Pensamento crítico: como desenvolver essa habilidade e seus benefícios

Há pelo menos duas décadas, o contato intenso com a tecnologia tornou a maioria dos seres humanos em indivíduos imediatistas, que sempre tem uma opinião sobre qualquer assunto (mesmo que incorreta ou com pouca propriedade) e sentem a necessidade de expressá-la constantemente.

Com isso, cada vez mais é possível perceber na sociedade a falta de uma habilidade importantíssima para a vida em comunidade: o pensamento crítico.

Além de ser responsável por permitir que você tenha opiniões mais coerentes e corretas, o pensamento crítico desenvolve capacidades emocionais e socioemocionais muito importantes para o desenvolvimento do ser humano.

Neste texto você irá aprender mais sobre pensamento crítico, quais são os benefícios de trabalhar essa habilidade e as melhores maneiras de conquistá-los.

Vamos juntos!

O que é pensamento crítico?

Pensar criticamente é relacionado à clareza e racionalidade, onde um indivíduo reflete de maneira independente para encontrar uma conexão lógica dentro de uma situação ou acontecimento.

Para que isso ocorra, é preciso que a pessoa utilize sua capacidade de raciocinar e aprender ativamente, deixando de lado a posição comum de receptor passivo de informações e conhecimentos.

Pensadores críticos estão sempre questionando ideias, suposições e argumentos a fim de compreender o todo. Isto os coloca sempre em uma posição onde estão abertos a descobrir se estão errados ou se há mais a se saber sobre determinado assunto.

Este processo os faz resolver questões e desenvolver opiniões de maneira sistêmica, o que é uma ótima maneira para não depender apenas do instinto ou da intuição para compor pensamentos e convicções.

Geralmente o termo “crítico” é associado com uma conotação negativa, de alguém que causa problemas por ser muito exigente e criterioso. Porém, no pensamento crítico, a situação é completamente diferente: quem pensa de maneira crítica leva em consideração lógica, nitidez, confiabilidade, precisão, importância e valor expressivo, o que torna a ideia ou opinião muito mais importante e relevante.

Os benefícios de pensar de maneira crítica

Independente da idade, pensar de maneira crítica agrega muitas capacidades importantes para o autodesenvolvimento e o convívio em sociedade.

São elas:

Foco e disciplina

É comum que, com as atividades e responsabilidades do dia a dia, as conclusões a respeito das situações do cotidiano e de si mesmo sejam realizadas com muita pressa, o que provavelmente leva as pessoas a ações equivocadas e indesejadas.

O pensamento crítico vem como uma forma de organizar os pensamentos, manter o foco em objetivos e construir uma disciplina pelo resto da vida.

Isso acontece porque o primeiro passo ao avaliar uma situação de maneira crítica é a observação, tentando entender tudo que está acontecendo antes de tirar uma conclusão. Com a execução constante dessa ação, é comum que o indivíduo leve isso para todas as áreas da vida.

Criatividade

A organização de pensamentos e ideias proposta pelo pensamento crítico também auxilia no desenvolvimento da criatividade, competência importantíssima para qualquer pessoa.

Ao refletir por um período maior de tempo você é capaz de fazer hipóteses, pensar em outras pessoas, fazer escolhas em sua mente e propor a si mesmo outras opções de ações, o que eleva a capacidade de formular soluções e entender os problemas.

Inteligência emocional

Pensar de maneira crítica auxilia no levantamento de questões a respeito dos próprios sentimentos, o que faz questões como “o que eu estou sentido?”, “onde dói?” e “O que me deixou assim?” mais presentes.

Da mesma forma, perceber o outro também vai se tornando uma habilidade natural: o que levou essa pessoa a agir assim? Como será que ela está se sentido?

Este tipo de pensamento crítico é capaz de construir relações mais saudáveis e escolhas mais conscientes.

Trabalhando o pensamento crítico

A seguir você irá encontrar algumas maneiras práticas de desenvolver o pensamento crítico e poder usufruir dos benefícios que citamos anteriormente:

Converse com uma criança

Toda criança ainda não possui a capacidade cognitiva necessária para compreender conceitos profundos e ideias complexas, o que significa que estas são ótimas maneiras de descobrir se você realmente compreende algum assunto.

Pense: se você consegue explicar para uma criança uma situação complexa, substituindo grandes informações por termos simples, significa que você realmente entende do que está falando. Se você tiver dificuldade, significa que ainda existem informações a serem descobertas e analisadas.

Desafie seus preconceitos

Existem diversos pensamentos que de alguma forma interferem no livre pensamento. Crenças mal formuladas e informações mal interpretadas impactam a forma como valorizamos as coisas e a forma como pensamos.

Uma ótima maneira de se livrar dessas crenças limitantes é desafiar suas certezas ao procurar por evidências que contradizem sua suposição principal.

Trabalhe de trás para frente

Já estamos acostumados com uma certa maneira de executar nossas tarefas, o que nos faz perder consideravelmente a capacidade de perceber quando algo não está bom o suficiente e poderia melhorar.

Como sugestão, realize suas atividades de trás para frente. Reconstruir uma falha do fim ao início, e não ao contrário, pode ajudá-lo a identificar o verdadeiro impacto causado e consequentemente descobrir as melhores soluções.

Esteja cercado de pensadores críticos

Ao cercar-se de pensadores críticos, que expressam livremente suas ideias e compartilham suas opiniões, você será exposto a novas fontes de conhecimento e perspectivas. Isto lhe permite ter acesso a novas e melhores ideias, além de impactar diretamente em sua própria maneira de pensar criticamente.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Coaching generativo: tudo que você precisa saber

Conciliando vida, profissão e futuro!

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.