Passos para aumentar a confiança da equipe

mãos unidas
O entrosamento entre os integrantes da equipe é fundamental.

O entrosamento entre os integrantes da equipe é fundamental às empresas que querem obter um bom desempenho. Para isso, o líder deve conquistar a confiança dos funcionários, de forma a mantê-los sempre entusiasmados e capacitados para executar as tarefas diárias.

Por mais que as atividades em conjunto registrem conflitos e imprevistos, um time unido consegue alcançar melhores resultados em relação a atuações individuais. Neste ponto, o gestor assume o papel fundamental de promover a integração dos subordinados, facilitando a comunicação e estimulando o crescimento do grupo.

Mas o processo de cativar a confiança não acontece da noite para o dia. Não há mágica para que trabalho em equipe e motivação caminhem juntos. É necessário atentar para uma série de atitudes e posturas que transmitem segurança aos demais.


Transparência

Qualquer mudança ocorrida dentro da empresa deve ser comunicada aos empregados. Convoque reuniões para explicar o que está acontecendo e seja claro ao pontuar as suas intenções, evitando fofocas e mal-entendidos. A honestidade é primordial para um bom relacionamento.

Caso haja alguma informação que, por alguma razão, não possa ser divulgada, não seja omisso quando questionado. Responda que o tema ainda não pode ser debatido, mas, assim que houver definição, informará a todos.

Saiba ouvir

Ninguém é dono da verdade. Portanto, esteja aberto a escutar argumentos durante as reuniões. Leve em consideração a opinião de cada colaborador e discuta qual o melhor caminho para se atingir um objetivo.

Também deve ser dada atenção às reclamações, que podem promover melhorias e corrigir erros no cumprimento de serviços.

equipe trabalho mãos unidas
A honestidade é primordial para um bom relacionamento.

Seja coerente

Não adianta cobrar pontualidade quando se chega atrasado à empresa todos os dias. Para não decepcionar e perder a credibilidade do time, cumpra promessas e faça exatamente aquilo que prega. Como motivar a equipe sem dar exemplo positivo?

Assuma falhas

Quando tomar alguma decisão errada ou cometer falhas, admita o equívoco. Assumir a parcela de culpa demonstra que o gestor reconhece não ser superior aos demais.

Dê feedbacks

Conversar sobre o desempenho, conduta ou a obtenção ou não de resultados é importante para aprimorar a performance de líderes e liderados. O feedback é o momento de avaliar o que deu certo e o que deu errado, possibilitando a identificação de pontos fortes e fracos e a necessidade da realização de ajustes.

Os chefes também devem prestar atenção para não deixar os funcionários sem respostas; qualquer solicitação ou observação feita merece ter retorno.

Conheça seu colaborador

Procure manter uma relação próxima com seu staff, valorizando a função e competência de cada um.

Mesmo em trabalhos virtuais, é possível transmitir confiança e manter os profissionais integrados. Basta adotar algumas medidas, como realizar alguns encontros “face a face” e abrir um canal permanente de comunicação. A leitura de artigos de motivação também é recomendada para expandir a capacidade de liderança.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.