Os Passos Importantes Para Conseguir um Emprego

Corrida vencedor
Acredite sempre em si mesmo para alcançar objetivos.

Ter estabilidade financeira e realização profissional parece ser um desejo unânime na sociedade moderna. No entanto conseguir um emprego muitas vezes é uma tarefa difícil, tanto para aqueles que deixaram o mercado de trabalho há pouco tempo quanto para os que nunca fizeram parte dele. Embora seja fundamental, ter uma boa qualificação nem sempre é o bastante. É preciso que as pessoas estejam atentas a outros fatores importantes para evitar frustrações durante o processo de consolidação das carreiras profissionais.



//

// Somado à falta de perspectiva de um número grande de desempregados, ainda há aqueles que, mesmo recebendo salário na conta todo mês, estão profundamente descontentes com a rotina de trabalho. Nesse momento, algumas dicas são primordiais para aumentar as chances de conquistar um bom emprego, como:

1 – Continue investindo em cursos de capacitação e recicle os conhecimentos adquiridos sempre que necessário;

2 – Procure dominar idiomas, noções de informática e ter especialização na área de atuação.

3 – Acredite sempre em si mesmo para alcançar objetivos – pensar grande, mas sem ser arrogante. Com autoestima elevada e bom senso, você passará confiança às pessoas. Excessos nunca são bem vistos pela maioria.

4 – Lembre-se de que cultivar bons relacionamentos é uma forma de ser recomendado a uma vaga de emprego futuramente.

5 – Para os recém-formados, uma boa sugestão é atuar durante um tempo determinado como voluntário em alguma organização onde gostaria muito de trabalhar. Além de adquirir experiência e desenvolvimento pessoal, você terá a oportunidade real de mostrar as habilidades que domina.

Entrevistadora entrevistada empresa
Antes de tudo, seja honesto. Não atribua competências para si que, na prática, não detém.

Como se sair bem em entrevistas

Outra dica importante para concorrer a uma vaga de emprego é saber como se portar na hora da entrevista. Geralmente, muitas pessoas costumam ficar desestabilizadas emocionalmente diante da pressão tipicamente associada à situação. No entanto, seguindo alguns passos, é possível controlar o nervosismo e transmitir confiança. Por exemplo:

6 – Antes de tudo, seja honesto. Não atribua competências para si que, na prática, não detém.

7 – Para evitar gafes e uma possível desqualificação no processo seletivo, dirija-se ao local munido de informações sobre a corporação, como nome, localização, ramo de atuação, reputação no mercado, serviços e produtos oferecidos.

8 – A entrevista comportamental é uma tendência. Nela, a empresa deseja que o candidato responda como se sairia em uma dada situação hipotética. Relatar algo inovador que tenha feito por uma empresa ou descrever como lidaria com um colega que estivesse prejudicando o andamento das atividades são alguns exemplos de assuntos possivelmente abordados.

Portanto, se você deseja estar preparado para o mercado, fique atento às dicas sugeridas, tendo sempre em mente aonde você quer chegar profissionalmente. Compreender o que o motiva a sair de casa para trabalhar fará da profissão algo prazeroso e não um fardo a ser encarado diariamente.

Veja uma abordagem interessante com Roberto Justus sobre entrevistas de emprego:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=R8UeyKSHvmQ[/youtube]

Veja também essa interessante matéria do Fantástico com o especialista Max Gehringer:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CuA5qmo9Xt0[/youtube]

Crédito Imagens:

http://www.conexao.com

http://bloges.smoneybox.com

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Recolocação Profissional

Você já ouviu falar em Outsourcing?

LIDERANÇA EFETIVA: COMO GUIAR SUA CARREIRA E VIDA EM 2021

Skills de hoje e do futuro

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

As habilidades mais importantes em 2021

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.