Palestras motivacionais para empresas: importância e benefícios

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Provavelmente, em algum momento da sua carreira, você já deva ter assistido a palestras motivacionais para empresas.

A partir de narrativas estimulantes, elas têm o objetivo de motivar e inspirar o público participante.

Geralmente, são realizadas em organizações quando há a necessidade de solucionar problemas com a produtividade.

Afinal, esse é um desafio constante no ambiente corporativo.

Entretanto, as palestras motivacionais não precisam ser aplicadas apenas para corrigir alguma falha. 

Elas servem como importantes impulsos para maximizar a performance dos profissionais e manter o engajamento já existente em alta.

Confira tudo sobre o assunto!

A importância das palestras motivacionais para empresas 

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Toda organização precisa de profissionais competentes. 

Contudo, apenas conhecimento técnico, por exemplo, não é suficiente. 

É primordial que os funcionários tenham habilidades comportamentais e estejam motivados a realizar um bom trabalho.

A motivação está diretamente ligada à produtividade. 

Assim, investir em técnicas e ferramentas que estimulem os profissionais é fundamental para o sucesso de um negócio.

Um desses recursos é a palestra motivacional. 

Com abordagens diversas e direcionamento estratégico, o palestrante é capaz de inspirar a reflexão sobre comportamentos de equipes e líderes, fazendo com que adotem outra postura e pratiquem novas atitudes.

Benefícios das palestras motivacionais nas organizações 

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As palestras motivacionais, além de contribuírem significativamente como um estímulo para o aumento da produtividade, podem favorecer outros aspectos relevantes dentro de uma organização.

Um dos benefícios notados é a melhora do relacionamento interpessoal e da comunicação. 

Os funcionários demonstram maior espírito de equipe e empatia com os colegas, tornando-se mais colaborativos. 

Os conflitos internos também são amenizados. Já, os líderes, sentem-se mais confiantes e seguros para lidar com as decisões. 

Assim, é perceptível uma melhora no clima organizacional.

Por entusiasmar novos comportamentos, as palestras motivacionais também podem influenciar na criatividade. 

É comum ver os profissionais mais conectados aos propósitos da empresa e com mais disposição para pensar em novas ideias e soluções.

Portanto, as palestras motivacionais podem engajar indivíduos e grupos. 

A busca pelo cumprimento de metas e objetivos é mais assertiva e os rendimentos são maiores. 

Dessa forma, como resultado, há a prosperidade do negócio e, consequentemente, a lucratividade.

Como fazer palestras motivacionais com a ajuda do coaching

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Se você quer promover palestras motivacionais na sua empresa, deve ter sempre em mente o objetivo a ser atingido.

A partir disso, são definidos os temas, que podem estar relacionados à liderança, relacionamento interpessoal, ética e outros aspectos comportamentais, por exemplo.

Então, de acordo com o público, define-se a abordagem. Pode ser uma palestra mais direta e formal ou com exemplos bem humorados, além de forte interação com a plateia.

Um dos grandes desafios é reconhecer as características da organização, de modo a aplicar palestras que promovam resultados efetivos. 

Por isso, a ajuda do coaching é muito válida.

O coach, profissional que aplica a metodologia de coaching, é um especialista em comportamento humano e pode contribuir com a identificação de fatores que precisam de desenvolvimento. Dessa forma, colabora ainda com a definição de metas e objetivos a serem cumpridos. 

Aposte nas palestras motivacionais

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Agora que você já sabe quais são as vantagens de realizar palestras motivacionais para empresas, que tal considerar a aplicação aí na sua organização? 

Aproveite o espaço para comentários e compartilhe a sua experiência com esse tipo de evento.

Também visite o site da SBCoaching para saber mais e, se desejar, faça contato conosco.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.