Perfil de liderança pode definir resultado da eleição 2010

A eleição presidencial se aproxima e, com isso, aumentam as pesquisas de opinião sobre os principais candidatos ao cargo no País. A última pesquisa Datafolha aponta que Dilma tem 49% das intenções de voto e Serra 29%, uma expressiva vantagem de 20 pontos percentuais, que tem sido ampliada ao longo da campanha. Isso se explica, segundo Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching®, devido às características inerentes ao perfil de liderança de cada um.

Líderes carismáticos: como eles podem influenciar as pessoas

“Geralmente, os líderes carismáticos têm mais facilidade para conduzir pessoas em uma determinada direção, tendo mais chances de ter sucesso e de fazer com que, inevitavelmente, admirem sua personalidade e espelhem-se em suas ações, o que é primordial na hora de escolher em quem votar”, declara Villela.

Como se define o perfil de um “Comandante Alfa”

O presidente da SBCoaching® revela que a candidata Dilma Rousseff, que está à frente das pesquisas, segue a mesma linha que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o perfil “Comandante Alfa”. Contudo, por ser mulher, manifesta alguns traços de liderança diferentes, mas possui a mesma premissa. “Os comandantes alfa são líderes naturais, que inspiram confiança, respeito e admiração, sendo do tipo que assumem o controle e direcionam sua energia para cumprir sua missão, além de ter um desejo ardente por vitória. Não é à toa que o presidente Lula continua com aprovação de 78% dos eleitores”, acrescenta.

Quais são as características de um “Estrategista Alfa”

Já o segundo lugar nas pesquisas presidenciais, o candidato José Serra, possui perfil de liderança distinto, se caracterizando como “Estrategista Alfa”. “Esse tipo de líder é analítico, objetivo, metódico e raciocina de forma pró-ativa, fazendo ligações que vão além do problema imediato, avançando para um futuro que os outros vagamente conseguem divisar, o que pode ser prejudicial para sua campanha”, salienta o presidente da Sociedade Brasileira de Coaching®.

Villela alerta para os perigos que acompanham esses dois tipos de liderança, “pessoas com perfil estrategista alfa devem se atentar para não tirar conclusões apressadas e impor suas ideias aos demais, parecendo arrogantes e teimosos, já os comandantes alfa precisam cuidar de sua ansiedade e para não intimidar os demais.

Comentários

Quem leu este post leu também :)

Diferentes tipos de liderança: conheça cada uma delas

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Gestão de talentos: o que é, importância e como implementar

Treinamento de liderança: sua importância para o sucesso

As 3 Qualidades Indispensáveis de um Líder

Liderança: Diferentes Tipos, Estilos e Como Funcionam?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.