O coach pode, por exemplo, convidar a todos para um rápido exercício em que cada um tem em mente a sua própria meta.
Também é comum que sejam usados exemplos positivos de superação de personalidades ou pessoas comuns.
Eles servem como uma representação de força de vontade e de que sempre é possível evoluir, desenvolver competências e, assim, se aproximar das metas.

Como fazer uma palestra motivacional?

Quer montar uma palestra motivacional que impacte positivamente a vida das pessoas?
Eis alguns cuidados que podem ser úteis:

1. Planejamento para se chegar onde quer

A palestra motivacional é um evento e, como tal, necessita de um planejamento para que tudo funcione da melhor forma possível.
Diversos elementos devem ser levados em conta na hora de preparar a sua apresentação, como o local, o equipamento e, sobretudo, o conteúdo, que precisa estar de acordo com as expectativas do público.
Isso significa dizer que você precisa conhecer as necessidades do seu cliente, o porquê de ele estar contratando os seus serviços.
Se você vai atender uma empresa que busca melhorar a motivação de seus colaboradores, um caminho interessante é entender os motivos para essa falta de ímpeto.
Assim, fica mais fácil alcançar uma comunicação assertiva.

2. Interação com o público é tudo

Transmitir energia positiva para a plateia a partir do tom de voz é algo básico para quem deseja ser um palestrante motivacional.
No entanto, somente isso não basta.
Ninguém vai se sentir empolgado durante muito tempo com uma pessoa apenas lendo o que aparece nos slides e fazendo comentários pontuais.
Para manter a atenção da audiência do início ao fim, é preciso realizar dinâmicas em grupo ou outros tipos de interação que façam com que os indivíduos que estão assistindo se sintam parte do processo.
Tente ser original nesse sentido e procure sempre soluções criativas e diferentes para cada tipo de público.
Mas sem nunca perder o propósito da palestra, é claro.

3. Apresentação que chame atenção

Alguns efeitos podem ajudar você a fazer uma palestra motivacional que agrade aos mais variados perfis.
Além de não despertar o interesse, um apresentador que fica só lendo slides não passa credibilidade e confiança.
Por isso, a dica aqui é recorrer a opções multimídia, desde que esses recursos façam sentido em sua fala.
Músicas inspiradoras, depoimentos e cenas de filmes que casem com o que está sendo dito podem funcionar.
Mas, acima de tudo isso, cuide para que esses elementos não atrapalhem o seu storytelling.
Tente manter uma narrativa linear, com início, meio e fim, que prenda os espectadores durante toda a palestra.

Benefícios das palestras motivacionais para empresas

Independentemente do porte da organização que contratar os serviços de uma palestra motivacional, é possível alcançar resultados e motivar a equipe.
Separamos uma lista com benefícios que os colaboradores e a própria empresa podem obter ao receberem esse tipo de incentivo.
Confira:

  • Motivação e aumento da produção
  • Maior clareza na interpretação da cultura organizacional da empresa
  • Objetivos mais tangíveis de serem alcançados
  • Melhoria do clima no ambiente de trabalho
  • Incentivo ao desenvolvimento de competências que favoreçam o crescimento humano e profissional
  • Colaboradores mais conscientes do seu papel e da sua importância na empresa.

Palestras motivacionais para você se inspirar

Como já mencionamos antes, uma estratégia interessante para inspirar pessoas em uma palestra motivacional é utilizar o exemplo de personalidades que alcançaram o sucesso através de muito trabalho e superação de adversidades.
Pensando nisso, separamos três vídeos que contam um pouco a história de vida de celebridades.
Esse conteúdo pode servir de estímulo para você também conquistar os seus sonhos.

Steve Jobs

Para começar, vamos falar de umas personalidade mais bem-sucedidas do mundo.
Todo o sucesso conquistado por Steve Jobs não foi mera obra do acaso.
Ouvir a história do criador da Apple durante um discurso para os formandos da Universidade Stanford, dos Estados Unidos, é uma palestra motivacional e tanto para os seus colaboradores.

João Carlos Martins

Conhecido como um dos maiores pianistas do mundo, João Carlos Martins passou por diversos acidentes em sua vida que comprometeram, inclusive, os movimentos das suas mãos.
Ainda assim, todos esses desafios não impediram que ele continuasse levando a música como profissão, agora como maestro.

Flávio Augusto da Silva

Flávio Augusto da Silva é um cidadão comum, mas que resolveu ir atrás dos seus sonhos e lutar para que eles se tornassem realidade.
Fundador de uma escola de idiomas presente em diversos países, o brasileiro também é dono de um dos principais times de futebol dos Estados Unidos, o Orlando City.
Vale a pena conferir como ele chegou até lá.

Conclusão

palestra de coaching conclusao
Gostou do nosso artigo sobre palestra de coaching?
Para quem é ou deseja ser um coach profissional, esse é um nicho de mercado para ser explorado.
Já para quem deseja ter o primeiro contato com a metodologia de coaching, também é uma ótima alternativa.
Ou seja, não importa se você está na plateia ou no palco, pode alcançar benefícios em qualquer uma das posições – e nada impede que você migre de uma para a outra.
Mas agora nos conte: você já participou de alguma palestra de coaching?
Aproveite o espaço dos comentários para compartilhar com a gente como foi essa experiência.

Comentários

Quem leu este post leu também :)

Desenvolvimento de carreira: saiba como o coaching pode te ajudar

Como viver de coaching?

Coaching Generativo: O que é, Como Funciona e Como Aplicar

5 passos de como construir um negócio milionário em coaching

6 passos de como ter um negócio bem-sucedido como coach

Aprenda a viver 100% de coaching: guia completo

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.